Saiba como a hospedagem de seu site pode interferir nas vendas online

Você já parou para pensar em como a hospedagem do seu site pode interferir nas vendas online? Este é um detalhe que muitos gestores não consideram tanto, mas uma péssima hospedagem resulta em uma experiência ruim para o usuário. Ou seja, o site demora para carregar, é lento, as páginas não aparecem ou existe algum erro no momento de colocar alguma informação.

Portanto, são dois fatores cruciais que explicam como a hospedagem do site interfere negativamente nas vendas online: desempenho e segurança. Este post mostra para você tudo sobre o assunto, para que você não perca nenhuma venda por conta do seu site. Boa leitura!

O que é hospedagem?

Antes de tudo, é preciso entender exatamente o que é a hospedagem. Contudo, não é necessário ser muito técnico neste assunto, mas se você tem um e-commerce, é importante saber pelo menos o básico.

Então, para a sua loja ser acessada na internet, é preciso que exista algum lugar onde são salvos os arquivos da página. Este é o servidor. 

Em outras palavras, é um computador com este propósito específico, tendo uma enorme capacidade de armazenamento e aberto para ser acessado por outros computadores que têm permissão.

Quanto à forma pelo qual a hospedagem é feita, existem diversas opções. O servidor dedicado é o mais robusto, mas é o mais caro. Nele, você tem seu próprio servidor e gerencia a estrutura sozinho.

Atualmente, os modelos mais usados pelos e-commerce são as hospedagens compartilhadas e otimizadas, feitas na nuvem. Ou seja, o espaço é compartilhado com outros sites e páginas que também não têm uma grande demanda.

Portanto, escolher a opção que é o equilíbrio entre desempenho e o que cabe no seu orçamento é um grande desafio.

Qual é a relação entre a hospedagem e o desempenho?

Como mencionado acima, o desempenho do site é um dos principais fatores nas vendas online. Primeiramente, em relação à velocidade. O usuário atual é muito impaciente. 

Ou seja, se a página que ele quer abrir não carrega, ele desiste e procura outra. De acordo com o Google, você tem apenas 2 segundos para carregar a sua página.

Além disso, é importante mencionar o Google porque a velocidade não apenas influencia na experiência dos clientes já existentes. Afinal, a velocidade tem uma grande influência no SEO. O buscador quer entregar a melhor experiência para seu público, por isso, se um site não carrega, o Google o penaliza. Em outras palavras, sua página é ranqueada pior nas buscas.

Dessa forma, é crucial entender os fatores que levam a um problema de desempenho na hospedagem, interferindo nas vendas online. Usar um CDN, por exemplo, o Content Delivery Network ou a Rede de Distribuição de Conteúdo, permite acelerar e proteger seu site. Resumidamente, o trabalho é distribuir o conteúdo de forma mais eficiente.

Outro ponto importante é a latência. Este é o tempo de resposta entre uma ação do usuário e do servidor. Neste caso, investir em hospedagens com servidores locais é uma solução interessante.

Por último, também vale mencionar o volume de páginas hospedadas, caso seja compartilhado. Ou seja, quanto mais páginas existem no servidor, mais lento ele tende a ser.

Como resultado, todos estes fatores são essenciais para a experiência do usuário e para o desempenho da sua página.

O fator da segurança na hospedagem

O outro grande fator que mencionamos acima é a segurança. É um ponto que também afeta a experiência do usuário, pois ele tem certo receio em usar o site. Determinados navegadores até bloqueiam páginas que não são seguras, por exemplo.

Além disso, os usuários mais atentos têm certa desconfiança em comprar em sites que não são 100% seguros. Afinal, como envolvem informações delicadas, como o cartão de crédito, este é um medo compreensível.

Portanto, a segurança no e-commerce tem dois grandes objetivos. Primeiramente, proteger a sua loja contra possíveis ataques. Logo, é necessário ter backups. O segundo objetivo, tão importante quanto, é garantir a segurança dos dados dos usuários, o que demanda o uso de senhas fortes, por exemplo.

O SSL é um padrão internacional de tecnologia que mostra para o cliente que seu site é seguro.

Como escolher a melhor hospedagem e garantir as vendas online?

Para escolher a melhor hospedagem e garantir que a mesma não interfira nas vendas online é preciso tomar alguns cuidados. Antes de tudo, seu objetivo é entender o que sua loja precisa. Logo, você precisa responder duas perguntas básicas: qual é o tamanho do site e qual é o tráfego?

Estes dois parâmetros ajudam a medir o espaço que a sua hospedagem precisa e a transferência exigida. Ao conversar com a empresa que oferece a hospedagem, você informa estes números, para dimensionar o serviço de forma ideal.

Enquanto pesquisa entre as empresas que oferecem este serviço, você pode, e deve, fazer certas perguntas para ajudar na escolha ideal. Por exemplo:

  1. Consulte o Reclame Aqui, opiniões de outros clientes e o histórico da empresa para conhecer seu trabalho;
  2. O backup é automático?
  3. Existe certificação SSL gratuita?
  4. O monitoramento é 24 horas?
  5. Como é o processo de migração?

Estas perguntas básicas, comparadas com o dimensionamento adequado do site, ajudam você a escolher a hospedagem ideal.

Ferramentas para testar o site

Por último, vale a pena discutir algumas formas de testar o seu site. Se você tem um site, mas não está vendendo tanto quanto gostaria, algum problema técnico pode ser o motivo. 

Felizmente, existem diversas ferramentas que permitem que você investigue se este é, de fato, o problema.

Para a velocidade do site, estas 4 ferramentas são opções:

  • Pingdom: a ferramenta permite analisar um URL, simulando diferentes lugares do mundo;
  • GTmetrix: esta ferramenta também mostra a performance do site, permitindo que você encontre formas de otimizá-la;
  • Load Time Tester - Sucuri: mais uma opção para testar o desempenho do seu site;
  • PageSpeed Insights: o Google também tem uma ferramenta própria para ajudar a medir a velocidade das páginas.

Para a segurança, é um pouco mais complicado testar, visto que as principais ferramentas são pagas. Mas, o SiteLock é uma boa opção para quem quer uma proteção extra. Contudo, observar se o site tem SSL já é uma ótima informação. 

Conclusão

Ficou claro como a hospedagem do seu site tem uma influência direta nas vendas online. Afinal, ele acaba lidando diretamente com alguns dos principais pontos como segurança, desempenho, experiência do usuário, ranqueamento no Google e muito mais. Por isso, é preciso de muito cuidado para escolher a opção ideal e garantir uma boa influência.

No blog da RedaWeb você encontra outras ótimas dicas para melhorar as vendas online do seu site. Então, confira os outros posts e assine a newsletter para não perder nada!