Saiba como produzir um post exemplar em 2 horas

Ter um blog é uma das ferramentas mais imprescindíveis para o seu marketing de conteúdo trazer resultados concretos para o seu negócio. Afinal, é a partir dessa estratégia que você será encontrado com maior facilidade no Google, construirá reputação perante o seu público e aumentará sua capacidade de gerar resultados permanentes. Porém, é muito comum surgir um obstáculo que invariavelmente limita o alcance da sua estratégia: o tempo.

Como dizem por aí, tempo é dinheiro. E dada a nossa rotina cada vez mais atribulada, torna-se difícil sobrar tempo para se dedicar integralmente à produção de conteúdo para o seu blog.

Obviamente, ninguém quer fazer nada rápido apenas para ter um conteúdo superficial no blog, sem que esse post gere um valor relevante para a sua audiência. O que talvez você não saiba é que produzir um post exemplar para o seu blog, em média, não deve levar mais do que duas horas.

Parece um desafio e tanto, não? 120 minutos não apenas para produzir um conteúdo relevante, mas que seja suficientemente otimizado para melhorar o seu ranqueamento no Google. Quer entender como isso é possível? Nós vamos te ensinar a partir de agora!


Planejamento do post - 30 minutos

Um blog post com potencial de conversão depende essencialmente de um bom planejamento. É ele que direcionará o objetivo da sua postagem e a própria estruturação do texto.

Divida o seu planejamento em:

Pesquisa do tema

Se você está acostumado a fazer blog posts, deve concordar que a primeira coisa na qual pensamos antes de produzir conteúdo é sobre o que o texto vai falar. Portanto, é provável que, quando for escrever um texto, já saberá sobre o que falar.

Contudo, mesmo se tratando de um assunto que tenha propriedade, é ideal que você separe um tempo para pesquisar sobre o assunto, seja sobre o tema em si ou sobre dados que possam fundamentar as suas ideias.

É importante destacar que uma boa pesquisa também considera entender quais são as principais dores do seu cliente, ou seja, sobre o que ele está interessado em ler. Sugerimos que este processo seja feito em 20 minutos. 

Objetivo do post

Sabemos que o marketing de conteúdo não necessariamente é utilizado só para aumentar suas vendas.

Por isso, é possível que tenha outro objetivo específico: talvez você queira se consolidar como autoridade naquele assunto, queira figurar na primeira página do Google a partir de uma palavra-chave ou, ainda, simplesmente entreter a sua audiência.

Seja qual for a sua escolha, todo post precisa de um objetivo específico. Defina-o em, no máximo, cinco minutos.

Título do post

Definir um título para o seu post pode ser uma estratégia traiçoeira. Afinal, ele não apenas deve chamar a atenção da sua audiência logo de cara, como também precisa favorecer um bom ranqueamento nos sites de busca.

Faça um bom brainstorm de possíveis títulos e escolha aquele que estiver mais adequado à sua estratégia. Novamente, isto não deve durar mais do que cinco minutos.


Desenvolvimento do post - 60 minutos

Agora que você já estudou sobre o tema, definiu o objetivo e até o título da sua postagem, o desenvolvimento do artigo em si será uma consequência natural.

Antes que você coloque a mão na massa, indicamos que separe pelo menos dez minutos para pensar nos tópicos do seu post.

Os tópicos são o desdobramento do assunto abordado, e eles normalmente se refletem nos chamados intertítulos. Os intertítulos ajudam a “quebrar” o texto e facilitam o entendimento do leitor, proporcionando uma experiência prazerosa. De quebra, eles também são essenciais para um melhor ranqueamento no Google.

Os outros 50 minutos são dedicados ao conteúdo em si. Mas, atenção: você não deve ter nenhuma distração durante este período. Foque unicamente no texto e escreva de forma contínua, sem muitas pausas, para que nenhuma ideia se perca pelo caminho.

Você verá na prática que um planejamento prévio é fundamental para a otimização da sua escrita. Desta forma, você será capaz de produzir um artigo organizado e atrativo sem se desesperar com o tempo.


Revisão e SEO - 30 minutos

Agora que você redigiu o seu post, é hora de publicar e correr para o abraço, certo? Calma, não é bem assim!

Este é o momento em que você dedicará a última meia hora do seu planejamento apenas para a revisão do seu artigo. Acredite, este é um processo fundamental para que você entregue um artigo de qualidade. É na revisão que você identificará algum erro de ortografia, alguma informação importante que esqueceu de mencionar ou mesmo colocará um insight que surgiu de última hora.

Além disso, este tempo também é indispensável para melhorar a estratégia SEO do seu texto. Como dissemos no início do artigo, de nada adianta escrever textos fantásticos sem que você seja visto. É para isso que a otimização serve: aumentar o seu alcance.

Portanto, pelo menos 15 dos 30 minutos devem ser dedicados à estratégia de otimização para ferramentas de busca. Uma delas é a utilização de links internos que direcionam para páginas do seu próprio domínio e links externos que levam a outros sites, para incrementar o seu texto. Obviamente, essa estratégia deve respeitar uma relevância para que você de fato entregue um conteúdo de valor.

A escolha das mídias a serem exibidas no seu blog post, como imagens e vídeos, também estão incorporadas a este processo. Sim, elas também são fundamentais para melhorar o seu ranqueamento, além da própria experiência do leitor.


Evolução gradativa

Se você acha que não será capaz de respeitar este processo em duas horas, fique tranquilo. No começo, pode ser um pouquinho mais difícil, especialmente se você não tiver uma experiência relevante na produção de blog posts.

Todavia, verá que, à medida que você se disciplinar e produzir postagens com frequência, este processo será tão automático que você será capaz de produzir um post exemplar em duas horas. Assim, você não comprometerá as suas outras obrigações ao longo do dia e ainda conseguirá manter um blog ativo e que contribua para o sucesso da sua estratégia de marketing digital, seja ela qual for. Que tal colocar em prática e ver os resultados no seu negócio?

Viu como fazer um post exemplar demanda menos energia do que você imagina? Mas se o tempo ainda é um problema para você, fique tranquilo: a RedaWeb é a parceira certa para você publicar conteúdo de qualidade no seu blog sem que você demande nenhum esforço no processo de produção. Acesse nosso site para mais informações ou ligue para 0800 750 5564 para assinar um dos nossos planos de produção de conteúdo.