Quer superar a indicação boca a boca? O marketing digital pode te ajudar!

Indicação boca a boca é aquele Marketing tradicional, que funciona a partir de sugestões de consumo indicadas por familiares e amigos. 

Apesar de ser uma forma eficiente de tornar conhecido o seu negócio, é possível ir além desse tipo de divulgação, usando, para isso, todas os benefícios e vantagens do Marketing Digital. Quer saber como? Continue a leitura.

Do Marketing boca a boca ao Marketing Digital

O boca a boca é um tipo de Marketing utilizado há muito tempo, até mesmo quando não se falava em internet. É uma estratégia baseada em conhecimento e consumo, por meio de opiniões de pessoas consideradas confiáveis pelo consumidor, ou seja, consumo por indicação.

Mesmo sendo um meio eficiente de publicidade, o Marketing boca a boca não deve ser o único mecanismo de divulgação utilizada pelas empresas. Isso porque esse tipo de Marketing pode enfrentar dificuldades como:

  • Pouco conhecimento da empresa pelo consumidor;
  • Público-alvo mais restrito, exigindo uma divulgação mais especializada e direcionada;
  • Percepções equivocadas dos consumidores primários, aqueles que primeiro conheceram a marca, e que podem destruir a reputação do negócio.

Isso quer dizer que você deve abandonar o Marketing boca a boca? Definitivamente, não. Significa que a sua empresa não pode e não deve se prender a apenas uma forma de publicidade, visto que existe, atualmente, um instrumento de divulgação tão completo e eficiente, que é o Marketing Digital.

O que é e como funciona o Marketing Digital?

O Marketing Digital, também chamado de Marketing Online, é um conjunto de estratégias que utiliza os meios digitais para promover uma marca, produto ou serviço. Ele também é usado pelas empresas para atrair novos clientes e fortalecer a sua relação com eles, uma vez que tem contato direto com essas pessoas.

Também é uma maneira de introduzir e fortalecer a marca de um negócio no mercado, se tornando mais competitivo e mais preparado para enfrentar a concorrência.

Outras vantagens do marketing digital são:

  • Investimento de baixo custo se comparado aos meios tradicionais de divulgação como televisão e jornais;
  • Por ser um Marketing personalizado, a empresa não precisa investir para atingir um grande número de pessoas, mas apenas aquela fatia do mercado que consome a marca;
  • Retorno mais rápido e mais seletivo, pois as estratégias são focadas no real público consumidor daquele produto;
  • Maior exposição da marca, fazendo com que ela se torne conhecida e reconhecida no mercado.

Vale a pena investir em Marketing Digital?

Se você ainda não está convencido das vantagens do Marketing Digital e do que ele pode fazer pela sua empresa, lembre-se que as relações de consumo atualmente são completamente diferentes do que acontecia no passado, quando apenas o boca a boca era suficiente para tornar uma marca conhecida.

Além de pedir indicações de parentes e amigos, os consumidores buscam sugestões na internet, especialmente nas redes sociais que são os espaços online onde há uma intensa troca de informações.

Consumidores atuais não querem apenas um produto e um preço. Eles querem praticidade, facilidade, agilidade na entrega de informações. Querem também vivenciar um conjunto de emoções ao adquirir determinado produto. O cliente valoriza uma experiência completa e satisfatória na aquisição de um objeto ou serviço. 

E isso começa desde o momento em que precisa buscar esse produto na internet e o encontra. Depois disso, um contato facilitado, um atendimento de excelência e um pós-venda bem feito fortalecem e consolidam aquele consumidor, tornando-o fiel.

Todas essas etapas podem ser pensadas e construídas em um planejamento estratégico de Marketing Digital, de acordo com o perfil de cada empresa.

Principais estratégias de Marketing Digital

Você já deve ter percebido que estar presente no mundo digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando a concorrência é acirrada. 

As estratégias listadas a seguir são essenciais para que a sua empresa ocupe espaço nessa vitrine virtual que é a internet. Confira!

Inbound Marketing

Quando falamos em Marketing Digital, precisamos falar em Inbound Marketing. Esse termo também é conhecido como Marketing de Atração, porque consiste em uma série de estratégias para atrair e tornar fiel o público-alvo da marca.

Diferente do que acontecia no passado, quando o Marketing abrangia o público em geral, o Inbound Marketing tem o objetivo de atrair o que chamamos de público qualificado, que é aquele que realmente poderá consumir os produtos da empresa.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a base do Marketing Digital. É por meio do conteúdo divulgado na internet que o usuário conhece e se torna consumidor daquela marca. E isso acontece de uma maneira muito simples.

Quando precisa resolver algum problema, o usuário entra na internet, geralmente usando um buscador como o Google, e ali digita o que precisa. Em seguida, esse usuário escolhe, dentre vários resultados, aquele que lhe parece mais acessível e completo para sanar a dúvida que ele possui.

E é por isso que o Marketing de Conteúdo é tão importante. Porque, uma vez que o usuário se sente acolhido na sua necessidade, é muito provável que ele consuma algum produto ou serviço que ali se encontra ou passe a acompanhar aquele trabalho desenvolvido e se torne um futuro consumidor da marca. 

Algumas estratégias de Marketing de Conteúdo são:

Site institucional

Um site institucional deve ser prioridade em um negócio. Apresentando um site ao cliente, a empresa oferece também credibilidade, confiança, conhecimento e fácil acesso à empresa.

O site deve ser leve, prático e otimizado para acesso via smartphones e tablets. Todas as informações do produto ou serviço precisam estar acessíveis, assim como os dados básicos da empresa como: 

  • Localização; 
  • Meios de contato; 
  • Horário de atendimento; 
  • Canal de reclamações; 
  • Etc.

Blog

O blog é o carro chefe do Marketing de Conteúdo. Geralmente, o blog faz parte do site institucional e é o espaço em que é possível falar mais sobre o produto da empresa. Mas, atenção: o blog não é lugar para fazer descrição do que você vende.

O blog é um espaço para educar e entreter o usuário que visita a sua página. O conteúdo elaborado precisa ter a ver com o que a sua empresa, mas não pode ser um texto técnico, descritivo, cansativo e nada atraente.

Assim, se a sua empresa vende móveis projetados, produza conteúdos relacionados à decoração de ambientes, por exemplo. Assim, você fala do seu produto sem se tornar entediante.

Não se esqueça de aplicar técnicas de SEO no texto, que facilitam a localização da página pelo usuário durante a busca no Google.

Redes sociais

Outro pilar do Marketing de Conteúdo, as redes sociais são grandes canais de relacionamento da empresa com os seus consumidores. 

Muitos desses consumidores usam as redes sociais para acompanhar o lançamento de produtos, para tirar dúvidas e para solicitar serviços, além de fazerem reclamações. Portanto, ter um perfil nas principais redes sociais é uma maneira de estar perto do seu público alvo e medir a satisfação dele com o seu produto.

Como você viu, é possível superar as fragilidades do boca a boca adotando estratégias de Marketing Digital. E nesse assunto, a RedaWeb tem muito a oferecer para o sucesso do seu negócio. Entre no nosso site e saiba mais.