Blog Quer criar autoridade em marketing digital? Descubra aqui como!

Quer criar autoridade em marketing digital? Descubra aqui como!

equipe de marketing digital reunida

O e-commerce vem se consolidando como um importante mercado nos últimos anos. A título de exemplo, em 2020 e 2021 obteve um crescimento de 70% e 27%, respectivamente. Isso demonstra que o comportamento do consumidor mudou; hoje, ele prefere fazer compras de produtos e/ou serviços de forma online. 


Contudo, o crescimento do e-commerce o torna, sem dúvida, mais competitivo, e isso exige que as empresas tomem atitudes visando manter sua autoridade digital, como, a título de ilustração, em marketing digital. 


Quer saber como criar autoridade em marketing digital? Leia o post e transforme seu negócio em uma máquina de sucesso! 


O que é autoridade?


O dicionário de Oxford Languages define autoridade como sendo o direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, se fazer obedecer. Também diz que essa palavra pode ser traduzida como a "entidade que detém esse direito ou poder”. 


Tomando como base o conceito dado pelo dicionário de Oxford Languages, podemos compreender autoridade como sendo uma posição de respeito, de referência. Neste caso, para uma pessoa ou empresa. 


Na ótica do mercado, pode-se dizer que existem empresas que possuem autoridade em determinado segmento, sendo, muitas vezes, copiadas por outras. Um exemplo que podemos dar é a Fundação Getúlio Vargas, que é vista como uma autoridade em pesquisas de mercados. Os estudos produzidos por essa instituição costumam influenciar as organizações em sua tomada de decisão. 


Uma empresa que se torna autoridade em seu campo de atuação, certamente, se consolida no mercado e alcança com maior facilidade seus objetivos, como a elevação do seu número de clientes e vendas.    


O que é autoridade no marketing e autoridade na internet?


Assim como existem empresas que são autoridades em certos segmentos do mercado, como em estudos econômicos, há também organizações que podem conquistar elevada autoridade no marketing digital ou autoridade na internet. Isso pode fazer com que elas acelerem o alcance dos seus objetivos e metas, como obter maior diferenciação competitiva no mercado. 


Para ser mais claro, autoridade digital ou autoridade no marketing ou, ainda, autoridade na internet é toda empresa que consegue obter elevado grau de respeito e valorização no âmbito digital. Ela é ouvida e vista como uma importante referência nesse meio. 


Como já destacamos, pode tanto uma pessoa conquistar autoridade na internet, como também uma empresa. Nesse sentido, o que mais vemos hoje em dia são influenciadores digitais especializados em vários setores do mercado. 


Passo a passo para criar autoridade na internet


Quer saber como criar autoridade na internet, e assim melhorar os resultados da sua empresa? Então confira a seguir o passo a passo que preparamos: 


Conheça seu produto ou serviço


O primeiro passo é: conheça os produtos ou serviços comercializados em sua empresa! Embora se trate de uma orientação um tanto clara, muitos gestores acabam deixando de lado esse importante conhecimento, e, devido a isso, colocam em risco a conquista de sua autoridade na internet. 


Como assim? É literalmente impossível criar qualquer estratégia de autoridade na internet sem conhecer a fundo os produtos ou serviços de uma empresa. Afinal, qualquer estratégia de marketing deve ser voltada a fazer com que a marca conquiste autoridade digital, para assim elevar suas vendas.


Saiba quem é seu público-alvo


Outro importante passo é saber, de fato, quem é o público-alvo de sua empresa. Uma organização, de modo geral, lida com diversos públicos, como clientes, fornecedores, organizações governamentais, funcionários etc. 


Cada público desse pode oferecer uma grande quantidade de informações sobre ele mesmo. Por exemplo, qual é a faixa etária dos clientes? Que redes sociais mais utilizam? O que buscam para garantir seu crescimento profissional? São perguntas que podem fornecer respostas com informações fundamentais para que crie ações capazes de otimizar a conquista de elevada autoridade no âmbito digital. 


O que muitos gestores fazem para definir o perfil de um público-alvo é aplicar questionários com perguntas simples, objetivas e claras. Por exemplo: 


  • Qual é seu nome completo?
  • Que idade você tem? 
  • O que influencia você a comprar o produto X ou Y? 


Estabeleça estratégias de marketing digital


Sem dúvida, esse é o passo mais importante para criar autoridade digital ou online. É preciso, com base nos valores de sua marca, produtos e/ou serviços, assim como também no perfil do seu público-alvo, estabelecer estratégias de marketing digital. É somente por meio dessa solução que a empresa pode acelerar o alcance de tal objetivo. 


Por exemplo, investir em marketing de conteúdo é uma excelente estratégia de marketing digital para educar seus clientes e, ao mesmo tempo, fazer com que sua marca conquiste autoridade no âmbito digital. 


