homem afrodescendente no computador

Você se lembra da última vez que acessou a segunda página do Google? Se a sua resposta for “não”, então faz parte dos 75% dos usuários que, segundo o próprio Google, nunca passaram para a segunda página. Isso mostra como ter o seu site na primeira página pode ser um fator decisivo para chegar até seu público-alvo.


Afinal, para conseguir mais Leads e mais conversões, a sua empresa precisa aparecer e ser conhecida pelos clientes e potencial. Pode parecer difícil, e realmente é um verdadeiro desafio no começo. Mas, com as técnicas certas, é possível ficar entre os primeiros colocados nos mecanismos de pesquisas. Basta pôr em prática as dicas que trouxemos neste artigo.


Primeiros passos para colocar seu site na primeira página


Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer é olhar para o planejamento estratégico da empresa para conseguir entender seus objetivos, valores e metas. E, com base nisso, traçar a estratégia de marketing.


Também, será necessário levar em consideração o contexto no qual a empresa se encontra, tanto no âmbito interno quanto no externo.


Dessa forma, conseguirá fazer um ótimo planejamento das campanhas de marketing, as quais podem incluir recursos pagos e/ou gratuitos. 


Google Ads


Certamente você já fez alguma pesquisa no Google e, nos primeiros resultados, percebeu que apareceram links com a palavra "anúncio" escrita antes da URL. 


Estes são os links patrocinados, ou, em outras palavras, as páginas que pagaram para poder aparecer antes mesmo dos resultados orgânicos. 


Já que esta é a principal fonte de renda do Google, ele faz com que seja bastante eficiente. No entanto, se não fizer o uso correto dessa ferramenta desperdiçará o seu potencial. 


Um erro bastante comum é não levar em consideração as intenções nem a fase da jornada de compra na qual o cliente se encontra. 


Para exemplificar isso, imagine criar um anúncio com o seu produto. Mas, ao fazer isso, escolhe palavras-chave relacionadas a pesquisas que são feitas por pessoas no topo do funil. 


Sem dúvida a taxa de conversão não chegaria nem perto do que poderia chegar caso usasse os termos corretos. Isso se deve a que as pessoas que veem o anúncio ainda não sabem que precisam da sua solução. 


Produza conteúdo de qualidade


O tráfego pago pode ser muito útil desde que o usuário encontre conteúdo de qualidade e que ofereça uma solução para as suas dores.


Vamos usar você como exemplo. Você quer saber o que fazer para que seu site apareça na aparece na primeira página. Então fez uma pesquisa e encontrou este artigo, no qual você está aprendendo como fazer isso.


Com o resto dos casos acontece exatamente a mesma coisa: o usuário pretende encontrar a resposta a alguma pergunta. 


Desse modo, você precisa fornecer as respostas que ele precisa, de maneira simples e de fácil entendimento. Isso fará  o tempo de permanência aumentar e o algoritmo perceber que seu site é relevante.


Ainda, outra forma de agradar o algoritmo é mediante a aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization)


Isto é, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Portanto, não tem como colocar o seu site na primeira página sem investir em SEO.


Existem inúmeros fatores importantes para o SEO que devem ser estudados e colocados em prática. Por exemplo, alguns são:


título chamativo contendo a palavra-chave;

estrutura e legibilidade do conteúdo;

link building (interno e externo);

imagens e vídeos otimizados;

palavras-chave relevantes.


Ainda por cima, se a sua empresa ainda não possui muito tráfego ou autoridade, o ideal é apostar em palavras-chave de cauda longa. Com esta estratégia, apesar de menos pessoas, terá menos concorrentes e será mais fácil de ser achado.


Além do mais, será mais provável que o usuário se torne um Lead, já que os assuntos serão mais específicos e você se tornará uma referência nele.


Preste atenção na usabilidade


A usabilidade é extremamente importante para garantir uma boa experiência ao usuário e colocar o seu site na primeira página. Para isso, veja quais são os itens que precisam ser otimizados.


Invista em UX


Também chamado de User Experience (ou experiência do usuário em português), o UX consiste em uma série de técnicas para melhorar a forma com a qual o usuário interage com o site.


Isto dependerá de se o seu site é intuitivo, fácil de usar e organizado. O layout de uma página é a diferença entre um usuário frustrado e um satisfeito.


E o UX não se limita à interface, pois a legibilidade do seu conteúdo também é importante. Como mencionamos anteriormente, precisa ser fácil de ler e entender. 


Verifique a velocidade


Por outro lado, a velocidade de carregamento tem um grande impacto no SEO e na taxa de conversão.


Um dos erros mais comuns que provocam lentidão são o uso de fotos e/ou vídeos muito pesados. 


Os arquivos de multimídia ajudam o leitor a entender melhor o artigo e facilita a legibilidade dele. Contudo, se não forem otimizados, podem deixar seu site muito lento.


Uma ótima ferramenta para saber se é necessária alguma ação é o Teste Meu Site do Google. 


Tenha um site responsivo


É fato que a maioria dos usuários acessa a internet através do celular. Aliás, desde 2016 a quantidade de acessos usando mobile ultrapassou o desktop. 


Em razão disso, o algoritmo passou a priorizar as páginas que possuem um design responsivo. Isto é, que são compatíveis tanto no desktop quanto no mobile.


Sendo assim, dificilmente você vai achar um site na primeira página que não seja responsivo. 


Possua um site bem programado


Muitos programadores acham que se o seu código funcionar, não precisa de mais nada. Mas não é tão assim. 


Para ter um bom ranqueamento não pode ter um código todo bagunçado, ele precisa ser organizado e preciso. 


Ademais, outros elementos como uma boa hospedagem e meta descrição podem fazer toda a diferença.


Contrate uma agência de conteúdo


Por último, contratar uma agência de conteúdo pode ser a melhor opção para conseguir bons resultados. Principalmente se você é iniciante, ou até porque prefere usar o seu tempo para realizar a gestão do seu negócio, terceirizando a criação de conteúdo.


Ao deixar esse trabalho nas mãos de profissionais altamente especializados, estará garantindo ótimos resultados. 


Além disso, uma agência faz muito mais do que apenas produzir conteúdo. Existem outros serviços que elas providenciam, como:


fazer a análise da sua empresa, fazendo o planejamento de ações;

proporcionar imagens profissionais e otimizadas;

posicionamento de palavras-chave no Google;

consultoria de marketing de conteúdo;

realizar análise dos concorrentes;

realizar o calendário editorial;

publicação nas redes sociais;

sugestão de pautas.


Além disso, aqui na RedaWeb nós oferecemos diversos serviços para alavancar o ranqueamento do seu site.


Não perca tempo e veja qual dos nossos planos é o melhor para você.