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Saiba o que é autoridade de página

Duas mulheres trabalhando no site  da empresa

Cada vez mais importante, o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca depende da avaliação de métricas pelo algoritmo que define a posição de ranqueamento, e uma delas é a autoridade de página. 


A métrica de autoridade de página visa a análise da relevância do conteúdo publicado, garantindo que seja oferecido o melhor material para o usuário que utiliza os mecanismos de busca.


Está é um dos principais pontos de análise SEO de um negócio na internet e é muito importante para que todas as ações da estratégia de marketing digital da sua marca sejam bem sucedidas.


Neste artigo vamos explicar sua definição e como melhorar a performance. Boa leitura!


Diferença entre a autoridade de domínio e de página


A autoridade de domínio refere-se a reputação do site da sua empresa em geral, ou seja, sua relevância para o usuário. O Google prefere domínios que possuam alguma autoridade consolidada.


Portanto, o Google tem a tendência de compartilhar o conteúdo de um site se este possuir uma reputação positiva. Isso facilita o ranqueamento de conteúdos, principalmente quando o algoritmo não possui informações para avaliar a autoridade e qualidade da página especifica onde o conteúdo está.


Esta é uma ocorrência frequente com publicações de valor efêmero, como as notícias, pois o algoritmo tem poucos dados para verificar a relevância da página.


Logo, neste caso ele prefere entregar o conteúdo de um site com autoridade mesmo que a página seja menos relevante.


Ou seja, a autoridade de domínio é essencial para blogs e sites que compartilham conteúdo efêmero como notícias e análises de eventos, por exemplo.


Em contrapartida, a autoridade de página é importante principalmente para otimização da publicação de conteúdos perenes, ou seja, que não perde seu valor de informação com o tempo. É primordial ter autoridade de página para o bom posicionamento nos resultados de pesquisas no Google.


O que é Autoridade de Página?


A autoridade de página é a classificação da reputação de uma página específica de um site. Basicamente os pontos que determinam a autoridade de uma página são:


  • Número de backlinks; 
  • Qualidade dos backlinks; 
  • Número e frequência de menções que a página teve; 
  • Qualidade do conteúdo; 
  • Autoridade do domínio, transferida para a página. 


Os backlinks, criados quando outro domínio usa seu conteúdo como base e coloca o link da sua página como fonte, possuem um papel importante no crescimento da autoridade tanto da usa página, quanto do seu domínio.


Porém, o ponto mais importante para melhorar a autoridade de página e garantir um bom posicionamento é ter conteúdo relevante e de alta qualidade.


Ou seja, oferecer o melhor resultado para a palavra-chave pesquisada. Sendo assim, sem um bom conteúdo não há estratégia de SEO que possa ter sucesso.


Leia também: Ferramentas essenciais para análise de conteúdo


7 dicas para melhorar a autoridade de página


As estratégias de SEO para melhorar a autoridade de página devem ser pensadas em conjunto com as estratégias de autoridade de domínio.


Porém, é possível tomar algumas atitudes para fortalecer a autoridade e melhorar o ranqueamento das páginas do seu site confira.


1. Minimizar a ocorrência de spam 


O uso de mensagens spam, ou seja, enviar ou postar publicidade em massa prejudica a qualidade do conteúdo da sua página e não contribui para a melhora da autoridade podendo inclusive ser um ponto negativo na avaliação do algoritmo.


2. Montar uma estratégia assertiva de links externos e internos 


É essencial ter links internos e externos nos seus conteúdos sempre visando em contribuir para experiência do usuário.


Dê os devidos créditos às fontes externas, para complementar as informações com outros artigos do seu site e para facilitar a navegação.


Isso auxilia a imersão do usuário no site da sua empresa, desde que o link agregue valor e seja confiável. Por esta razão são usados como critério de avaliação para definir a autoridade de página.


3. Elaborar as palavras-chave com cuidado 


Para que seu conteúdo se torne detectável pelos mecanismos de buscas, a definição da palavra-chave que vai direcionar a criação do conteúdo da página é o ponto central.


Devem-se definir corretamente os termos e produzir um conteúdo coerente com ele, além de ser necessário que os links internos sejam coerentes com elas para contribuir com a qualificação do conteúdo.


Quanto mais afinidade com as palavras-chave seu conteúdo tiver, maior a autoridade de página e melhor será o ranqueamento nos mecanismos de buscas.


4. Use as redes sociais para melhorar a autoridade


O engajamento nas redes sociais é uma ótima maneira de auxiliar na construção da autoridade do seu domínio e consequentemente da sua página.


Linkar um conteúdo as redes sociais aumenta a interação com ele e, assim, mostra ao algoritmo que é de qualidade.


Portanto, crie compartilhamentos de conteúdos com suas principais redes sociais, sem esquecer de que trabalhar corretamente a estratégia das redes sociais também é importante para complementar o plano de marketing digital da sua marca.


5. Site responsivo para vários formatos de visualização 


Outro fator que contribui para a autoridade de domínio e, consequentemente, para a autoridade de página é tornar o site adaptável a qualquer dispositivo. 


Isso é uma exigência crescente tanto do algoritmo dos mecanismos de busca quanto dos próprios usuários de internet, já que um site que não é responsivo além de ter sua classificação prejudicada pode perder visitantes por não ser fluído em dispositivos móveis.


6. Velocidade de carregamento da página


Páginas que demoram a carregar possuem uma taxa de rejeição muito alta, logo perdem autoridade tanto no domínio, quanto na própria pagina – e isso pode ser fatal.


Por isso, analise os elementos que estão nas páginas do seu site, como fotos e vídeos, para garantir que elas carreguem rapidamente, e, assim, o usuário não desista e procure outro resultado listado na pesquisa.


7. Publique conteúdo de alta qualidade


O Google se aperfeiçoa cada vez mais para que a relevância do conteúdo seja o principal critério de ranqueamento no seu mecanismo de busca.


Sendo assim, o objetivo de uma empresa que quer sucesso no meio digital, elevando a autoridade de página e domínio, deve ser criar conteúdos de qualidade e ricos em informações úteis aos usuários.


Em SEO para alcançar a excelência e ser bem posicionado, a principal prioridade da sua estratégia deve ser otimizar as páginas do seu site para melhorar o desempenho orgânico.


Além de aplicar as técnicas de SEO, é necessário agregar valor em suas páginas, por isso invista em conteúdo direcionado para web que seja bem feito e relevante.


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