Defina indicadores de desempenho


Por fim, como último passo, defina métricas ou indicadores de desempenho, que sejam capazes de garantir que consiga avaliar e/ou ajustar, se preciso, as estratégias de marketing voltadas para criar autoridade digital para sua empresa. 


Por exemplo, o número de visitas a seu blog ou site é um ótimo indicador de desempenho, capaz de revelar se suas estratégias estão realmente gerando tráfego orgânico ou a quantidade de visitas almejada. 


Dicas de estratégias para ser uma autoridade de marketing



Agora que você conheceu alguns passos essenciais para criar autoridade digital para sua marca, que tal ficar por dentro de algumas dicas para se tornar uma autoridade de marketing? Abaixo apresentamos as mais importantes: 


Use palavras-chave em seu conteúdo


As palavras-chave são recursos que podem fazer com que um conteúdo seja encontrado de forma mais fácil por quem realiza pesquisas relacionadas a elas, como no Google, por exemplo. Por isso, é importante inserir palavras-chaves estratégicas nos conteúdos produzidos. 


Contudo, não é qualquer palavra-chave, mas àquelas associadas ao seu negócio. Além de ser necessário considerar isso, é fundamental também levar em conta as palavras-chave mais procuradas pelos seus clientes no Google ou em outro motor de buscas. 


O Google oferece um recurso (Planejador de Palavras-chave) que possibilita saber quais são as palavras-chave mais procuradas pelos seus usuários. Saber quais são elas são essenciais para que construa um conteúdo ranqueável. 


Forneça conteúdos de valor para seus clientes 


Outra dica é fornecer conteúdos de valor para seus clientes. Não sabe o que são conteúdos de valor? São conteúdos capazes de trazer informações relevantes e novas para gestores de negócios ou qualquer outro público com o qual sua empresa se relacione. O objetivo desses conteúdos é ajudar o cliente, fazendo com que resolva suas dúvidas, inquietações, etc. 


Os conteúdos de valor encantam os clientes e fazem com que vejam sua empresa como uma instituição confiável em relação às informações que fornece aos seus públicos. Logo, é uma forma de fazer com que sua organização crie autoridade digital rapidamente. 


Os conteúdos de valor possuem algumas características que valem a pena conhecer. Abaixo veja quais são as principais: 


Dados atuais: Trazem dados atuais sobre o tema apresentado, como, por exemplo, os estudos recentes feitos por instituições renomadas, como IBGE, FGV e centros de pesquisas de universidades. 


Encadeamento de ideias: Um conteúdo de valor também apresenta as ideias de forma organizada. Ou seja, existe um encadeamento de ideias bem colocadas, de forma a fazer com que o leitor entenda o assunto facilmente. 


Citações de autoridades importantes: Também traz citações de autoridades importantes em determinados assuntos. Existem pessoas que conseguiram certo status em relação a um setor do mercado. Warren Buffett é, nesse sentido, um grande exemplo. Ele é um grande investidor e, certamente, suas ideias são valorizadas pelo público que investe. Logo, citar seus discursos podem agregar valor ao conteúdo. 


Linkagens para estudos da área: Linkar estudos da área é também uma forma de gerar valor em um conteúdo. Por exemplo, os estudos mais recentes feitos por uma instituição valorizada pelo mercado e sociedade de forma geral. 


Prepare uma linha editorial atrativa


Antes tarde do que nunca, outra estratégia para criar autoridade no âmbito digital por meio do marketing é preparar uma linha editorial atrativa, isto é, que seja capaz de encantar o público que deseja conquistar. 


Vamos logo afirmar que para preparar uma linha editorial atrativa é preciso levar em conta tanto a natureza do seu negócio como também as preferências do seu cliente ou potencial cliente. 


Como assim? As pautas dos seus conteúdos devem versar sobre o que sua empresa oferece ao cliente, ou seja, seus produtos ou serviços. Por exemplo: Por que seu produto é o melhor do mercado? É uma pauta que pode abordar as qualidades da sua solução, gerando marketing, e, ao mesmo tempo, resolvendo as dúvidas do seu público. 


Além disso, é preciso também levar em conta quais são as preferências de pautas dos clientes. Existem várias formas de obter essa informação. Uma delas é colocar no final de um texto uma chamada para ação (CTA) perguntando ao cliente ou ao potencial cliente que outros tipos de conteúdos ele deseja que seja abordado pela sua empresa. Assim, ele poderá sugerir pautas variadas nos comentários e relacionadas ao seu ramo de negócio.  


