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Saiba quais pontos analisar ao fazer a avaliação dos concorrentes

Saiba quais pontos analisar ao fazer a avaliação dos concorrentes

Toda pessoa que possui um negócio sabe o quanto é importante conhecer sua concorrência, afinal, dessa forma é possível garantir meios de se destacar no mercado e se manter pelo menos em um nível de equivalência aos demais.

Uma avaliação da concorrência é a base para que esse processo de conhecimento tenha o sucesso devido, e para que ela aconteça de uma forma efetiva é necessário considerar determinados aspectos e seguir alguns passos.

Se você pretende abrir o seu negócio ou já possui um, mas gostaria de conhecer melhor sua concorrência, acompanhe esse artigo onde você irá saber exatamente o que precisa fazer e considerar.

Defina sua concorrência

Antes de começar a conhecer melhor seus concorrentes, você precisa definir bem quem são eles e onde estão. E para chegar a essa conclusão, você tem que considerar quais são as empresas e marcas que atendem o mesmo público-alvo que você, dentro do mesmo nicho que sua empresa.

É importante considerar que essa análise não pode ser baseada apenas no tipo de produto ou serviço que você oferece, concluindo que sua concorrência são as empresas que ofertam o mesmo que você. O cliente ao qual você atende é o fator chave na sua análise.

Para entender melhor essa questão, imagine que você trabalha no ramo de automóveis e possui um negócio de revenda de carros usados e, desse modo, não vende carros novos. Seu concorrente direto não será uma concessionária de carros zero quilômetro, e sim, uma loja de revenda de usados como a sua.

Seu público-alvo, nesse caso, será composto por pessoas com uma renda que permita comprar carros usados ao invés de um veículo novo.

Para que a definição do seu público-alvo seja feita, além de poder aquisitivo, você precisa considerar outros fatores como, faixa etária, gênero, hábitos de consumo e localização geográfica. 

Conheça os impactos do concorrente na internet

Em tempos de domínio da internet e do marketing digital, onde a maioria das marcas está presente na rede, é fundamental que você verifique de que forma seu competidor estabelece essa presença. Conheça quais são as estratégias de marketing digital da concorrência e analise como é o desempenho da empresa na internet e em todas redes sociais utilizadas.

É primordial você avaliar, principalmente, como é o engajamento do público com a marca e quais são os resultados que quem compete com você está conseguindo alcançar com as estratégias que têm utilizado.

Essa análise serve principalmente para que você seja capaz de perceber a relação da concorrência com o público-alvo, que é o mesmo que o seu.

Além das estratégias utilizadas na internet, você deve conhecer quais são os outros meios que o seu concorrente utiliza para divulgar o negócio dele. Através desse estudo, você conseguirá descobrir de que forma sua concorrência chega até a clientela e se os caminhos que ela está seguindo são realmente os melhores.

Análise de produtos e serviços

Se você quer que seu negócio se destaque diante dos demais do mesmo ramo, seu produto precisa atender às necessidades do mercado de uma forma equivalente ou superior à concorrência.

Por esse motivo, é fundamental que no seu processo de avaliação você busque conhecer a fundo os produtos e serviços de quem concorre com sua empresa. Descubra quais são suas características e todos os detalhes a respeito.

Esse estudo é importante para que você perceba quais são as diferenças entre seu produto e o do seu concorrente e se essas diferenças têm impactado o desempenho da sua empresa positiva ou negativamente.

Para realizar essa análise você pode considerar fatores como qualidade do produto ou serviço, fornecedores, marca do produto (se não for própria), entre outros.

Preços praticados e vantagens oferecidas

Os preços são fatores determinantes para o sucesso de um negócio e por isso você precisa comparar os seus com os do concorrente. 

Seus preços estão mais altos, mais baixos ou são similares aos da concorrência? Se são inferiores ou superiores aos demais, existem fatores que justifiquem essa diferença? Há vantagens que você ou seu concorrente oferecem, caso estejam praticando preços acima da média?

Tendo respondido essas questões, você estará apto a definir se os seus preços estão sendo apropriados ou se você precisa alterá-los para mais ou para menos.

Pontos fortes e fracos

Os aspectos positivos e negativos da sua concorrência precisam ser dominados por você. Isso pode estar relacionado a vários fatores como preços, qualidade, atendimento, marketing, reconhecimento, reputação, histórico, etc.

Os pontos positivos representam vantagem competitiva sobre os demais e você precisa reconhecê-los para depois tentar pelo menos alcançá-los, mas o ideal é ultrapassá-los.

Já o conhecimento dos aspectos negativos irá permitir que você trace estratégias para obter vantagens sobre eles. Conhecer a fraqueza do concorrente é importante também para que sirva de lição, a fim de que seu negócio não cometa os mesmos erros. Por outro lado, saber quais são os pontos fortes serve de referência para aperfeiçoamento da sua empresa.

Analise os resultados da concorrência

Mais do que ter uma boa análise dos resultados do seu negócio, você precisa estudar bem os efeitos do trabalho da sua concorrência. Essa avaliação implica em muitas questões que já foram colocadas aqui, mas está baseada principalmente no resultado final. Isso quer dizer que você precisa perceber se todas as ações e processos do seu concorrente têm garantido a ele um bom desempenho dentro do mercado.

Para ficar mais fácil, responda à seguinte pergunta: as estratégias do seu concorrente estão resultando em vendas, lucro e crescimento? Se a reposta for sim, você deverá juntar todas as forças para conseguir competir com esse gigante. Mas não se preocupe, conhecer todos os detalhes que colocamos aqui será um grande passo para que esse resultado seja possível.

Você pode estar se perguntando se analisar seu concorrente é realmente fator determinante para o sucesso do seu negócio e a resposta é SIM. Ter uma compreensão profunda sobre a concorrência significa entender o cenário do mercado em que você atua, perceber oportunidades e enxergar como sua empresa está posicionada em relação às outras.

Quando você acompanha de perto como as demais empresas atuam, pode descobrir quais estratégias são eficazes e o que será apropriado e positivo para o seu negócio.

Durante suas análises e aperfeiçoamento, lembre-se sempre que o seu negócio não é idêntico a nenhum outro e, apesar de você utilizar exemplos como base para o desenvolvimento da sua empresa, as suas próprias ideias e objetivos devem ser levados em consideração, afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio do que você.

Para que o desempenho de sua empresa seja excelente, além de procurar conhecer a concorrência, você pode também contar com as melhores estratégias de marketing, através da produção de conteúdo digital. Para isso, acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564 para falar com um de nossos consultores e conhecer os planos de conteúdo que podemos oferecer!

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