Saiba como produzir conteúdo para link building

O link building é uma estratégia essencial de um blog, mas também é a mais complexa tarefa do SEO. Responsável por adquirir links externos de qualidade para potencializar a página no ranqueamento do Google e aprimorar seus links internos, através dele é organizado o branding da marca. 

Se vários sites com relevância na web possuem links direcionados para um específico, isso indica que lá há conteúdo de qualidade, referencial, agindo como uma avaliação positiva para sua audiência. Produzir e oferecer um conteúdo de qualidade é a principal parte de um canal de comunicação e sua própria razão de ser. 


A construção de um link building

Para entender melhor o link building e a necessidade de bons conteúdos, é preciso falar sobre o Google. O maior e mais visitado site do mundo, o Google, possui trilhões de sites em sua base de dados que publicam milhões de conteúdos diários e disputam acirradamente as primeiras colocações na pesquisa por palavra-chave. 

Hoje, o consumidor busca se informar sobre o produto e serviço antes de adquiri-lo. E o Google é o centro de referência dos internautas, que o utilizam para se informar sobre os mais variados assuntos. Ao inserir uma palavra-chave sobre o assunto que deseja abordar, são listadas páginas selecionadas pelos algoritmos da plataforma, consideradas as mais relevantes ao tema. 

A grande maioria dos usuários que fazem pesquisas no Google checa as primeiras posições e sai satisfeita, sem precisar avançar para outros links. Esse hábito torna as primeiras três posições 75% mais visitadas que as outras, cuja conversão de visitante para cliente passa de 50%. Um número muito importante para o marketing digital, que vê nessa conquista dos primeiros lugares uma vitória em prol de resultados. 

Mas, com a quantidade de sites, blogs e páginas presentes no Google, chegar a esse patamar requer muito trabalho e foco. Não basta ter um site e acreditar que naturalmente ele será ranqueado e atrairá os clientes desejados. Para ter sucesso na plataforma, o marketing digital destaca duas de suas mais importantes técnicas: o marketing de conteúdo e o SEO. 

O SEO é a otimização do site para torná-lo mais assertivo possível diante dos algoritmos do Google. São mais de 300 itens avaliados por eles, que vão atribuindo valores a serem pontuados para a ordem de posicionamento da pesquisa por palavra-chave. Com suas técnicas, experiência profissional e expertise, o SEO ajuda a criar link building para alavancar a página. 

Tudo isso porque os algoritmos do Google tratam os links como votos, dando pontuações consideradas elevadas principalmente para os links externos vindos de sites relevantes. No começo do ranqueamento do Google, os links eram as únicas formas de posicionar o site, mas logo outros fatores foram incluídos. Há mitos de que o Google tem diminuído a ênfase dada aos links em seu ranqueamento, mas na prática ele aprimorou os algoritmos para uma avaliação mais qualitativa e justa sobre eles.

O link building tem uma função estratégica importantíssima por conseguir backlinks. Os backlinks são links inseridos em outros sites, como referências, citações e fontes dos seus conteúdos, de forma espontânea. A consequência é acentuar a autoridade do domínio e especialização sobre o conteúdo, principalmente quando estão presentes em sites relevantes e bem cotados no ranqueamento do Google. 

Os links internos também fazem parte do link building - são aqueles que encaminham o visitante para outras páginas do próprio site. Nem todos os links internos possuem a qualidade desejada e com uma estrutura longa, cheia de códigos e difícil de identificação pelo Google. É função do link building reorganizar sua arquitetura para que se tornem mais objetivos, limpos e adequados às pesquisas. 


A relevância do conteúdo para o link building

Até pouco tempo, o link building tinha um foco maior na quantidade do que na qualidade. Ele acreditava que ter muitos links externos indicariam uma explosão de referências digitais. Mas, com o aprimoramento dos algoritmos do Google, o excesso de links pode prejudicar a avaliação e, em casos mais graves, sofrer sanções da plataforma. 

O foco hoje é ter links externos de sites relevantes, que sejam referência em sua área e reconhecem que o conteúdo apresentado no seu site é de qualidade. É como ter a indicação de um mestre, alguém com uma posição idônea na sociedade e cujo elogio serve como abertura de portas. Para o ambiente digital, ser citado em um conteúdo importante é sinônimo de sucesso. É claro que ter uma grande quantidade de links externos em sites de referência é o desejado, mas é mais importante ter poucos ótimos do que muitos insignificantes. 

O principal desafio para um link building de excelência é produzir conteúdos adequados a ele. Os sites de elevada reputação não se furtam em linkar conteúdos de outros sites que eles consideram uma referência sobre o assunto desenvolvido. Essa visibilidade ajuda a atrair mais visitantes, amplia a sua boa reputação e dá melhores posicionamentos nas buscas. 

Mesmo que as estratégias de SEO e link building sejam focadas em técnicas para robôs de mecanismos de busca, os conteúdos devem ser criados para as pessoas e não para os algoritmos. De nada adianta toda atenção para a busca de backlinks se o produto que os atrai não é tão adequado assim. 

Todos os algoritmos e ferramentas do Google têm como única missão tornar a experiência do usuário plenamente satisfatória, levando a ele o que precisa para ficar satisfeito. Se o usuário deseja uma informação sobre um assunto específico, cabe à plataforma oferecer a ele uma boa quantidade de opções, identificadas como de qualidade. E por esse motivo o Google tem tamanha autoridade dentre os gigantes da web, já que não mede esforços para listar sites cujo conjunto seja relevante. 

Dessa forma, a principal estratégia para link building é saber criar e promover conteúdos que realmente distingue o seu site dos outros. E não basta ter apenas alguns excelentes e outros mediados, assim como publicá-los eventualmente. Como regras básicas de link building, é fundamental que o conjunto de conteúdos publicados seja de alta qualidade e publicado diariamente, criando uma rotina para os usuários e mantendo uma constante avaliação dos algoritmos. 

Um site de alta relevância só atrela sua imagem a outro se houver a certeza da qualidade e idoneidade da publicação. Reputação não se constrói de um dia para o outro e exige tempo, paciência, pesquisas intensas e constantes, foco, inovação e seriedade ao trabalho disponível na web. Enquanto o leitor for prioridade ao ser atendido plenamente em sua demanda, a atenção se voltará para que seu site ganhe projeção e reconhecimento. 

Como vimos, o link building é uma estratégia importantíssima do SEO e do marketing de conteúdo, cuja definição é ampla e capaz de trazer excelentes resultados. No entanto, de nada adianta investir no link building sem ter um conteúdo de qualidade. Por isso, conte com a RedaWeb, agência de marketing de conteúdo, para alavancar suas vendas. Entre em contato pelo site ou ligue 0800 750 5564 para conhecer nossos planos!