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Saiba o que é marketing local

imagem com ícones de pessoas e de localização

As ações de marketing são essenciais para qualquer empresa ou profissional, pois é por meio destas ações que sua marca pode se tornar mais conhecida, de forma que mais pessoas se interessem em comprar os seus produtos ou serviços. No entanto, o marketing é um departamento com diversos conceitos distintos, os quais permitem ações diferenciadas de acordo com o seu objetivo comercial.


Entre estes conceitos, um dos mais importantes, especialmente para as empresas menores, ou que ainda buscam se estabelecer em seu segmento é o marketing local. Como o próprio nome deste conceito deixa explícito, estas são ações de marketing muito mais voltadas para o local em que a sua empresa está presente.


Assim, o objetivo principal do marketing local é fazer  as pessoas mais próximas de você passarem a conhecer o seu negócio, de forma que possam fazer as suas compras com maior facilidade. Desta maneira, o crescimento de seu negócio se dá a partir do atendimento à sua região, para que somente no futuro se considere a possibilidade de expandir este alcance, de acordo com a realidade de seu empreendimento.


Saiba como aplicar o marketing local em seu negócio


Com o conhecimento de que o marketing local é um conceito de publicidade voltada para a região em que o seu negócio está inserido, é possível passar a buscar estratégias que permitam a aplicação de suas ações. Ou seja, maneiras de divulgar o seu negócio para atingir as pessoas de sua região e que compõem o seu público-alvo.


Um erro bastante comum de empreendedores que possuem um primeiro contato com o marketing local é confundir este conceito com o marketing tradicional. Ou seja, propagandas apenas em espaços físicos, como em outdoors, ou com o uso de materiais impressos, como panfletos, ou até mesmo comerciais em redes de televisão locais.


Porém, o marketing local se diferencia do marketing tradicional justamente pela possibilidade de uso de ferramentas tecnológicas, como as ações de marketing na internet. Não é apenas por ser uma estratégia voltada para a sua região, que o marketing local não pode ser feito por meio de sites, blogs, redes sociais ou páginas de busca, por exemplo.


Assim, a internet é uma ferramenta essencial para um marketing local mais bem executado, especialmente com a criação de blog e site de sua empresa, para que as pessoas possam buscar pelas informações a seu respeito nesta página. As redes sociais são outra ferramenta importante, pois muitas pessoas buscam nestas plataformas os locais mais próximos em que podem comprar, além de seguir suas publicações e consumir o conteúdo postado nestas páginas.


Além disso, é possível utilizar algumas ferramentas oferecidas pelo Google para o alcance de pessoas em sua região, como o Google Meu Negócio, por exemplo. Com essa ferramenta, você poderá cadastrar as informações de seu estabelecimento, e todas as vezes em que pessoas próximas a você buscarem por temas relacionados a seu segmento, todas as informações de sua empresa já serão disponibilizadas com destaque.


O Google Ads, ou a plataforma de propagandas e anúncios do Google é outra ferramenta que pode beneficiar o seu marketing local, pois permite a segmentação do seu anúncio. Isso significa que, de acordo com a sua escolha, apenas pessoas de sua região receberão estes anúncios ao navegarem na internet, de forma que seu negócio seja mais conhecido regionalmente.


Os benefícios do marketing local


Além de saber como colocar em prática o marketing local, é importante saber quais são os benefícios que esse tipo de ação pode proporcionar para o seu negócio. Desse modo, é possível comparar com outros tipos de ações de marketing e saber, na prática, porque o marketing local é a melhor alternativa para o seu negócio.


Assim, confira a seguir quais são as principais vantagens que o seu negócio pode ter ao utilizar o marketing local:


- Melhor aproveitamento de seu investimento


O marketing tradicional, que é muito confundido com o marketing local, não permite que se tenha, por exemplo, um acompanhamento de seus resultados, de forma que parte de seu investimento pode não render o retorno esperado. Diferentemente, com o marketing local, o aproveitamento de seu dinheiro é completo, uma vez que todas as suas ações são segmentadas, mesmo aquelas realizadas pela internet.


Ou seja, você não gastará dinheiro para divulgar a sua empresa para pessoas que não estão próximas ao seu negócio e que têm chances remotíssimas de se tornarem seus clientes. Diferentemente, há a certeza de atingir apenas as pessoas mais próximas com as suas ações, com um melhor custo-benefício desta estratégia.


- Resultados rápidos


Em geral, as empresas que optam pelo marketing local são aquelas que não possuem uma grande estrutura, e passam por um processo de crescimento e sedimentação em seu segmento. Desta forma, estas empresas precisam de resultados rápidos, especialmente no aumento de suas vendas, para que possam se manter e começar a crescer em sua região.


Com o marketing local, estes resultados tendem a ser muito mais rápidos, pois a divulgação de seus produtos e serviços acontece de maneira direta, para as pessoas que estão ao seu redor. Assim, estas pessoas podem fazer as suas compras de maneira imediata, com o retorno mais rápido de seu investimento, diferentemente de estratégias diferentes, de longo prazo, por exemplo.


- Destaque com relação à sua concorrência


Não é difícil que existam empresas concorrentes em uma mesma região, o que faz com que disputem a atenção e preferência dos consumidores locais. Para que haja este destaque, é preciso fugir do comum e buscar maneiras de colocar a sua marca mais próxima às pessoas de sua região.


Com o marketing local isso é algo muito mais facilitado, pois a sua empresa conquista um destaque muito maior, inclusive com a presença de anúncios na internet que chegam até os seus consumidores, além das informações mais completas sobre seus produtos e serviços que isso proporciona.


Agora que você conhece melhor o que é o marketing local, como colocá-lo em prática, bem como os benefícios deste conceito de marketing, avalie começar a utilizar estratégias deste tipo em sua empresa, para que possa conquistar mais clientes que estejam próximos a você.


Porém, lembre-se sempre de que um bom marketing local deve ser sustentado por uma página na internet, como um blog, por exemplo, que tenha conteúdos de qualidade e informações relevantes para seus clientes. Isso é o que faz o seu negócio ter uma avaliação muito melhor por parte de seu público-alvo e conquiste mais clientes.


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