Blog Saiba como funciona o marketing multinível

Saiba como funciona o marketing multinível

Saiba como funciona o marketing multinível

Já ouviu falar no Marketing Multinível? Essa é uma modalidade de vendas diretas em que revendedores passam a comercializar seus produtos para os clientes, com uma abordagem mais agressiva, de forma online ou presencial.

Desde a década de 40, nos Estados Unidos, o marketing direto acontece e é uma maneira legítima de fazer negócio, ao contrário do que alguns pensam, ao assimilar o marketing multinível com o esquema de pirâmide.

Esse conteúdo te ajudará a entender quais as vantagens e desvantagens do Marketing Multinível, entender como ele funciona e as diferenças entre essa modelo de vendas com os esquemas de pirâmide que existem por aí.

Continue a leitura e mergulhe nessa modalidade de vendas que faz sucesso em diversos negócios do Brasil e do mundo!

Entenda como funciona o Marketing Multinível

Inicialmente, é preciso que se entenda o conceito real do Marketing Multinível (MMN) para, de fato, compreender como funciona esse modelo de vendas.

Assim, o Marketing Multinível consiste numa abordagem de venda direta em que um revendedor tem participação nos lucros obtidos a partir da comercialização de produtos ou serviços mediante uma rede de revendas.

Dessa forma, os vendedores garantem desempenhos cada vez melhores, a partir da sua própria atuação de vendas e podem, inclusive, atrair novos distribuidores para ingressar na empresa.

Na prática, ocorre da seguinte maneira: o revendedor entra em contato com o cliente, de forma online ou presencial, realizando o pitch de vendas como normalmente acontece em qualquer negociação inicial.

Desde o primeiro momento, é essencial que o vendedor realmente acredite no produto/serviço que está comercializando, em vista de alcançar resultados melhores em seu desempenho.

Nesse sentido, o revendedor tende a atuar como uma espécie de gerente de vendas de um determinado grupo ou localidade, assim como funciona na Mary Kay, Herbalife, Avon, dentre outras empresas.

No entanto, existem alguns vendedores dessas grandes marcas que assumem uma postura inconveniente com os clientes e acaba impactando numa má impressão do marketing multinível no mercado em geral.

É nesse ponto que as empresas devem investir em capacitações que promovam o alinhamento na postura e atuação dos revendedores, garantindo o máximo de expertise e qualidade no atendimento aos clientes, proporcionando alta performance nas vendas diretas.

Quais são as vantagens do Marketing Multinível?

Como em quase todos os modelos de marketing, existem vantagens e desvantagens. Por isso, vamos apresentar agora as vantagens do Marketing Multinível para que se compreenda até que ponto ele pode ser favorável aos seus negócios. Veja!

Liberdade de carga horária

Sendo um revendedor, nesse modelo de vendas, uma das incríveis vantagens é ter a liberdade de definir seu horário de trabalho. Assim, a sua jornada é muito mais flexível e pode ser adaptada a outras demandas, caso seja necessário.

É uma boa opção também para quem ainda precisa administrar os trabalhos de casa e com a família, além do tempo de lazer e cuidados médicos.

Nesse modelo, o vendedor atua de forma muito mais autônoma e independente, inclusive na organização financeira das vendas que forem realizadas.

Investimento baixo

Para ser um revendedor no marketing multinível não se faz necessário investimentos altos. Na verdade, é bem diferente do modelo de franquia, por exemplo, em que é preciso investir um valor inicial considerável para começar a empreender dentro das normas da franqueadora em questão.

O MMN possibilita que o vendedor se torne um empreendedor livre e sem muitos gastos.

Escalabilidade

A maior vantagem, então, do marketing multinível acaba sendo a escalabilidade do negócio e você entenderá o porquê a seguir…

Se um revendedor recruta um novo profissional para se tornar distribuidor da marca, esse novo vendedor poderá criar sua própria rede de vendas, criando uma equipe nova para atuar em determinada região e assim por diante.

Por isso, o negócio no MMN é muito mais fácil de escalar, abrindo possibilidades de multiplicar as vendas muito mais rapidamente e aumentando os ganhos dos líderes de recrutamento.

Vale considerar, nesse ponto, que algumas empresas tendem a limitar os lucros de um líder a partir de um nível determinado de vendas, mas isso deve ser alinhado desde o processo de negociação para iniciar os trabalhos como revendedor da marca.

E quais as desvantagens do MMN?

Por outro lado, é preciso encarar também as desvantagens do Marketing Multinível. Confira abaixo!

Resultados a longo prazo

Apesar de toda facilidade para escalar o negócio e de depender de baixos investimentos para dar início aos trabalhos, no marketing multinível os resultados podem ser de longo prazo, principalmente se os vendedores não tiverem expertise no ramo ou estiverem no início da carreira.

Se trabalhar com vendas complexas já é delicado, imagine atrair novos distribuidores para a marca? Por isso, é interessante contar com capacitações e treinamentos que favoreçam o desenvolvimento mais rápido e eficaz dos revendedores.

Portanto, para se obter retorno a partir da criação de rede de revendas pode demandar bastante tempo e muito esforço.

Doutrinação das marcas

Um grande problema enfrentado no marketing multinível é a doutrina empregada pelas empresas diante dos seus vendedores, ocasionando a obstinação desses profissionais que se tornam fechados à outras possibilidades e podem causar conflitos constantes entre concorrentes, por exemplo.

Essa ideia de “verdade absoluta" de uma determinada marca em detrimento a outra pode soar pesado, inclusive para os clientes e é essencial que o revendedor não se aproprie de práticas antiéticas em sua abordagem de convencimento do cliente.

Isso pode abrir espaço para que sejam detectadas mentiras por parte do vendedor, prejudicando a imagem da marca e também do próprio profissional.

Marketing Multinível x Pirâmide

Ao entender o conceito e funcionamento do Marketing Multinível, pode-se desmistificar a ideia de que esse modelo se refere ao esquema de pirâmide, como muitas pessoas acabam associando.

Nesse contexto, é preciso ressaltar que as pirâmides são práticas consideradas ilegais no Brasil exatamente por promoverem algumas ações específicas, como:

  • Os lucros dependem da entrada de novos membros na pirâmide. Assim, quem entra precisa convidar novas pessoas para conseguir ganhar dinheiro com o negócio;
  • Não são comercializados produtos e serviços para quem não faz parte da pirâmide;
  • As pirâmides tem prazo de validade, ou seja, elas vão acabar no determinando momento em que a base parar de conseguir novas pessoas para participarem;
  • Não existem treinamentos e capacitações para os membros das pirâmides e o processo acaba depois de um tempo.

Em todo esse processo de marketing e revenda é essencial contar com a geração de conteúdo de qualidade para recrutar novos vendedores e também fazer a venda direta dos produtos e serviços.

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