Saiba como criar o marketing digital para sua barbearia

O marketing digital vem sendo uma grande aposta de empresas que querem vender mais e melhorar sua visibilidade. Neste post, vamos explicar como criar uma estratégia de marketing digital para barbearias.

Em um passado não muito distante, apenas empresas de médio e grande porte conseguiam ter boas ações de marketing. Elas eram as únicas que possuíam condições de anunciar em jornais, rádios, TVs e outros meios de comunicação. Ou seja, era uma competição bem desigual!

Contudo, a era digital trouxe novas oportunidades para todos os tipos de negócios. E empresas de todos os portes podem se beneficiar com ações de marketing digital. Ficou curioso em saber como? Confira abaixo como você pode planejar boas estratégias de marketing digital em sua barbearia e saiba como aumentar sua clientela conteúdo relevante!

Um pouco sobre o mercado de barbearias

O mercado de barbearias vem crescendo significativamente nos últimos anos. De acordo com dados da Agência Euromonitor, somente nesta década, o mercado de beleza masculina cresceu em torno de 70% no Brasil.  

A arrecadação entre os anos de 2012 a 2017 chegou a aproximadamente 20 bilhões de reais, segundo informações da mesma agência. Ou seja, é um mercado que está se consolidando e com imenso potencial de lucratividade no futuro.

O homem moderno passou a cuidar melhor da aparência, frequentando mais vezes os salões e barbearias. No entanto, como existe bastante concorrência neste mercado, as barbearias precisam criar estratégias para atração e fidelização de clientes, oferecendo um serviço diferenciado a um preço atrativo.

Portanto, o investimento em marketing digital pode ser crucial para o sucesso da sua barbearia. Quer saber como? Continue acompanhando este artigo e você vai entender todas as vantagens de investir nas ferramentas de marketing digital na sua barbearia.

Tudo começa por um bom planejamento

Assim como em diversas outras áreas de negócio, o investimento em marketing digital para barbearias precisa ser muito bem planejado. Por isso, não adianta “bisbilhotar” o que um concorrente anda fazendo nas redes sociais e tentar simplesmente copiar. Primeiramente, comece pensando em questões como:

  • Qual é público que desejo atrair em minha barbearia?
  • Como melhorar o atendimento aos meus clientes?
  • Quais atrativos minha barbearia oferece?
  • Quanto do meu faturamento vou destinar para ações de marketing?
  • Quem vai fazer a produção do conteúdo e a gestão dos canais digitais?

Essas são apenas algumas coisas que você precisa refletir antes de iniciar com as ações de marketing no seu negócio. Tendo tudo isso organizado, é hora de seguir os próximos passos para criar o marketing digital na sua barbearia!

Crie uma persona para sua barbearia

Como mencionamos acima, você precisa saber quem é o público que deseja atrair em sua barbearia. A criação da persona nada mais é do que uma representação fictícia de um cliente ideal para seu negócio. Veja um exemplo abaixo:

"Carlos tem 28 anos, é casado e possui dois filhos. É formado em Administração e trabalha como gestor de Recursos Humanos numa indústria de grande porte. É apaixonado por futebol e sempre que pode viaja com a família. Sua aparência é muito importante em seu trabalho. Dessa forma, pelo menos uma vez na semana, ele vai até uma barbearia para aparar a barba e cortar o cabelo. Como seu tempo é escasso, ele gosta de um atendimento personalizado e com horário marcado".

Esse exemplo de persona faz com que você entenda quem é o seu cliente ideal e servirá como um guia para a produção de conteúdo do seu marketing digital. Ou seja, você conhece a pessoa, sabe das suas dores e vai criar um conteúdo que indica que sua barbearia é a solução perfeita para ele!

Busque parceiros para a criação de conteúdo

Se o seu tempo é curto e não consegue pensar e nem produzir conteúdo que tenha relevância para o seu público, talvez seja importante terceirizar a produção de conteúdo do marketing digital para a sua barbearia.

Nós da Agência RedaWeb possuímos uma equipe altamente capacitada para criação de conteúdo em diversas plataformas digitais e pelo melhor custo benefício do mercado.  Acesse nosso site e conheça nossos planos!

Explore diversos canais para divulgação de conteúdos na sua barbearia

Quem deseja investir em marketing digital tem muitas opções de plataformas para melhorar a visibilidade do seu negócio. Dessa forma, quanto mais canais sua barbearia explorar, maior a chance de converter essa visibilidade em clientes. Veja abaixo algumas ferramentas para explorar e como utilizar cada uma:

  • Site da barbearia: é onde você coloca as principais informações como serviços prestados, horário de atendimento, localização, contatos, informações da equipe etc.  
  • Redes sociais: nessas plataformas o importante é conseguir engajamento e interagir com os seus seguidores. Ou seja, é um canal para dialogar com o público e fortalecer a imagem da sua barbearia.
  • Blog e YouTube: são canais que podem servir como ponte para o seu site. Você pode dar exemplos de cortes, mostrar tendências, dicas de cuidados o cabelo e barba, entre outros assuntos que vão demonstrar que você é uma autoridade no assunto.

Todos os canais para divulgação devem estar conectados, um linkando para o outro. Assim, você não apenas consegue um seguidor para acompanhar seus conteúdos, mas convence que cortar o cabelo ou a aparar a barba na sua barbearia é a melhor opção!

Aposte em campanhas de engajamento

Até o momento, ninguém inventou um produto ou tecnologia que faça com que os pelos deixem de crescer. Portanto, não há outro jeito: os homens vão ter que visitar regularmente um barbeiro para aparar a barba e cortar o cabelo.

Dessa forma, uma dica bem interessante é criar campanhas que sejam altamente engajadas com o público. Veja alguns exemplos de promoções e campanhas que podem ser exploradas pela sua barbearia:  

  • Curta, compartilhe e concorra a um corte + barba grátis;
  • Compartilhe e concorra a um kit de produtos;
  • Marque 3 amigos e ganhe 25% de desconto no corte de cabelo;
  • Compartilhe este post e ganhe um caneco de chopp;
  • Entre outros.

Essas ações irão garantir que você consiga mais seguidores e aumente a visibilidade dos seus conteúdos de forma orgânica. Assim, seja criativo nas campanhas e faça com seus seguidores te ajudem a aumentar a visibilidade do seu negócio!

Invista em anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são excelentes oportunidades de investimento em marketing para as barbearias. Isso porque essa ferramenta possibilita a segmentação do público que irá ver seu conteúdo.

Dessa forma, você poderá promover campanhas com um alto grau de assertividade. Se sua barbearia é determinado bairro, por exemplo, você pode criar um post patrocinado que atinja somente pessoas que estão a poucos quilômetros da sua localização.

Ou seja, você vai atingir reais interessados e com grande potencial de se deslocarem até o seu estabelecimento. E isso é uma grande vantagem do marketing digital para negócios como barbearias.

Saiba mais!

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