Blog Retorno sobre investimento: conheça um dos principais conceitos de marketing

Retorno sobre investimento: conheça um dos principais conceitos de marketing

Retorno sobre investimento: conheça um dos principais conceitos de marketing

Existem diversos processos no marketing que podem ser incluídos no dia a dia de uma empresa para compreender os processos internos e o que deve ser feito para facilitar a volta do valor que foi investido desde os primeiros dias. Um dos mecanismos mais utilizados é o famoso retorno sobre investimento, ferramenta que tem como objetivo medir o quanto as empresas já lucraram e se foi possível ter todo o capital que foi investido no começo.

Essa é uma informação de extrema importância e que pode fazer muita diferença para aqueles que ainda não sabem se o negócio está sendo lucrativo. Porém, por mais que o mecanismo seja extremamente divulgado entre aqueles que fazem parte da comunicação, nem todos conhecem o termo ou sabem o real significado dessas contas.

Para que você saiba de uma vez por todas como o cálculo deve ser feito e qual é a importância do resultado, preparamos um conteúdo com as principais informações sobre o tema, com o objetivo de facilitar a relação que você tem com a sua empresa e com toda a verba que já foi investida nas atividades. Aproveite para conferir o conteúdo completo até o final e saiba mais!

O que é retorno sobre investimento?

Antes mesmo de ir a fundo no assunto, o primeiro passo é explicar o que significa o retorno sobre investimento e porque a técnica é tão utilizada entre as empresas, especialmente entre aquelas que desejam crescer em larga escala. Primeiro, basta imaginar que essa é a forma mais seguro de saber como estão indo os negócio e o que deve ser feito para conquistar mais clientes e colocar o caixa em ordem.

Isso porque o cálculo é feito com base em todo o valor que já foi investido no negócio e o quanto já foi possível recuperar, comparando as duas pontas de forma que o resultado seja claro, indicando o que ainda precisa ser feito para conseguir um bom resultado. A medida é essencial para as empresas que desejam ter o controle sobre todas as atividades, principalmente quando o assunto é compreender o que está indo bem e aqueles pontos que devem ser melhorados para atingir o êxito.

Se a sua empresa ainda não atua com esse mecanismo, esse pode ser o momento de repensar nas escolhas que estação sendo feitas, levando em consideração cada item que faz parte do processo de crescimento e de verificação dos gastos. Crescer exige disciplina e muito comando, com estrutura focada na satisfação do cliente e de todos aqueles que estão imersos no processo.

Acredite, depois que você aprender a fazer o cálculo, essa é a conta que vai ficar sempre na sua cabeça, sendo usada como um guia para saber o que pode ou não melhorar na sua organização, afinal, os números sempre indicam a direção.

Como medir o retorno sobre investimento de uma empresa?

Agora que você já sabe qual é a importância de ter esse número em mente, sempre colocado nas informações mais importante da sua empresa, o próximo passo é saber medir esse número, levando em consideração os aspectos mais importantes para atingir o valor desejado.

Isso porque todo o cálculo deve ser feito com base em uma fórmula que já existe, ou seja, você não vai precisar criar nada do zero ou inventar uma conta para conseguir ter um resultado.

Para saber o número correto e a forma certa de saber como está indo o lucro da sua empresa, basta saber qual é o seu ROI - a base é a receita menos o custo do investimento. Com esse número em mente.

Sendo assim, basta pensar no valor que foi investimento logo no início do seu negócio é quanto você está lucrando no momento. Assim fica fácil saber o que deve ser melhorado e como está indo o negócio, quais passos podem ser adotados para melhorar a sua relação com o dinheiro e a lucratividade.

De início, o passo a passo pode parecer difícil, mas o resultado será positivo quando você entender que os dados são os seus aliados para conseguir atingir o topo, chegando onde você quer estar.

Não deixe de levar em consideração os detalhes e cada centavo que foi investido no início. Por mais que os valores possam ter uma grande diferença - pelo tempo ou inflação -, é fundamental que casa item seja incluído nesse cálculo e no resultado que será utilizado para mapear os próximos passos da sua empresa.

Qual é a importância de saber o retorno sobre investimento?

Ainda é possível que você não saiba o objetivo do cálculo ou par que fazer toda a análise, não é mesmo?

O segredo está em entender como estão as contas da sua empresa, o que foi feito de positivo até o momento e o que pode ser melhorado.

Isso porque muitas organizações decidem mudar sem ter em mãos dados que podem comprovar ou não a necessidade de uma mudança.

O resultado? Algumas instituições acabam lidando aspectos que não necessitavam de mudança, afetando diretamente o relacionamento com o consumidor.

Outro ponto que pode ser evitado com esse cálculo é o investimento de mais dinheiro quando a empresa ainda não está rendendo o esperado.

Essa é uma atitude muito comum e que pode representar o desespero dos donos que em muitos casos acabam investindo ainda mais verba em um negócio que não está sendo lucrativo.

Esse é um risco e pode colocar todo o seu capital em cheque. Por isso, nada melhor do que saber onde você está colocando o seu dinheiro, não é mesmo?

Por que a técnica é utilizada no marketing?

O marketing é uma das áreas mais importantes da empresa, sendo a responsável por pensar no que deve ser feito para aprimorar os lucros e os relacionamentos da empresa. Sendo assim, em boa parte dos casos, essa é a equipe que fica responsável por pensar e analisar como está sendo o retorno da empresa e o que pode ser feito para melhorar os números.

Com profissionais focados nos dados e no consumo do consumidor, a tarefa pode ser mais fácil do que parece, com diversos itens que serão incluídos no planejamento para colocar a sua marca em destaque. Cada um desses pontos é fundamental para que o resultado seja como o esperado, com toda a equipe satisfeita com o que está sendo feito e com a melhora nos dados. Afinal, todos querem lucrar e conquistar bons relacionamento, não é mesmo?

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto? Então aproveite para acompanhar o nosso blog e não perca nenhuma novidade. Publicamos tudo por aqui. Até a próxima!

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