Aproveite os assuntos do momento


Por fim, como última dica de estratégia para se tornar uma autoridade de marketing, aproveite os assuntos do momento para produzir conteúdos relacionados. Isso, além de fazer com que sua empresa alcance um público maior, pode garantir que ela se torne uma autoridade no âmbito digital. 


Por exemplo, produzir conteúdos sobre a importância de se vacinar para prevenir o surgimento de doenças. Como se sabe, a pandemia da Covid-19 foi um fato que fez muitas pessoas perceberem a importância disso. Tanto é verdade que a palavra “vacina” apareceu como uma das mais procuradas naquele contexto. Então, por que não aproveitar os assuntos do momento para produzir conteúdos relacionados? É também uma forma de agregar valor à sua marca. 


Como ser uma autoridade em marketing digital?


Ao colocar em prática as dicas que damos, é possível fazer com que sua marca alcance autoridade em marketing digital. Contudo, é preciso ir mais além. Ficar atento às tendências do marketing digital é também fundamental para que alcance esse objetivo. 


Hoje, existem inúmeros estudos que abordam o marketing digital e que focam em suas principais tendências, ou seja, aquelas que estão sendo ou vão ser mais utilizadas pelos gestores de empresas. Ao tomar conhecimento dessas informações, é possível criar estratégias capazes de garantir que sua empresa alcance autoridade em marketing digital. 


Saiba como se destacar no seu segmento


Para se destacar em seu segmento de mercado é essencial adotar algumas ações. São a partir delas que a organização pode se tornar uma autoridade digital. A seguir, conheça as mais importantes: 


Investir em um atendimento de qualidade


Para se destacar no mercado, precisamente em seu segmento de atuação, é essencial contar com um atendimento de excelente qualidade, que faça com que o cliente ou potencial cliente se sinta especial. 


Para conquistar isso, é preciso investir não apenas em tecnologias que sejam capazes de otimizar o atendimento ao cliente, mas, principalmente, qualificar a equipe responsável por essa operação. 


Um atendimento de qualidade possui algumas características, sendo estes alguns exemplos: 


Atendimento humanizado: capacita a equipe de atendimento ao cliente para garantir um atendimento humanizado, que faça com que o cliente se sinta especial. Portanto, não é aquele atendimento padrão, que segue um protocolo engessado, o qual é normalmente criticado pelos consumidores. 


Atendimento empático: como dito, trata-se de um atendimento empático, que se coloca no lugar do cliente o tempo todo, a fim de se criar com ele uma conexão que pode resultar em sua fidelização à empresa. 


Atendimento resolutivo: tem como principal foco resolver os problemas do cliente, de maneira a fazer com que suas demandas sejam atendidas rapidamente. Certamente é uma característica que faz com que o cliente se sinta satisfeito. 


Fornecer produtos de qualidade


Não basta apenas focar em um atendimento de excelência para ter sua marca reconhecida em seu segmento de atuação. É essencial também fornecer produtos ou serviços de qualidade, que encantem os clientes, fazendo com que se tornem fiéis à marca. 


O produto ou serviço, portanto, deve atender às expectativas do cliente de forma eficaz, garantindo que tenha uma experiência ótima. 


Invista em marketing de conteúdo 


Invista também em marketing de conteúdo. É uma estratégia que, resumidamente, pode agregar valor à sua marca, fazendo com que passe a ser vista como referência em seu segmento de atuação. 


Quando bem planejado e gerido, o marketing de conteúdo pode, sem dúvida, melhorar significativamente os resultados de uma empresa e acelerar o alcance dos seus objetivos. 


Benefícios de ser uma autoridade digital


Diante do que já foi exposto, dá-se, certamente, para se ter uma noção acerca dos benefícios de ser uma autoridade digital. Contudo, se ainda ficou alguma dúvida nesse sentido, vale a pena conhecer quais são eles abaixo: 


Referência em seu segmento de atuação


O primeiro benefício é que sua empresa pode se tornar referência em seu segmento de atuação no mercado. Com isso, ela poderá alcançar mais potenciais clientes, e dessa forma vender mais. 


Exemplo para outras marcas


Quando se trata de autoridade digital, uma coisa leva a outra. No caso, ao se tornar referência em seu segmento de atuação no mercado, uma empresa pode se tornar exemplo para várias, sendo utilizada como base para a criação de suas estratégias mercadológicas. 


Como consequência, a empresa com autoridade digital pode ampliar seu alcance, e com isso conquistar mais clientes. Por exemplo, ao ser citada em um conteúdo produzido por outra empresa, a sua pode, indiretamente, conquistar mais potenciais consumidores dos seus produtos. 


Oportunidade de fornecimento de entrevistas


Outro benefício é a possibilidade de fornecer consultorias ou entrevistas com base na autoridade que sua empresa conquistou no âmbito digital. 


