Saiba como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog

A cada ano que passa mais negócios embarcam no mundo virtual. O fenômeno é de fácil compreensão, uma vez que existem inúmeras vantagens agregadas. Todo empreendedor quer, afinal, que a sua empresa seja aquele resultado a encabeçar uma pesquisa no Google. Neste contexto, as keywords desempenham um papel de grande importância. Você sabe, porém, como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog?

Saiba que ela é a responsável pelos rankings nos buscadores e deve estar presente em textos e outros elementos. De nada adianta um site bem trabalhado se não houver uma boa adequação dos termos de busca. Muitas empresas acabam negligenciando este fator e, por isso, não alcançam os resultados que esperavam com os seus conteúdos.

É por esta razão que muitos especialistas em marketing digital afirmam que escolher bem as palavras-chave é ter meio caminho andado. E isto acontece porque muito do tráfego a ser impulsionado partirá destes termos particulares. Se você quer mais visitas orgânicas e qualificadas, é incontornável a necessidade de escolher bem as palavras-chave. 


Como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog: entenda primeiro o que são as Keywords e qual a sua importância

Mas, afinal, o que são as palavras-chave? O termo, que surge por vezes como keywords, designa frases que compreendem entre 2 e 5 palavras em média. Trata-se dos termos digitados nos motores de busca que levam os visitantes até uma página que contenha determinado assunto. 

Em suma, é por meio delas que o cliente descobre o seu blog/site. Este termo ou sentença específica não precisa vir isolada - em um mesmo texto podemos usar outras palavras-chave. Uma boa forma de entender o funcionamento do recurso é considerando-o como análogo às hashtags. 

Seja como for, não podemos negligenciar a importância de escolher bem as suas palavras-chave. Basta imaginar o seguinte: tomemos como keyword “São Paulo”. Ao jogar o termo no Google, os resultados não serão específicos, tampouco homogêneos. Por outro lado, se utilizarmos “melhores restaurantes em São Paulo”, qualificamos a nossa busca e acertamos melhor no alvo.


Sendo específico e pensando como o cliente

Esclarecemos o que é o termo de que tratamos e qual a sua importância. Agora, vamos aos exemplos práticos de como determinar a melhor palavra a ser utilizada. Para começar, seja específico. Como vimos no tópico anterior, quanto mais genérica a keyword escolhida, menores serão os resultados.

Escolha termos e expressões que descrevam aquilo que a empresa oferece ou que façam referência ao seu universo de atuação. Se for um negócio local, não deixe de incluir algum elemento de reconhecimento geográfico. É claro que esta não é a única resposta à questão de como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog.

Outra dica importante é pensar como o cliente. Isto significa imaginar o que a audiência procuraria em uma pesquisa do Google. Utilize os possíveis termos pesquisados no seu texto. Se o negócio trata de marketing digital, por exemplo, podemos utilizar algo do tipo “como implementar o inbound”. O importante é que a dúvida/necessidade do cliente passe a coincidir com as suas Keywords.


Ferramentas para palavras-chave: Google Keyword Tool e SEMrush

Ao tratar de como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog, é importante que citemos algumas ferramentas. Pois toda esta busca pode ser facilitada se utilizarmos alguns recursos disponíveis em plataformas como o Google Keyword Tool. O planejador é liberado para quem possui campanhas no Adwords. 

Por meio dele você pode pesquisar aquelas palavras-chave que acredita serem mais relevantes para a sua empresa. O que o Google desvela é a quantidade mensal de pesquisas que envolvem o termo. Além disto, ele faz sugestões de palavras-chave similares. Você descobre então o grau de relevância dos termos.

Se a sua palavra-chave tem pouca procura, então será difícil conquistar visitas orgânicas. Por isso, devemos buscar sempre por aquelas expressões que apresentam maior relevância. Outra plataforma que ajuda neste quesito é o SEMrush. Além de análises similares às do Google Keyword Tool, ele permite que se avalie o ranqueamento da concorrência. Basta digitar o endereço e analisar os resultados orgânicos.


Qualidade sempre acima da quantidade

A estratégia que descrevemos tem um porém. Os termos mais relevantes não são necessariamente os mais pesquisados. Acontece que as palavras-chave do topo são muito competitivas e, em geral, caem no problema de serem pouco específicas. Consequentemente, mesmo que tragam mais visitas, não trarão necessariamente mais clientes.

As keywords ideais unem especificidade e bom número de pesquisas entre o público. Geralmente, uma área pode ter de 5 a 10 palavras-chave que correspondem a este critério. Elas constituirão a base de termos a utilizar. Posteriormente elas podem ser combinadas de diferentes formas. Lembrando que a sua aplicação deve ocorrer no conteúdo escrito e também no alt text das imagens.

Outro detalhe importante para determinar como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog está na quantidade. O número de vezes em que o termo aparece no conteúdo deve ser proporcional ao seu tamanho. Os exageros devem ser evitados a todo custo. São preferíveis 3 ou 4 palavras-chave, num total de 16 aplicações, contando repetições, do que uma única expressão utilizada o mesmo número de vezes. A razão é que a alta densidade prejudica o seu SEO.


Short Tail e Long Tail: conheça os diferentes tipos de keywords

Como a determinação das keywords ideais também implica em conhecê-las, vale ressaltar que há dois tipos que podem ser utilizados. Os termos Short Tail – cauda curta – são expressões sucintas, com no máximo 2 palavras. São aquelas palavras mais abrangentes e genéricas que mencionamos. Exemplo claro desta categoria é “marketing digital”. 

Na classe Long Tail – cauda longa –, por outro lado, temos expressões mais completas. Aqui há mais de três palavras e a tradução de uma demanda em particular. São elas que fazem a aproximação com as pesquisas realizadas pelos usuários. Retomando o exemplo que utilizamos no Short Tail, aqui teríamos “como funciona o Marketing Digital”.


Visite a RedaWeb para aprender mais sobre Marketing de conteúdo ou contratar os nossos serviços

Ao longo deste artigo tratamos de como encontrar a palavra-chave perfeita para o texto do seu blog. A metodologia é relativamente simples e pode ser reforçada pela utilização de algumas ferramentas. É claro que todo este trabalho deve estar servindo de base para um conteúdo de qualidade, pois ao direcionar visitantes para o seu site através de termos relevantes, as respostas oferecidas devem manter-se no mesmo nível.

É quando entra em questão a necessidade de produzir conteúdo profissional e otimizado para os mecanismos de busca. Se você quer se aprofundar em outros detalhes a respeito de Marketing Digital, acesse o nosso blog. Você também pode visitar a página da RedaWeb para assinar um plano de produção de conteúdo. Para maiores informações ligue 0800 750 5564. Descubra como alimentar o seu site com material de qualidade pode aumentar as vendas.