Pessoas criativas fazendo planejamento de marketing

Elaborar um planejamento de marketing é o primeiro passo de qualquer negócio. Seja ele voltado para venda direta ao consumidor, b2b ou serviços. Cada passo, desde a ideia para um novo negócio até a entrega ao consumidor, deve fazer parte de um planejamento prévio e meticuloso. Somente desta forma, é possível se preparar para as mudanças do mercado e visualizar os objetivos com mais tranquilidade.


Quando bem feito e estruturado, um bom plano de marketing garante uma visão clara do negócio, do mercado onde está inserido e mais, quais são as melhores formas de alcançar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Ou seja, podemos dizer que o planejamento de marketing de uma empresa nada mais é do que o mapa que indica quais caminhos devem ser tomados, como atuam os concorrentes e quais serão os principais pontos de esforço da equipe de marketing para que as metas sejam conquistadas.


O problema é que, para quem nunca elaborou um documento como este, o esforço pode parecer uma grande pedra no caminho, já que demanda tempo e dedicação. Não é a toa que muitos empresários optam por não realizar esta etapa e acabam se deparando com dificuldades que não foram pensadas antes.


Se sua empresa não quer passar por problemas inesperados ou dúvidas sobre quais são as melhores estratégias, um plano de marketing é fundamental. Para ajudar você nesta tarefa, separamos aqui dicas infalíveis de como elaborar melhor o planejamento de marketing para a sua empresa. 


Passo a passo do melhor planejamento de marketing empresarial 


1. Analise o mercado


O primeiro passo é olhar para o mercado onde sua empresa vai atuar. Pesquise o máximo que puder sobre volume de vendas no setor, qual o crescimento anual da área, quais são as tendências para o futuro na visão de especialistas e os riscos que podem afetar o negócio de forma direta e indireta. Também não deixe de listar todos os concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, que possam de alguma forma afetar os resultados esperados.


Caso seu negócio seja focado somente em um tipo de produto, faça uma avaliação bastante profunda, comparando a qualidade em relação ao dos concorrentes. Além disso, projete também qual é a real capacidade de produção, armazenamento e entrega.


Não é hora de ser muito positivo neste momento. A verdade será a principal amiga do melhor planejamento de marketing para sua empresa. Portanto, não tenha medo de apontar aqui quais são as principais fraquezas e ameaças. Liste também as forças e as oportunidades que sua empresa pode aproveitar dentro do mercado de atuação.


A forma mais fácil de visualização desta etapa é através da conhecida matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Em inglês, a matriz é chamada de SWAT. Nela, de forma simplificada e reduzida, desenha-se uma espécie de jogo da velha, no qual em cada um dos  quadrantes, escreve-se o conteúdo referente às suas iniciais.


2. Defina e estude seu público-alvo


Nesta etapa, você deverá olhar para seu cliente ideal. Quem sua empresa deseja com consumidor ideal? Quanto mais específico, melhor. Pesquise aspectos sociais, demográficos e culturais da parcela da população que deseja atingir. Ou seja, liste informações idade, gênero, formação e lugar onde vive. O site do IBGE pode ajudar sua empresa com informações muito relevantes, como até qual é a quantidade de pessoas com as características que deseja atingir em determinada região do país. Caso sua empresa atue no ramo de B2B, levante informações sobre as empresas que deseja atender, como, por exemplo, ramo de atuação, tamanho, número de filiais ou funcionários e serviços e produtos oferecidos.


Não deixe também de levantar quais são os hábitos de consumo que seu cliente em potencial possui com relação ao seu produto ou serviço. Existe sazonalidade? Quais são as marcas líderes? Como costuma realizar as compras e receber os produtos? Quanto mais detalhes sua empresa conseguir incluir nesta etapa do planejamento de marketing, mais pistas sobre como atender melhor, serão descobertas.


3. Defina o posicionamento de sua empresa e objetivos


Posicionamento de uma empresa ou marca nada mais é do que a forma como ela é percebida pelo mercado. Qual é a imagem que deseja transmitir aos seus clientes quando tiverem qualquer contato com sua empresa? Este momento é crucial para o planejamento de marketing, pois é nessa hora que vai ser definido como vai se diferenciar da concorrência, que lugar na mente do consumidor sua empresa ou produto vai conquistar.


É também nesta fase do planejamento de marketing que se define importantes aspectos de uma empresa ou marca, como qual será o slogan de sua empresa, as cores utilizadas, logos e peças gráficas, que tipo de linguagem vai adotar para que o público-alvo definido na etapa anterior perceba e compreenda com clareza a imagem que deseja transmitir. 


4. Objetivos de marketing


Agora é chegada a hora dos números. Aqui, devem ser colocado quais são os objetivos de venda, de posicionamento ou de expansão de mercado. Tudo vai depender em que fase sua empresa se encontra e onde deseja chegar. O mais importante desta etapa é garantir que os objetivos e metas possam ser aferidos e calculados, afinal, somente desta maneira será possível aferir se o plano está sendo colocado em prática da forma correta.


Estabeleça prazos e valores e aponte quais são os índices utilizados para garantir que estão sendo medidos. Para aumento de vendas, estipule valores na moeda corrente e o prazo que deseja alcançá-los. Para metas mais subjetivas como ser o líder da categoria, por exemplo, escreva como vai conseguir aferir este feito, como por exemplo, através de compra de pesquisas de mercado e intenção de compra.


5. Defina as estratégias de marketing


Para definir as estratégias e quais serão as decisões tomadas para conquistar suas metas e objetivos, é preciso começar definindo o composto de marketing:


  • Praça
  • Preço
  • Produto
  • Promoção


Em praça, você vai definir onde vai vender seu produto. Em que ponto físico, como será a loja, ou então se uma página online, através de parceiros ou multicanais. Na hora de determinar as estratégias de produto, indique os usos, embalagens e quantidades mínimas para venda, como pretende expor, qual o design e principais atributos. 


Em preço, estipule quanto vai cobrar pelo produto, diferentes tamanhos e pacotes, descontos possíveis, negociações especiais por volume, se vai cobrar entrega ou retirada, envio, etc. E por último, liste as estratégias de promoção, isto é, como vai promover seu produto ou serviço, quais serão as mensagens, a linguagem e também quais os canais utilizados para a divulgação. Aqui, vale a dica de não se esquecer das redes sociais, páginas online e de parceiros e devem sempre estar atualizadas com conteúdo relevante e interessante para os seus clientes. Não deixe também de definir as verbas para cada ação de comunicação.


Depois de todo este trabalho para elaborar o melhor plano de marketing para sua empresa, é hora de colocá-lo em ação. Sempre controlando os resultados, medindo e verificando se está ocorrendo conforme o esperado. Acompanhar campanhas de perto e como o consumidor está se informando sobre os seus produtos e serviços é muito importante, já que ajustes podem e devem ocorrer no meio do caminho. 


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