Blog Saiba as vantagens de atualizar com frequência o blog da sua empresa

Saiba as vantagens de atualizar com frequência o blog da sua empresa

Saiba as vantagens de atualizar com frequência o blog da sua empresa

Um blog corporativo tem se tornado essencial nas estratégias de marketing digital, englobando diversas técnicas que visam a geração de leads e a valorização da marca diante do usuário e da concorrência. Mas, as estratégias só conseguem apresentar resultados se as ações forem continuadas e não apenas iniciais. 

É bastante comum a criação de um blog, com um belo design e um conteúdo relevante, mas que não recebe atualizações constantes ou simplesmente é abandonado pelas empresas. Esse é considerado um grande desperdício dos investimentos e ainda pode levar o usuário a perceber a empresa como sem foco, o que pode influenciar na qualidade de sua reputação. 


O valor de um blog corporativo

Quando uma empresa decide criar um blog corporativo, ela viu nesta ação uma possibilidade promissora de divulgar sua marca. Com as técnicas do marketing digital, ela é orientada a criar conteúdos relevantes que possam informar e trazer soluções para o seu público-alvo, até que se crie uma audiência, engajamentos e até ranqueamentos em sites de buscas. 

O problema é que nem todas têm a paciência necessária para obter os resultados dessas estratégias. Muitas acreditam que basta criar um blog, fazer algumas publicações e os clientes potenciais surgirão como em um passe de mágica. Como não há milagres e sim muito trabalho, o tempo de retorno depende muito dos objetivos traçados, mas raramente ocorre em curto prazo. 

Os blogs foram descobertos pelas empresas na década de 2000, logo após a febre de seu uso entre os jovens. No início, eles eram utilizados como forma de expressão pessoal, com conteúdo baseado nas experiências do autor e situações cotidianas. Até que foi descoberto por jornalistas e formadores de opinião, que identificaram no canal uma possibilidade de noticiar e publicar artigos mais relevantes. 

Essa mudança de foco foi muito bem-sucedida e logo atraiu empresas, como uma forma de se aproximar ainda mais do seu cliente. Como o canal de comunicação é mais informal do que um site institucional, as empresas começaram a publicar conteúdos sobre temas que se aproximavam de sua área e que poderiam ser significativas para o leitor. 

Assim foi inserido o marketing de conteúdo, que produz material a partir da identificação do perfil de seu público-alvo, assim como uma avaliação de suas necessidades, indagações e interesses. Inserido na técnica de inbound marketing, um blog corporativo bem construído pode trazer o cliente até a marca e não como sempre foi feito pelo marketing tradicional. 

A construção do marketing tradicional sempre foi de interrupção. O leitor era interrompido de seu entretenimento para receber material publicitário, mesmo que não tivesse interesse. Assim como acontece ainda hoje nos intervalos comerciais da TV, nos anúncios de jornais que cortam uma matéria ao meio e até mesmo dos entregadores de flyers que tentam fazer o transeunte parar e receber seu material de divulgação. 

Mas, no inbound marketing é o cliente que chega até a empresa, quando ele pode e pelo tempo que conseguiu manter interesse. Ao acessar a internet, o usuário tem acesso a centenas de diferentes sites, que são segmentados a partir dos seus interesses. É um conjunto de ações que faz com que ele chegue um determinado canal e inicie a leitura do conteúdo. 

O tema do blog, as cores, a identidade visual, as fontes, a disposição gráfica das informações, a velocidade da página e, principalmente, o conteúdo são atribuições que podem motivar o usuário a permanecer ali e usufruir do que lhe é oferecido. Se for uma experiência gratificante, ele pode se interessar em voltar em outro momento, para receber mais informações até que isso se torne um hábito. 

Quando esse visitante interage, ele se torna um lead, ou seja, um cliente em potencial. E a partir desse ponto é iniciada uma nova fase do marketing digital, que só termina quando o cliente efetiva a compra do produto ou serviço .  


A necessidade de manter as atualizações

Manter um blog corporativo funcionando requer dedicação. Afinal, não basta fazer publicações aleatórias, mas sim manter as ações tais como foram iniciadas. O processo é contínuo e deve fazer parte da rotina de quem atua no marketing da empresa, para que o ciclo de geração de leads permaneça em franco desenvolvimento. 

Todas as vezes que o blog é atualizado, ele ganha relevância tanto para os seus visitantes, quanto para o ambiente web. Quando há uma continuidade de publicações com conteúdos relevantes cria-se uma audiência crescente, que sabe que ali poderá encontrar informações úteis e necessárias. 

É como convidar pessoas importantes para visitar sua casa, tratá-las bem por um tempo e depois não se preocupar mais: elas não voltarão mais ao local. Se um blog apresenta conteúdos de qualidade, ganha público e para de alimentá-lo, é como se os abandonasse e faz com que não voltem mais à página. 

A falta de atualizações também diminui a relevância no ranqueamento dos sites de busca. O trabalho de SEO fica prejudicado, já que apenas os antigos conteúdos permanecem nas avaliações dos algoritmos. A atualização de postagens de forma constante faz com que esses algoritmos trabalhem a favor da página e elevem seus posicionamentos nas buscas do Google. 

O blog corporativo também é muito influente no posicionamento das redes sociais. Enquanto muitas postagens são realizadas usando links que levam até o conteúdo do blog, nele também há links para compartilhamentos nas redes e incentivo para que sejam seguidas. 

Manter um blog ativo é ter voz no mercado, um espaço para demonstrar conhecimento sobre o assunto, opiniões, tendências e informações específicas que o tornam referência no mercado.  As pessoas podem ir até eles em busca de instruções e dicas sobre aquele tipo de assunto, assim como outros sites de temas afins podem compartilhar seus links e aumentar ainda mais a pontuação no ranqueamento nos sites de buscas. 

Porém, como tudo que é extremo pode ser um risco, o fato de publicar muitos conteúdos nos blogs pode afastar sua audiência. O excesso de publicações se torna cansativo e faz com que ele perca o interesse em acompanhar tantas informações. O equilíbrio nas postagens e a constância são fundamentais para obter excelentes resultados por meio do blog corporativo. 

O marketing digital vem demonstrando para as empresas a importância de ter um blog corporativo, como forma de valorizar a marca e atrair clientes potenciais. Porém, muitas empresas começam empolgadas e utilizando todas as técnicas de criação de um blog para que ele possa se tornar referência no mercado, mas perdem o interesse ao longo do processo. É muito mais fácil contar com a ajuda de uma agência de marketing de conteúdo, certo? E nisso a RedaWeb pode te ajudar! Entre em contato pelo site, ou ligue para 0800 750 5564, e assine o plano que mais se encaixa no seu negócio!

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