mulher empresária

Enquanto o mercado insiste em afirmar que as oportunidades estão em toda parte, a realidade mostra grande dificuldade do empreendedorismo em encontrar boas ideias e inovar. Será falta de visão ou vivemos mesmo tempos de ideias mais escassas? A história do mundo indica que são nas situações mais críticas, como guerra e catástrofes, que surgem as ideias mais revolucionárias e criativas, para superar as dificuldades. Logo, é possível encontrar caminhos para sair do marasmo. 


No mundo do empreendedorismo, grande parte monta uma empresa para realizar o sonho de ter seu próprio negócio ou se viu impulsionado pelo desemprego e a necessidade de ter uma fonte de renda. Mas há os que identificam oportunidade de negócios e vê nela uma chance de transformá-la em sucesso. É possível exercitar essa visão e sair na frente neste mercado competitivo e que não para de exigir novidades. 


A diferença entre ideias e oportunidades de negócios


Identificar uma oportunidade de negócios é uma das principais características de um bom vendedor. Enquanto a maioria vê dificuldades em oferecer seu produto ou serviço, o vendedor de visão ampla consegue identificar o caminho para chegar em cheio a sua meta. 


Uma oportunidade é uma circunstância favorável para se realizar uma ação. Ou mesmo uma situação conveniente, que possa ter retorno positivo numa ocasião específica. Para o mundo dos negócios, a oportunidade é a porta que começa a se abrir, para que um produto ou serviço possa ser oferecido a quem realmente precise dele. 


Um empreendedor nato é inquieto por boas ideias e mantém os olhos bem abertos para novos produtos e serviços, até mesmo que visem a agregar aos que já possui. Ou mesmo um desconforto sobre algo que falta no mercado e que pode se transformar num novo nicho.  Acontece quando se percebe a ausência de farmácias num bairro, de mercado ou de lojas específicas num centro comercial. 


Mas também acontece com produtos já existentes. Se é possível expandir para novas frentes, se outro tipo de público também poderia absorvê-lo ou se há espaço para o lançamento de novidades. 


A identificação de uma oportunidade de negócio não basta para que ele se desenvolva. Há uma série de fatores a serem avaliados, como pesquisa sobre o mercado e consumidor, sua produção, custos e impacto financeiro sobre sua criação e lançamento, estrutura física e humana entre outros. Mas, mesmo que ela não siga em frente, a atividade de observar as novidades e encontrar possibilidades para fazer parte delas, faz toda a diferença para o sucesso de um empreendimento. 


Porém, é preciso entender que há diferenças entre ideias e oportunidades de negócios. Ambos podem parecer a mesma coisa, inclusive partem do mesmo princípio para um empreendedor, mas a diferença crucial é que uma ideia não tem compromisso com a viabilidade. Ela pode ou não se concretizar, assim como também pode se unir a outras ideias para formular um novo processo. 


Já uma oportunidade de negócios tem como meta a sua concretização e se é ou não viável de ser realizada para obter sucesso. O empreendedor pensa de forma macro, em todas as etapas que ela deve percorrer para ser concretizada. Não existe boas oportunidades de negócios sem a possibilidade de realização. 


Exercite sua visão para as oportunidades


A pandemia trouxe para o mercado, inúmeros empreendedores que não acreditavam ser possível ter seu próprio negócio. Muitos só têm experiência no seu ofício, mas encontram muita dificuldade na gestão do empreendimento, colocando em risco o seu próprio desenvolvimento. 


O campo das oportunidades é enorme, afinal todo mundo precisa comer, dormir, se vestir, morar, cuidar da saúde, se educar, se divertir, usar transportes etc. Dessa forma, é possível exercitar a visão de empreendedor, para identificar novos caminhos para sua área. Para ajudar, separamos 6 dicas para colocar em prática agora mesmo: 


1 – Não tenha medo de fazer perguntas

Se há dúvidas, pergunte. Se não sabe, pergunte. É perguntando que se encontra respostas. Evite ficar no mundo dos “achismos” e vá direto ao ponto. Se um vendedor encontra dificuldades em efetuar suas vendas, pergunte que tipo de problemas está encontrando. Além de técnicas de abordagem e problemas com o produto, pode até mesmo ter como motivo questões pessoais. 


Questionar pessoas ao redor sobre suas necessidades pode ajudar a encontrar novos produtos ou serviços. Assim como observar o comportamento dessas pessoas, suas angustias e ansiedades. Enquanto as próprias pessoas não identificam o que poderia ser eficaz para elas, é o seu olhar quem pode apresentar a solução. 


2 – Vá além do seu consumidor

Pensar naqueles que não consomem seu produto pode ser uma boa sacada para encontrar um novo produto ou serviço. Eles podem indicar muitas informações que vão desde a necessidade, até mesmo gosto e empatia. Esse pensamento macro pode ampliar os seus horizontes empresariais. 


3 - Pense positivo

Não é preciso ser um iludido e perder o senso crítico, mas pensar positivo e de forma otimista ajuda muito a identificar boas oportunidades. A visão do perdedor só encontra dificuldades, entraves, conflitos. Mas quem é bem sucedido, conseguiu ver até mesmo em ambientes hostis, uma solução. 


4 – Mude a forma de segmentar o mercado

O que a maior parte faz é segmentar o mercado por faixa etária, gênero, preços e outros. Mas que tal buscar algo mais sobre a realidade do consumidor? O seu cotidiano podem dar dicas valiosas sobre suas necessidades, fazendo com que dê um salto gigante a frente da concorrência. 


5 – O que restringe a aquisição de um produto?

Em geral, o consumidor não adquire o produto por falta de dinheiro ou tempo. Por isso, há no mercado muitos produtos e serviços que focam na agilidade do atendimento e num preço diferenciado, que possa atender essa demanda. E essas oportunidades nasceram exatamente dessa observação sobre restrição. 


Afinal, se algo restringe o cliente, que quer consumir, é hora de criar algo para fazê-lo romper esse limite e também possa usufruir do que tem a oferecer. 


6 – Evite a autocensura

A identificação de oportunidade de negócios precisa ser livre de preconceitos e ideologias. Mesmo que seu produto seja segmentado a um determinado grupo, é preciso sempre olhar além do que já existe e buscar sair do tradicional. A evolução só acontece com quem, mesmo com  de medo, teve coragem de mudar. 


Sair da mesmice e enxergar além do que os olhos oferecem, é um exercício diário para o empreendedor. Mas é possível, desde que ele se mantenha sempre bem informado e amplie seus horizontes técnicos. Conheça mais sobre a RedaWeb e o trabalho que ela pode realizar em sua empresa. Entre agora mesmo no site da RedaWeb ou entre em contato com o telefone   08007505564. Saiba mais sobre os nossos planos de assinatura e tudo que pode ser feito para melhorar o seu negócio.