Blog Saiba como funciona o marketing sensorial

Saiba como funciona o marketing sensorial

Saiba como funciona o marketing sensorial


O marketing sensorial é uma das estratégias mais utilizadas do mercado, por mais que muitas empresas não saibam disso. Em quase todo mundo, um empreendimento está investindo em alguma solução do tipo para o agrado dos seus clientes.

Mais voltado para os sentidos humanos, essas estratégias são bem-vistas no mercado e costumam ajudar bastante a sua empresa. A construção de uma imagem positiva com os clientes, por exemplo, acaba sendo construída dessa maneira.

E entender como essa relação é construída por meio do marketing sensorial não é algo complicado. No mais, ao compreender como isso é feito, a sua empresa pode começar a fazer um melhor uso desse método de agradar a sua clientela.

No mais, para entender o que é, e como funciona o marketing sensorial, não deixe de ler o artigo a seguir!

O que é essa estratégia de marketing

O marketing sensorial aposta em estratégias que são voltadas aos sentidos do corpo humano, que acabam induzindo os clientes a comprarem algo. Por mais que muitas pessoas não saibam disso, ele é usado a todo instante, por várias empresas.

Por meio dos sentidos, é possível que a empresa crie uma experiência de venda mais agradável para o cliente. Além disso, o empreendedor também pode investir na criação uma identidade baseadas em algum dos sentidos, que são:

  • audição;
  • olfato;
  • paladar;
  • tato;
  • visão.

A ideia central é explorar alguns dos sentidos que tenham ligação com o seu negócio, para ajudar a aumentar o número de vendas. Uma padaria, por exemplo, pode fazer propaganda e criar sua própria identidade com o aroma de seus alimentos.

No mais, ainda é possível criar estratégias que trabalhem os sentidos de maneira harmônica, de acordo com o seu modelo de negócios. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como esses fatores podem e são explorados pelos empreendimentos.

Como os sentidos ajudam nas vendas

No mais, agora que já sabemos o que é marketing sensorial, chegou o momento de entender como ele funciona na prática. Para isso, separamos, por sentido, como eles são e podem ser usados dentro da estratégia de várias empresas diferentes. Confira!

Olfato

Cheiros nos remetem a lembranças, e por isso, o olfato pode ser muito explorado em estratégias de marketing. É por meio dele que os clientes podem saber exatamente qual é o cheiro do pão da padaria X, criando um vínculo com aquele sentido.

Empresas que oferecem alimentos só tendem a ganhar quando investem em aromas para o próprio estabelecimento. Lojas que vendem chocolate, por exemplo, ao adicionarem essência de baunilha no ar, acabam atiçando os clientes a comprarem.

Visão

A visão é extremamente poderosa quando estamos falando de estratégias de marketing. Isso porque, como sabemos, é por meio dela que uma empresa constrói sua identidade visual, e acaba sendo reconhecida por seus clientes e outras pessoas no mercado.

Para entendermos a importância da visão em estratégias de marketing, basta analisarmos um gigante do mercado: a Coca-Cola. A empresa é mundialmente conhecida pelo seu produto, porém, outro fator também chama a atenção de todos: a sua imagem.

O vermelho da Coca-Cola é conhecido em todas as regiões do mundo, tornando-se a identidade da marca. Independente do lugar de onde se vá, essa tonalidade logo é atrelada à empresa, independente das pessoas gostarem da bebida ou não.

Agora pensando na sua empresa, é sempre interessante desenvolver uma paleta de cores para ser a sua. Invista nisso e sempre utilize as mesmas cores, para que os seus clientes associem ela à sua marca sempre que a verem.

Paladar

O marketing sensorial voltado para o paladar é explorado por diferentes tipos de empreendimentos, mesmo que não saibam. Para entendermos isso, basta pensarmos em uma ótica, onde os clientes geralmente precisam esperar até o serviço estar pronto.

Durante esse período de espera, em muitos casos, existem algumas alternativas de bebidas para os clientes. Água, café, sucos, e até mesmo alimentos sólidos são servidos, para tornar aquele momento algo mais descontraído e agradável para o comprador.

Esse momento de espera, que costuma ser desagradável, acaba se tornando um período satisfatório e descontraído para o cliente. Com isso, o paladar foi usado como algo positivo, e que vai te ajudar a transformar a imagem na visão de outras pessoas e empresas.

Audição

A audição é outro sentido muito proveitoso dentro de estratégias de marketing sensorial. Por meio dela, é possível transformar totalmente a experiência do seu cliente dentro da sua loja ou enquanto está indo até ela, por exemplo.

Quando estamos em um elevador, uma música agradável acaba sendo tocada, o que nos ajuda a lidar com aquele momento de maneira mais tranquila. Tudo isso apenas porque uma canção foi colocada ali, para suavizar a ideia de ser transportado em uma caixa de metal.

No mais, não deixe de investir na criação de playlists de músicas para serem tocadas em seu estabelecimento, de acordo com o seu público. Isso claro, se a sua empresa contar com algum tipo de sala de espera ou processo que pode exigir um pouco mais de paciência.

Tato

Pode não parecer, mas o tato é muito usado dentro de diversas estratégias de marketing sensorial. Durante a espera em um consultório, os clientes precisam ficar sentados em uma sala de espera, e a qualidade da cadeira influencia muito na opinião deles, por exemplo.

Se o assento for confortável, e ele só pode perceber isso pelo tato, ele vai enxergar o seu estabelecimento de maneira totalmente diferente. Mesmo que as empresas não saibam, utilizam esse sentido o tempo todo para transformar a experiência dos seus clientes.

Benefícios dessa prática

Agora que já entendemos como funciona o marketing sensorial, também podemos falar um pouco mais sobre seus benefícios. Essa prática conta com uma série de vantagens interessantes para as empresas que fazem bom uso dessa estratégia.

Entre os principais benefícios que essa prática pode trazer para os negócios, podemos citar os seguintes:

  • a empresa cria vínculos com os clientes, por meio da construção de uma identidade que vai além do visual;
  • é possível explorar cada vez mais métodos de tornar a experiência do seu cliente agradável;
  • faz com que o desejo de comprar aumente, e tudo isso sem precisar forçar o cliente a tomar uma ação;
  • ajuda a fidelizar consumidores que estão tentados a ter algo mais personalizado;
  • faz com que a empresa se diferencia de outros concorrentes por meio de diferentes sentidos.

No mais, em um cenário onde cada vez mais a experiência do cliente é importante, investir em soluções de marketing sensorial é essencial. A sua empresa tem muito mais a ganhar dessa maneira do que investindo em algo sem personalidade e genérico.

Criar experiências significativas e agradáveis é muito importante para o sucesso de qualquer estratégia atual. Seja ela digital ou não, a sua empresa precisa começar a pensar em formas de fazer o seu cliente se sentir desejado e especial para o seu negócio.

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