Redatores mistos – dicas para a produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma realidade em grande parte das empresas, e há tempos já deixou de ser uma tendência. O investimento na produção de conteúdo de alta qualidade e de técnicas capazes de atrair visitantes, e transformá-los em leads até que finalizem a compra, é fundamental para que a marca possa se posicionar no mercado e fazer parte da vida de seu público-alvo.

A carreira está em ascensão, e o os redatores têm encontrado uma boa disponibilidade de vagas em busca de profissionais habilidosos e experientes. A procura foca naqueles capazes de escrever para os mais variados temas e propostas, mas sempre com foco em realizar um trabalho original e que atenda às necessidades das estratégias do marketing.


O perfil de redatores mistos no mercado de conteúdos

O mercado profissional tem aberto espaço para os redatores freelance, capazes de realizar trabalhos em várias áreas do marketing digital, especialmente no marketing de conteúdo.

Não há uma obrigatoriedade de uma graduação superior, mas é preciso ser capaz de entender e trabalhar com alto fluxo de informações, o que direciona a ter uma ótima formação cultural e técnica, assim como facilidade em escrever. A maior parte tem formação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou até mesmo Letras.

Para realizar um trabalho de excelência, não basta ter uma boa escrita, mas possuir técnicas que permitam criar um material de acordo com o especificado pela empresa. Além do tema a ser escrito, um bom pitch possui a persona, o posicionamento dela no funil de vendas, as palavras-chave, referências, assim como o objetivo do conteúdo em questão dentro da estratégia.

O redator web escreve para a internet em seus variados canais de comunicação, seja redes sociais, blogs, e-mail marketing, sites, infográficos, e-books, roteiro de vídeos, entre outros. O fato é que um texto bem posicionado tem por trás o trabalho direto deste profissional, aliado a outros especialistas que ajudam a ranquear a página no Google e outros sites de buscas.

O redator freelancer recebe por trabalho realizado e não tem vínculo empregatício ou contratual com a empresa, o que permite que ele possa realizar várias campanhas ao mesmo tempo, sem comprometer seus prazos de entrega. A disponibilidade é o principal fator para aceitar um trabalho, mas para esse tipo de profissional o gosto pessoal também vale na hora da decisão.

Mas nem todo redator de web ou webwriter é freelancer. Muitos possuem contratos de prestação de serviços ou com a carteira assinada em agências de marketing e empresas com o departamento. Nelas, o profissional tem como missão a realização de conteúdos para os canais de comunicação definidos, trabalhando por um período do dia apenas com os temas propostos pela empresa.

A escolha entre se manter freelancer ou ter contrato de trabalho não é definida apenas pelo aspecto financeiro. Se o freelancer possui uma boa carteira de clientes, inclusive agências, ele pode usufruir da possibilidade de receber um bom valor por trabalho e ainda se manter livre para tomar decisões. Já o vínculo com uma empresa específica garante salário fixo e benefícios, sem ficar vulnerável às nuances do mercado.

Além do óbvio, que é gostar de escrever, o bom profissional de conteúdo aceita ouvir feedbacks, entender as práticas do mercado das empresas que está realizando conteúdos, ter profissionalismo e comprometimento sobre acordos e prazos, além de ser organizado.


A preparação de um conteúdo de alta qualidade

O trabalho do redator de web é produzir conteúdos sobre diversos temas, especialmente quando ele possui clientes de áreas diferentes. Para manter o alto padrão de qualidade, é preciso seguir diretrizes valiosas que sejam capazes de lapidar sua performance e explorar todo o seu potencial produtivo.

Listamos, abaixo, algumas dicas para o redator misto estar sempre conectado com o conteúdo que ele precisa criar, tais como:

1 - Manter os textos concisos

Uma das características da web é a velocidade das informações, inclusive a necessidade do internauta em consumir conteúdos com muito mais agilidade do que em outros ambientes externos. Manter um texto conciso, objetivo e que seja capaz de comunicar desde o início é extremamente importante para chamar e manter sua atenção até o fim.

Caso tenha dificuldade em criar textos mais concisos, faça resumos de outros textos como exercício. O mesmo resultado pode ser obtido com resenha de livros.

2 - Não saia da pauta

Muitos redatores fogem do tema proposto pela pauta e acabam escrevendo algo bem diferente do que o cliente desejava. Em geral, as pautas são uma espécie de roteiro para o redator, com informações, links e outros dados que ajudam a direcionar o conteúdo.

É possível que algumas sejam resumidas demais e sem informações que ajudem a elucidar o caminho do conteúdo, mas quando isso acontece é preciso se ater ao título.

3 - Esteja sempre conectado às novidades

O redator imerso na produção de textos, pode perder valiosas oportunidades de se nutrir de novidades e informações. O meio tecnológico e de marketing está em constante mutação, assim como outros assuntos que podem repercutir em temas do conteúdo.

4 - Mantenha o diálogo com o leitor

O ambiente da web requer um texto mais leve, mesmo que seja sobre assuntos mais sérios e técnicos. Manter uma espécie de conversa com o leitor é uma ótima forma de aproximá-lo do que está sendo dito e da proposta da marca.

Mesmo que não existam conversas, de fato, com perguntas e respostas, o desenvolvimento do texto deve seguir um ritmo que envolva o leitor e faça com que ele se sinta acolhido.

5 - Mantenha o equilíbrio 

Manter um equilíbrio na construção do conteúdo é focar na sua simetria, a partir da organização de raciocínio e informações. Ele indica também a análise de proporções do texto e da distribuição do que deve ser dito.

6 - Entender o que está para ser dito

O redator misto não é um especialista sobre todos os temas que escreve. Mas para que ele possa escrever um material relevante e abrangente, é necessário ser bastante organizado nos estudos do tema.

É preciso entender seu passo a passo desde o início, para que se sinta seguro até começar a abordar as informações. Quanto mais experiências forem possíveis vivenciar para se sentir envolvido pela proposta, melhor será o resultado.

7 - Arquitetura da informação

A produção de um texto obedece a uma verdadeira arquitetura de informações que são distribuídas em tópicos, subtítulos e parágrafos que possam garantir a harmonia e compreensão do conteúdo, bem como o interesse pela continuidade da leitura. Esse desenvolvimento é muito importante para guiar o usuário em cada ponto da informação.

O redator web vem encontrando um mercado muito positivo, mas também bastante exigente sobre a qualidade do profissional. A produção de conteúdo é uma das estratégias mais bem-sucedidas e importantes do marketing digital, que tem se tornado essencial para o desenvolvimento da marca diante de seu público-alvo. 

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