Saiba como o marketing de conteúdo pode otimizar outros setores da sua empresa

O Marketing de Conteúdo surgiu para fazer a sua empresa ser encontrada facilmente, em qualquer meio, pelos seus possíveis clientes. Como vivemos em um mundo cada vez mais digital, adotar essa estratégia se tornou uma obrigação para as organizações. Afinal, a internet hoje tem muito mais audiência do que a TV e o jornal impresso, por exemplo. Mas muito mais do que atrair novos consumidores, o Marketing de Conteúdo também pode ajudar outros setores do seu negócio a prosperar.

Mas, então o que é Marketing de Conteúdo? A gente responde! É uma estratégia baseada na criação de conteúdos relevantes, com a finalidade de atrair e engajar uma audiência específica para gerar negócios. O desafio é produzir, então, materiais de qualidade e que façam sentido para o seu público. 

Além de chamar atenção de quem provavelmente compraria o seu produto, você precisa ajudá-lo. O Marketing de Conteúdo também está relacionado a buscar soluções para os problemas de seus consumidores. Conforme a questão é solucionada (por meio das fases do Funil de Vendas), o cliente entende melhor do que ele precisa e escolhe a marca que ele deseja.

Com a Internet, as pessoas têm o poder de decidir o que querem consumir e quando vão fazer isso. Dessa forma, a empresa que souber se expor melhor (e se destacar em um mar de opções) vai sair ganhando. 

Mas não pense que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia recente! É claro que com os avanços tecnológicos as formas de fazer conteúdo melhoraram bastante. Hoje, é mais fácil produzir um material. Existem muitos programas de edição e criação. A divulgação também ficou muito mais fácil: as redes sociais fazem parte da nossa rotina desde o momento em que acordamos. Isso sem falar na automação, que dispara conteúdo e ainda gera relatórios completos.

No entanto, existiam campanhas offline também para televisão, revistas, jornais, etc. Existem até hoje, na verdade! Basta entender onde o seu público está.

Como o Marketing de Conteúdo pode otimizar outros setores

As organizações funcionam como um organismo. E para que tudo ocorra bem, são necessários esforço e suor de todos. Assim, os setores de uma empresa devem ser integrados e trabalhar em conjunto por um bem maior: o sucesso corporativo.

O Marketing, então, não trabalha sozinho. Não tem como separar essa equipe do resto do time. Listamos abaixo outros setores que são otimizados pela adoção da estratégia de  Marketing de Conteúdo. 

Comercial

O setor Comercial (ou de Vendas) talvez seja o mais impactado pelo trabalho da equipe de marketing e pelas estratégias de Marketing de Conteúdo. Algumas empresas costumam juntar os dois setores, apesar de cada profissional ter uma responsabilidade diferente.

O Marketing de Conteúdo é uma ajuda valiosa para o time de vendas, porque é capaz de gerar e qualificar leads. Essa classificação é feita por meio do Funil de Vendas e suas etapas. Primeiro, no topo do funil, é preciso focar em resolver os problemas dos clientes, como já falamos acima. Neste momento, não se fala de marca, mas é o início da jornada de compra.

Em seguida, no meio do funil, a marca já se conecta com a solução do problema. Por fim, no fundo do funil, onde estão os leads qualificados para compra, você pode falar de si. Essa é a hora da decisão de compra, ou seja, o momento para vender o seu peixe.

As estratégias do Funil de Vendas fazem parte do dia a dia do Marketing. Ele serve para que a empresa entregue um conteúdo bom para as pessoas certas, no momento certo. Dessa forma, consegue gerar bons leads.

Esses clientes em momento de decisão de compra são encaminhados para a equipe do comercial. A seleção, quando bem feita, torna o trabalho do setor mais direto, sem “achismos”.

O time de vendas ainda é otimizado quando age de forma rápida e eficiente, porque gera fidelização. Cliente satisfeito volta.

Financeiro

A partir do momento em que a sua empresa produz conteúdo pensando na sua persona (desenho fictício - baseado em dados da empresa sobre o comportamento e perfil de seus consumidores - daquele que seria o seu cliente ideal), os seus recursos têm um direcionamento. Há menos desperdício de dinheiro em campanhas que poderiam não ser bem-sucedidas. 

Afinal, não adianta tentar convencer quem não é seu público-alvo. Faça uma campanha mais direcionada e atinja seu cliente certo. Isso poupará tempo e dinheiro. Marketing de Conteúdo é investimento. Fazer ação errada é gasto.

Outro benefício do Marketing de Conteúdo para a equipe financeira da sua empresa é diminuir o Custo para Aquisição de Clientes (CAC). Atrair consumidores tem um custo para a empresa, mas ele pode ser diluído. Afinal, o Marketing de Conteúdo direciona material para várias pessoas (mas elas fazem parte de um grupo seleto com as mesmas características naquele momento). 

Setor de Apoio ao Cliente

Seja qual for o tamanho da sua empresa, os seus clientes terão dúvidas sobre o seu serviço ou seu produto. A equipe de atendimento ao consumidor pode otimizar o trabalho com a ajuda do Marketing de Conteúdo. 

Isso só é possível porque eles já saberão as principais questões e como respondê-las. O conteúdo com as soluções será desenvolvido no formato mais adequado e distribuído nos melhores canais. Tudo isso com base em resultados de pesquisa de marketing.

Administrativo/Recursos Humanos

O Marketing de Conteúdo não serve apenas para atrair novos clientes. Ele pode ajudá-lo  a conseguir um bom público interno (os colaboradores da sua empresa). 

O objetivo dos profissionais da área de Recursos Humanos também é engajar as pessoas: seja para manter seus funcionários em harmonia com a empresa, seja para despertar o interesse de outras pessoas a fazer parte do time.

Algumas empresas usam seus canais (redes sociais, newsletter, e-mail marketing) para divulgar o seu dia a dia de trabalho e as vantagens de ser um deles. Dessa forma, as pessoas que estão buscando emprego ou reconsiderando a sua posição atual ficam motivadas a trabalhar lá. 

É claro que esse conteúdo é voltado para um nicho muito específico e que não envolve vendas e lucros, mas essa é só mais uma vantagem do Marketing de Conteúdo.

A produção de conteúdo estratégico está crescendo no mundo corporativo. A integração dela com os outros setores pode ser um processo longo. Dê um passo de cada vez para implementar o Marketing de Conteúdo em vários setores da sua empresa. 

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