Normalmente, com o objetivo de explorar as estratégias empreendidas por uma empresa no âmbito do marketing digital, centros de pesquisas e portais de notícias especializados costumam convidar especialistas da área para fornecer entrevistas. Essa é uma oportunidade que pode consolidar ainda mais a empresa no mercado e fazer com que alcance mais clientes. 


Por que investir em marketing de conteúdo para se tornar uma autoridade?


O marketing de conteúdo se apresenta como uma estratégia central para que uma empresa crie autoridade digital. Ela fornece recursos que podem ajudar uma organização a criar conteúdos de qualidade, capazes de fazer, portanto, com que alcance seus objetivos. 


A partir do marketing de conteúdo, uma empresa pode elaborar vários tipos de estratégias que são capazes de fazer com que crie autoridade digital. A seguir, apresentamos algumas delas para que tenha noção: 


Educação


Ao utilizar o marketing de conteúdo, pode uma empresa produzir conteúdos com técnicas de SEO voltados para educar tanto seus clientes como os que ainda estão situados no que se pode chamar de “potencial cliente”. 


O cliente ou potencial cliente pode ter várias dúvidas sobre seu produto ou serviço, não sabendo, por exemplo, como utilizá-lo de forma a alcançar a máxima eficácia. É nesse sentido que sua pauta pode entrar como uma ação educativa, que traz informações que podem ajudar esse cliente a resolver suas demandas. 


Institucional


O marketing de conteúdo também pode ajudar sua empresa a criar conteúdos institucionais de valor, capazes de traduzir a essência de sua marca. Por exemplo, contar a história dela de forma cativante e atrativa, prendendo a atenção do seu cliente do começo ao fim. 


Além deste tipo de texto, o marketing de conteúdo também pode ajudar a criar textos sobre os valores, propósito e filosofia de sua empresa. 


Comercial, promocional ou de divulgação


Por fim, também podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma boa solução para criar autoridade digital para sua empresa porque permite a ela, também, elaborar conteúdos de natureza comercial ou promocional. 


Por exemplo, conteúdos que ressaltam a qualidade dos seus produtos, destacando-os como a melhor solução do mercado. É um conteúdo que pode ajudar a convencer o cliente a comprar suas soluções. 


Principais desafios para ser uma autoridade digital


Para se tornar uma autoridade digital, normalmente uma empresa enfrenta alguns desafios, os quais é preciso vencê-los para que tal objetivo seja alcançado. Os principais desafios são, sem dúvida, estes:


Não saber o que falar


Para se tornar uma autoridade digital, é fundamental saber o que falar para que seu negócio consiga alcançar esse objetivo. Normalmente, as empresas acabam não dando atenção a essa questão e, devido a isso, prejudicam o alcance de resultados melhores. 


Uma forma de saber o que se deve falar é focar nas dores dos seus clientes ou potenciais clientes. Por exemplo, quais são suas maiores dúvidas com relação a um produto X ou Y? Com base nelas, é possível desenvolver conteúdos de valor, que os ajudem a resolver suas indagações. Ao alcançar isso, a empresa cria autoridade digital, pois se coloca como uma instituição capaz de resolver a situação. 


Não conhecer o perfil do seu público-alvo


Outro grande desafio enfrentado pelas empresas é não conhecer bem o perfil do público-alvo que se deseja atingir. 


É preciso, acima de tudo, conhecer bem a persona com a qual sua empresa deseja ter ou manter relacionamento. Somente assim é possível desenvolver ações de marketing de conteúdo capazes de fazer com que seu negócio tenha sucesso nesse sentido. 


Como vencer os obstáculos e ser uma autoridade?


Uma forma de vencer os obstáculos destacados é investir em marketing de conteúdo. Como já apontamos, é uma estratégia que pode, sem dúvida alguma, fazer com que sua empresa crie autoridade digital, ao passo que é capaz de ajudá-la a produzir conteúdos de valor para seus clientes ou potenciais clientes. 


Contudo, toda ação de marketing de conteúdo deve ser feita tendo como base um perfil de cliente bem estruturado ou sólido. Isto é, é preciso ter informações claras e objetivas sobre o público que deseja atingir, pois somente assim é possível criar autoridade digital. 


Conclusão


Como se pode perceber, para criar autoridade digital é essencial adotar várias ações, sendo a principal delas o investimento em marketing de conteúdo. É uma estratégia que pode colaborar para que sua empresa acelere o alcance dos seus objetivos, sendo um deles o fortalecimento de sua autoridade digital. 


Você sabia que a RedaWeb é uma agência especializada em marketing de conteúdo? Ela pode contribuir para que sua empresa crie autoridade digital por meio da produção e publicação de conteúdos de alto valor para seus clientes. 


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