Robôs do marketing: conheça 4 casos de inteligência artificial

Atualmente, não se fala em outra coisa que não seja a IA, popularmente conhecida como Inteligência Artificial. A IA pode ser compreendida como uma solução tecnológica que automatiza processos, que antes eram feitos de maneira manual, ou melhor, por humanos. 

A IA, em resumo, é a Inteligência Artificial que simula comportamentos humanos, assim como operações. Como exemplo, podemos citar o atendimento ao cliente. Hoje, há robôs do Marketing que fazem isso, conferindo a tal processo maior eficiência e produtividade. 

Gostaria de conhecer quatro casos de Inteligência Artificial ligados ao Marketing? Então, continue a leitura deste post.

1. Chatbot

O chatbot é um sistema de Inteligência Artificial que tenta simular um ser humano na conversação com pessoas, que podem ser clientes de uma empresa, seja da iniciativa privada ou pública. 

Um chatbot geralmente é feito com base em comandos pré-estabelecidos, os quais têm relação com o comportamento do consumidor. 

Hoje, praticamente quase todas as empresas contam com o auxílio do chatbot em seu site. Ele fica, comumente, no canto inferior do lado esquerdo de um site, que é por onde um cliente ou potencial consumidor pode iniciar uma conversa, seja para sanar dúvidas ou contratar diretamente um produto ou serviço. 

Um chatbot é uma solução vantajosa para uma empresa por diversos motivos, entre eles: 

  • É uma tecnologia que oferece atendimento ao cliente nas 24 horas do dia e nos 7 dias da semana, o que facilita o processo de comunicação entre clientes e marcas em dias de feriado, domingo, etc.; 
  • Contribui para a redução de custos, considerando que muitos dos problemas dos clientes podem ser resolvidos pelo chatbot, o que, na prática, pode fazer com que reduza seu quadro de colaboradores;
  • Direciona o cliente para a opção ideal, conforme a pergunta que ele fez. Muitas vezes, o problema do cliente não pode ser resolvido pelo chatbot. Nesse caso, a solução tecnológica o encaminha para o setor específico, o que melhora o fluxo de atendimento. 

Em resumo, o chatbot é uma Inteligência Artificial do Marketing Digital que pode melhorar o atendimento ao cliente de uma empresa no ambiente online, fazendo com que ela deixe o seu consumidor mais satisfeito e feliz.

2. Reconhecimento de voz

Hoje, muitas pessoas utilizam a voz para realizar pesquisas no ambiente online. Inclusive, mecanismos de pesquisas como o Google já contam com tecnologias que são capazes de reconhecer a voz e, assim, garantir os resultados ideais. Por exemplo, a pessoa diz uma palavra e, automaticamente, o mecanismo de inteligência do site encontra resultados que atendam àquela palavra-chave. 

E se o reconhecimento de voz fosse também utilizado pelas empresas para garantir que o cliente ache o que precisa com agilidade em seu site, como produtos e serviços? A boa notícia é que já existem grandes empresas no Brasil que adotam essa solução.

O reconhecimento de voz é uma Inteligência Artificial que se baseia em algoritmos, capazes de aprender frases, expressões, sotaques, vocabulários e muito mais, com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas e garantir que elas achem com agilidade o que procuram. Assim, no lugar do cliente digitar, pode simplesmente falar, como de costume. 

3. Reconhecimento de imagens

E quem disse que hoje só podemos utilizar texto e voz como formas de achar o que desejamos, seja em um site ou loja virtual ou nos mecanismos de pesquisas, como o Google? Existem algoritmos que também possibilitam a busca ou pesquisa por imagens. 

Assim, por exemplo, se deseja comprar um fone de ouvido, basta colar a imagem dele no local específico que o sistema inteligente da plataforma fará o resto. 

Na ótica de alguns estudos, essa possibilidade traz aplicações interessantes para os negócios no âmbito da web. É possível, ilustrativamente, oferecer produtos aos clientes com base nas imagens que ele procura na web. 

Caso procure por imagens relacionadas a lugares, por que não fornecer viagens como opção de serviço? 

4. Recomendação de produtos e serviços a partir de hábitos

Esse é, sem dúvida alguma, um dos sistemas de Inteligência Artificial mais famoso na web e, precisamente, no e-commerce, tanto que diversas plataformas fazem uso dele: recomendação de produtos e serviços, a partir de hábitos ou comportamentos que o consumidor adota. 

Quer dois exemplos? Então, aqui vão: 

Netflix

Se observar bem, a cada vez que assistimos a um filme, cujo gênero é drama, por exemplo, a plataforma, em seguida, recomenda vários filmes de mesma natureza, de modo a fazer com que consumamos mais produtos que tenham relação com o nosso gosto e/ou comportamento. 

O mesmo acontece quando assistimos a produtos de outros gêneros, como comédia, comédia romântica, ação, ficção científica etc. 

Com base na experiência da Netflix, podemos perceber como a Inteligência Artificial age em favor dos negócios da empresa. Além disso, não podemos deixar de destacar que melhora a experiência do cliente. 

Spotify

O Spotify, plataforma de música que é conhecida mundialmente, também atua da mesma maneira. A cada música que escutamos, a plataforma monitora o nosso comportamento ou gosto e, com base nisso, passa a oferecer opções de músicas que dialoguem com o nosso estilo musical. 

Vale dizer que não são apenas essas plataformas que fazem uso da Inteligência Artificial para moverem melhor os seus negócios e garantir uma experiência de excelência ao cliente. 

Hoje, muitos sites ou lojas online utilizam algoritmos que mapeiam o comportamento do consumidor e, com base nisso, passam a oferecer produtos e serviços com base nesse mapeamento. 

Como podemos visualizar, existem diversos robôs que funcionam como algoritmos capazes de melhorar, e muito, o Marketing das empresas, de modo a fazer com que elas alcancem o sucesso de maneira mais rápida. 

Fazer uso dessas tecnologias, tanto as que citamos aqui quanto outras que podemos encontrar, é atualmente uma condição fundamental para que a organização não só modernize os seus processos de Marketing, mas também para que se mantenha competitiva no mercado. 

Afinal, o que se deve ter em mente é que a concorrência estará sempre buscando novas maneiras para se destacar mais que a sua empresa no mercado. A Inteligência Artificial é uma delas. 

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Para ler outras como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado? 

E se quiser contratar conteúdos de qualidade e relevantes, capazes de criar uma conexão perfeita entre a sua empresa e seus clientes, entre em contato conosco pelo 0800 750 5564 ou, se preferir, pelo nosso chatbot. 

A RedaWeb uma agência de conteúdo com larga experiência de mercado e podemos ajudar a sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores.