Blog Saiba o que você não deve fazer na hora de produzir conteúdos para web

Saiba o que você não deve fazer na hora de produzir conteúdos para web

Saiba o que você não deve fazer na hora de produzir conteúdos para web

Produzir conteúdos para a internet se tornou algo essencial para profissionais e empresas, pois é por meio da web que se consegue atingir praticamente todo o seu público, uma vez que grande parte do público está conectado.

Essa importância fez também aumentar o número de conteúdos criados para a web, com uma concorrência muito grande para atrair as pessoas que formam o seu público-alvo, tendo em vista que podem escolher entre centenas de conteúdos postados todos os dias. 

Assim, contar com um conteúdo bem elaborado, de qualidade e que seja ao mesmo tempo relevante e atrativo para o seu público é fundamental para o sucesso de suas páginas, sejam elas pessoais, de profissionais autônomos ou de empresas, pois todas têm o mesmo objetivo: conquistar a atenção do maior número possível de pessoas.

Dessa forma, os erros na produção de conteúdo para a web passaram a ter um peso ainda maior, pois podem ser o diferencial que leva as pessoas a escolherem conteúdos de seus concorrentes em vez dos seus. Isso é essencial para identificar os seus erros na produção de conteúdo e corrigi-los antes que gerem um prejuízo ainda maior.


O que não fazer ao produzir conteúdos para a web?

Confira, a seguir, alguns dos principais erros na produção de conteúdo para a web e saiba o que fazer para que seus conteúdos sejam muito melhores e você possa obter bons resultados em suas estratégias de marketing de conteúdo:


1 – Deixar de ter uma persona para representar seu público-alvo

Um dos maiores desafios na produção de conteúdo para a web é conseguir se colocar no lugar do público que vai consumir esse conteúdo, pois somente assim será possível criar algo que atenda às suas expectativas e necessidades e se torne algo relevante para ser consumido.

É mais fácil de conseguir isso com a criação de personas que representem o seu público-alvo, pois estes permitem que você tenha um melhor conhecimento sobre o comportamento de seu público. Sendo assim, é possível identificar quais são as suas necessidades, os seus interesses e o que esperam ver em um conteúdo na web, podendo, dessa forma, prender sua atenção. Se você optar por não criar uma persona, seu conteúdo terá muito menos chances de sucesso, justamente por não conseguir captar esses pontos de vista de seu público.


2 – Não verificar suas fontes

Para que se possa produzir conteúdo para a web é muito importante buscar por fontes nas quais basear as informações desse conteúdo, para que tenha, assim, melhores informações e seja mais relevante para o público.

No entanto, é importante checar sempre as informações obtidas em suas fontes, pois a internet ainda possui muitas informações incorretas ou desatualizadas que, se inseridas em seu conteúdo, podem abalar completamente a qualidade do material, assim como a credibilidade do público em você como produtor de conteúdo.

Comparar diferentes fontes, buscar por órgãos oficiais como fontes de informações e outros cuidados semelhantes são cuidados que podem elevar a qualidade de seu conteúdo e contribuir para melhores resultados.


3 – Não utilizar links internos 

Todo o conteúdo postado em uma página da internet faz parte de uma estratégia para obter visualizações e, assim, permitir que sites, profissionais ou empresas conquistem espaço em seu segmento, com a atração de público e uma consolidação como referência em sua área de atuação.

No entanto, esse tipo de objetivo não é conquistado com um único conteúdo, é preciso ter uma estratégia, um trabalho linear e a consolidação de um bom número de visitas em todos os seus conteúdos. Uma maneira de fazer isso é por meio dos links internos, que redirecionam seu leitor para outros conteúdos publicados em sua página, blog ou site.

Não utilizar links internos em seu trabalho pode resultar em uma grande oscilação de visualizações, conteúdos com alcance muito baixo e resultados menos expressivos de seu trabalho. Isso, com certeza, causará um impacto negativo em toda a sua estratégia e comprometerá o seu sucesso como produtor de conteúdo para a web.


4 – Produzir conteúdo de difícil leitura 

Algo comum a praticamente todas as pessoas na internet é a busca por conteúdos que sejam fáceis de ler e compreender, pois a internet é muito dinâmica, e conteúdos de difícil leitura exigem um tempo maior de concentração. Um conteúdo muito complexo e rebuscado levará muitas pessoas a desistir de seu conteúdo.

Se você produzir um conteúdo cuja a leitura seja difícil para o público, suas chances de sucesso estarão muito mais limitadas, pois será grande o número de acessos sem que os leitores consumam todo o conteúdo. Isso significa um trabalho pouco eficiente, que não vai gerar resultados positivos e isso vai diminuir a sua credibilidade como produtor de conteúdo para a web.

No entanto, é importante entender que um conteúdo de fácil leitura não é o mesmo que um conteúdo raso, pois isso também pode comprometer seu trabalho. O ideal é que seu conteúdo reúna boas informações, aprofunde-se no tema, seja claro e conciso, mas tenha uma linguagem confortável para o público. Isso resultará em uma leitura agradável e altamente informativa, o que eleva a qualidade de seu trabalho e a sua credibilidade como produtor de conteúdo para a web.


5 – Elaborar títulos pouco atraentes

Um conteúdo começa por seu título, pois este é o primeiro contato que o público terá com seu material. Ou seja, o título deve ser altamente atraente, despertar curiosidade e chamar as pessoas a conhecerem seu conteúdo.

Dedique um tempo especial para elaborar títulos que sejam atrativos e façam as pessoas se interessarem pelo seu conteúdo e seu trabalho, pois isso aumentará em muito o número de visualizações, pois um bom título instiga a curiosidade, tenha certeza! Já um ruim comprometerá de forma muito séria o seu trabalho.

Sendo assim, é essencial ter sempre um cuidado com o título. Ele deve ser elaborado de forma simples e chamativa para o público, mas sem que se perca a criatividade, pois é um elemento essencial para diferenciar o seu conteúdo daqueles produzidos por seus concorrentes, que buscam atingir o mesmo público-alvo.

Para garantir que as suas páginas, sites e blogs tenham sempre o melhor conteúdo, com atratividade, relevância e qualidade, entre em contato com a RedaWeb por meio do site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo e escolha aquele que melhor se ajusta às suas necessidades e a seus objetivos com o compartilhamento de conteúdo na web!

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