Saiba qual é o tempo necessário para produzir um bom post para blog ou e-book

O processo de decisão de compra e avaliação das empresas atingiu um novo patamar com a chegada do marketing de conteúdo. Para quem começa nesta área agora, algumas dúvidas sobre a produção de post para blog ou ebooks devem surgir.

Cada conteúdo possui um processo diferente de criação e isso leva em consideração a apuração da pauta e também o tempo de desenvolvimento da escrita. E esses tópicos devem ser levados em consideração quando a intenção é oferecer um ótimo conteúdo para o público.

A produção de conteúdo é uma das bases para criar autoridade dentro do mercado e também para se engajar com o público, através do fornecimento de informações relevantes e cruciais, que podem auxiliar as pessoas no seu processo de decisão.

Os conteúdos como posts para blog ou ebooks oferecem informações de grande utilidade para quem está atrás de solucionar um problema, mas cada um deles possui um diferencial, até mesmo no tempo de produção.

Blog

Os posts para blog são indicados para qualquer uma das etapas do funil de vendas de uma empresa. Eles fornecem informações de todos os tipos e ajudam na construção de opinião a respeito da empresa e também do produto ou serviço que está sendo vendido.

O tempo necessário para o desenvolvimento deste conteúdo leva em consideração a produção da pauta, a pesquisa do tema, o desenvolvimento do texto e a revisão final do conteúdo.

A qualidade deste conteúdo está diretamente ligada às fontes utilizadas no desenvolvimento do texto e também na parte gramatical. Nesse momento, leve o tempo necessário para analisar corretamente as informações e também conferir a escrita. Um conteúdo com erros de informações e de escrita gera uma péssima imagem para a empresa.

Para aqueles que querem se aprimorar nesse setor e garantir o melhor conteúdo para os seus clientes, podem optar por empresas especializadas em produção de conteúdo para web ou até mesmo na capacitação dos colaboradores através de cursos online.

Ebooks

Os ebooks são livros digitais e muitas estratégias de marketing incluem esse formato de conteúdo, pois ele oferece informações mais específicas e aprofundadas sobre um determinado tema.

O tempo de produção deste conteúdo é muito mais abrangente, pois necessita de mais fontes para serem analisadas e de mais tempo para ser desenvolvido, afinal é um livro.

O indicado é que especialistas no assunto fiquem responsáveis pela produção deste conteúdo, assim o texto será produzido de maneira mais eficiente e irá garantir mais qualidade nas informações oferecidas.

Mas, afinal, qual o tempo necessário para produzir?

Não há uma determinação sobre isso. Cada tipo de conteúdo leva um tempo diferente para ser produzido. Alguns textos levam mais tempo do que outros, tudo depende da profundidade do conteúdo e das etapas que devem ser realizadas.

O importante é ficar atento aos processos de criação de cada um para garantir o melhor conteúdo. Um bom post para blog e para o ebook envolve a pesquisa da pauta, a apuração das informações e também a revisão final.

Quanto mais tempo investir nesses tópicos, melhor será o resultado final do conteúdo. E isso pode trazer alguns benefícios para a marca, entre eles:

Maior engajamento com o público. Quanto melhor o conteúdo, mais tempo a pessoa permanece no site da empresa consumindo informações e, futuramente, os produtos também;

A qualidade do conteúdo também influencia no rankeamento da página. Quanto mais informações corretas e bem trabalhadas o texto garantir, melhor posicionado ficará nos mecanismos de busca;

A produção de conteúdos também aumenta a visibilidade da empresa nas redes sociais, pois gera informações relevantes que o público está em busca;

Dedique o seu tempo a garantir que o texto ofereça todos os requisitos citados acima, assim terá um bom conteúdo para oferecer ao público.

O que é necessário para um bom post 

Apesar de não haver um senso comum sobre o tempo necessário para produzir um bom post, há diversas dicas para garantir uma boa prática de produção de conteúdo, tanto para blog como para ebooks. Confira algumas delas.

  • O redator precisa ser objetivo e conciso. A pauta também deve estar clara, pois informações confusas ou erradas podem atrasar o desenvolvimento do redator e implicar no atraso do prazo de entrega do projeto;
  • Investir em um bom título. Ele precisa chamar a atenção do público e transmitir a informação do que ele irá encontrar no texto;
  • Ficar atento à linguagem do texto. Qual a persona do conteúdo? Esse é um tópico que deve ficar de olho na hora de produzir o conteúdo. Caso o redator não tenha isso em mente, pode acabar perdendo tempo produzindo um conteúdo que não será relevante para ninguém;
  • Não negligenciar os detalhes. Revise tudo, sempre e em qualquer momento. Se um erro ou outro passar despercebido, a credibilidade da empresa pode ser afetada.

Revisão

Esse é um tópico importante e que deve tomar o tempo necessário para ser analisado. A revisão não é apenas da ortografia ou da gramática, mas também da veracidade de informações.

Um bom post para blog ou para ebook deve ser livre de erros da língua portuguesa e, acima de qualquer coisa, deve oferecer a informação correta para que quando consumido pelo cliente, não gere dúvidas.

Essa tarefa não é a parte mais fácil e precisa ser considerado um bom tempo para a execução deste tópico. Algumas dicas úteis são:

  • Tenha um checklist do que deve ser revisado. Isso economiza tempo na hora de analisar o texto, pois muitos detalhes devem ser levados em consideração nesse momento;
  • Analise o estilo do texto. Cada persona solicita um estilo diferente e o texto deve se adequar a ele;
  • Dicionário. Um bom revisor deve ter um amplo conhecimento da língua portuguesa, mas é sempre bom ter por perto um dicionário para buscar por sinônimos e tirar dúvidas sobre alguns termos utilizados no texto;
  • Releia os parágrafos. Durante o processo de produção do post para blog ou ebook, é normal que algumas frases surjam na cabeça e pareçam adequadas ao texto. Mas quando são revistas, muitas delas acabam não fazendo sentido;
  •  Descanse o olhar. Depois de terminar o texto é comum que na hora de reler o conteúdo alguns itens passem despercebido. O recomendado é deixá-lo de lado por alguns instantes antes de voltar para revisá-lo.

A releitura e verificação de todo o texto é a tarefa que mais leva tempo dentro da produção para qualquer tipo de conteúdo, mas também é uma das etapas mais cruciais nesse ramo.

Como dito anteriormente, não há um consenso do tempo necessário para produzir um bom post para blog ou ebook, mas há alguns passos que podem ser adotados e cada conteúdo tem o seu próprio tempo de desenvolvimento.

Ficou com alguma dúvida? A RedaWeb pode te ajudar com isso. Acesse o nosso site ou entre em contato através do número 0800 750 5564.