Saiba qual é o melhor momento para reformular o seu site

Vivemos uma era em que as transformações tecnológicas não param de acontecer. No caso da internet, vemos surgir diariamente inúmeras novidades que despertam nas empresas que atuam no meio digital uma dúvida: de quanto em quanto tempo é preciso reformular o seu site?

Trata-se de um questionamento bastante pertinente atualmente. Afinal, ter um site não é mais suficiente para alcançar o público-alvo e gerar os resultados esperados. É preciso manter o endereço virtual sempre atualizado. 

A tendência é que uma empresa que ignora a necessidade de reformulação da sua página na internet acabe ficando para trás diante dos concorrentes, o que, convenhamos, ninguém quer que aconteça, não é mesmo?

Agora, se sabemos que é preciso fazer essa atualização constantemente, a pergunta que surge agora é a seguinte: como saber quando chegou a hora de fazer esta reformulação? Quais aspectos da sua página uma empresa deve avaliar para decidir qual é o melhor momento para reformular o seu site?

Para ajudar quem está com esta dúvida, reunimos, neste artigo, os principais motivos pelos quais você deve atualizar o seu site, desde um layout antigo até à experiência dos usuários. Por isso, continue lendo e descubra se chegou a hora de reformular a sua vitrine virtual e melhorar os resultados da sua empresa.

As informações estão atualizadas?

Um dos motivos pelos quais uma empresa deve reformular o seu site constantemente é a necessidade de transmitir informações corretas e atualizadas aos clientes. Afinal, de nada adianta contar com uma página bem estruturada, com layout incrível e várias funcionalidades, se os preços dos produtos ou o tempo de atuação no mercado estão desatualizados, por exemplo.

Portanto, nada de deixar o seu site estático, parado no tempo. Conteúdos que, além de dinâmicos e interessantes, estejam sempre atualizados certamente trarão mais internautas até a sua página. Acima de tudo, evitam que os clientes se frustrem com informações equivocadas e garantem uma melhor experiência para ambas as partes.

Como é a experiência do usuário?

O foco de um site não pode ser outro senão o internauta, correto? Sendo assim, na hora de saber se é o melhor momento para reformular o seu site, avalie como é a experiência dos usuários na sua página e, caso a resposta seja negativa, comece hoje mesmo a pensar em como reverter esta situação.

Nesse sentido, é importante verificar os aspectos que interferem diretamente na forma como o cliente navega no site.  Algumas perguntas que você deve fazer são:

  • A página é confusa?
  • A estrutura do site está mal planejada?
  • Há informações demais ou de menos?
  • Anúncios atrapalham a visualização dos produtos ou informações que o cliente está buscando?
  • O fechamento do pedido é um processo objetivo e rápido?
  • O site demora a carregar as informações?
  • A página toca músicas? Nem todos os usuários podem gostar disso!
  • Seu site é responsivo? 

Lembre-se: o seu site deve mostrar exatamente o que a empresa é. Portanto, um site mal estruturado dificilmente irá passar uma boa impressão sobre o seu negócio.

O layout é antigo?

Caso o seu site tenha sido criado há alguns anos, pode ser que o layout esteja desatualizado. Embora na época da criação a página parecesse perfeita e adequada para atender às necessidades da sua empresa no ambiente digital, o fato é que as mudanças não param de acontecer, por isso você também precisa se preocupar com esse detalhe, se quiser manter seu site sempre atualizado.

O layout é a melhor forma de expressar a identidade visual da sua marca. Aliás, essa deve ser igual em todos os veículos de comunicação que sua empresa utiliza para que os clientes a reconheçam quando a virem. Verifique aspectos como: 

  • Cores; 
  • Fontes; 
  • Ícones; 
  • Logos; 
  • Horizontalidade da página. 

Enfim, tudo o que proporcione ao seu site um layout moderno e esteticamente agradável.

As tecnologias são as mais modernas?

Anteriormente, perguntamos a você se o seu site é responsivo. Mas, afinal, você sabe o que isso significa? O termo responsivo é utilizado para descrever uma configuração recente, que garante que uma página da web funcione não apenas no computador, mas também nos smartphones e tablets.

Ou seja, um site responsivo é aquele que se adequou às pequenas telas e que não exige que o internauta tenha que dar zoom ou rolar para o lado, a fim de visualizar todas as informações. 

Além desta tecnologia, é importante notar se sua página funciona bem em todos os navegadores atuais, não apenas no Google, se apresenta erros de incompatibilidade ou layouts quebrados, se os links disponíveis no site funcionam, etc.

O conteúdo é personalizado?

Quer outra dica para saber se é o melhor momento para reformular o seu site? Analise se, além de atualizados, os conteúdos da sua página são voltados ao público que você se comprometeu a atender, isto é, o seu público-alvo.

Conteúdos personalizados funcionam muito bem para atrair novos clientes ou manter os que você já tem. Aliás, se sua empresa ainda não conta com um blog, chegou a hora de inserir essa importante ferramenta no seu negócio. 

Lembre-se que o seu público não está interessado apenas em comprar produtos ou contratar serviços, mas também em ler sobre assuntos, curiosidades e tendências relacionadas à sua marca.

Resultados estão abaixo do esperado?

Pense bem: o seu site tem gerado os resultados esperados? A taxa de conversão tem sido satisfatória, isto é, os clientes em potencial chegam ao seu site e efetivamente finalizam os pedidos? As vendas estão aumentando? Se a resposta para estas questões é não, não tenha dúvidas de que este é o momento ideal para reformular a sua página na web.

A melhor maneira de saber como estão os resultados e a taxa de conversão do seu site e, desse modo, mensurar o seu sucesso no ambiente digital, é aderir a ferramentas de análise e monitoramento de páginas, como Google Tag Manager e Google Analytics. Sem elas, você não é capaz de entender o seu público e, o que é pior, não consegue aumentar suas vendas.

Como está a posição do site no Google?

Você já experimentou buscar o nome da sua marca no Google? Faça isso antes de saber se é o momento de realizar a reformulação do seu site, pois uma página mal colocada nos motores de busca é sinal de que algo precisa ser mudado.

Para alcançar a primeira página do Google e, preferencialmente, estar entre as três primeiras posições, você deve focar em pontos como: 

  • Marketing; 
  • Boa equipe técnica; 
  • Conteúdo rico e personalizado, além de atualizado, é claro; 
  • Constantes otimizações; 
  • SEO; 
  • Estratégia; 
  • Desenvolvimento web; 
  • Um bom servidor de hospedagem.

Além disso, analise se as palavras-chave que sua empresa está utilizando são as melhores para atrair os clientes e se as personas são condizentes com os objetivos da marca. 

A dica é contar com os serviços de uma agência de criação de conteúdo online, os quais podem melhorar o posicionamento do seu site no Google e evitar que você perca um grande número de clientes potenciais.

O negócio se atualizou, mas o site não?

Empresas que atuam no mercado há mais tempo provavelmente já passaram por uma série de atualizações de seus negócios e profissionais. Muitas, porém, se esquecem de que o site – a sua vitrine virtual – deve seguir o mesmo caminho.

Por isso, aqui vai a última dica para você que deseja saber se este é o momento para reformular a sua página da web: não deixe o seu site desatualizado em nenhum sentido! Já que o seu negócio cresceu e se atualizou nos últimos anos, o seu site deve refletir estas mudanças com clareza e exatidão.

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