SEO local - Como funciona e como trabalhar melhor

Muitas empresas, especialmente as pequenas, destinam-se majoritariamente ao atendimento local de clientes - ou seja, atendem a um determinado público que se localiza em uma região específica. Neste caso, a localização da loja e de seu público é estritamente importante para o sucesso do negócio.

Porém, não basta apenas estar bem localizado. É preciso divulgar, de forma eficaz, esta loja para que o público-alvo, de localidade próxima ao estabelecimento, conheça e se interesse em comprar seus produtos ou serviços, ao invés de se deslocar até outra loja mais distante. 

Para fazer uma boa divulgação, não basta apenas a presença digital. É importante também a utilização de táticas de SEO (Search Engine Optimization) - neste caso, o mais indicado é que se utilize o SEO local. Diferentemente do tradicional, o SEO local possibilita que a sua loja seja mais facilmente encontrada pelo público que está próximo do seu estabelecimento. 

A importância do SEO local aumenta cada vez mais, pois é muito comum, com a utilização constante de celulares conectados à internet, que antes de qualquer atividade as pessoas façam buscas pelos locais mais próximos. Por exemplo, um dos tipos de buscas mais frequentes do Google é “sorveteria perto de mim”, “lojas perto de mim”, entre outras procuras semelhantes.

Assim, com um SEO local bem realizado, é possível melhorar seus resultados, aparecendo como opção para as pessoas mais próximas de você, fazendo com que elas conheçam seu negócio e  se tornem clientes - o que  possibilita elevar seus lucros e aumentar o alcance da sua marca.


Como colocar o SEO local em prática

Confira, a seguir, algumas das maneiras mais eficientes de colocar em prática o SEO local:


Tenha um site responsivo

O SEO local trabalha de forma majoritária com o uso de aparelhos móveis, pois é por meio deles que a grande maioria busca estabelecimentos e prestação de serviços em locais próximos. Desta maneira, estar disponível para seu público de forma responsiva é um diferencial muito grande, de modo que seus clientes possam obter as principais informações a respeito de seu negócio em qualquer lugar, tornando sua marca muito mais acessível e próximo de quem consome seus serviços.

Tenha um NET atualizado

No SEO local, a sigla NET tem como significado as principais informações de sua empresa: nome, endereço e telefone. Estas serão as primeiras informações a respeito de sua empresa que as pessoas terão  acesso quando pesquisarem na internet por estabelecimentos próximos. Desta maneira, é fundamental que sejam mantidas informações atualizadas, pois se um cliente desejar entrar em contato ou mesmo visitar sua loja, com uma busca rápida, todas as informações serão obtidas - permitindo que esta interação entre vocês seja facilitada.

Habilite as avaliações para seus clientes

Um dos principais recursos disponibilizados na internet que pode contribuir, muito positivamente, para o seu SEO local são as avaliações dos clientes. Este recurso permite que os clientes deixem nota, geralmente de uma a cinco estrelas, e comentários a respeito de sua loja, podendo assim descrever detalhes como atendimento, preços, entre outros.

Ao habilitar a avaliação de seus clientes, você permitirá que outras pessoas tomem conhecimento das opiniões anteriores. Isso contribuirá para que novos clientes  decidam conhecer sua loja justamente por conta destas avaliações - de modo que seja um diferencial positivo.

Presença em plataformas como o Google Meu Negócio

Existem plataformas que podem beneficiar ainda mais o SEO local de uma empresa, como por exemplo, o Google Meu Negócio, que permite uma exibição ainda maior das informações de sua empresa, além de um detalhamento mais específico, com descrições, horários de funcionamentos, preços, categoria de sua loja, entre outros detalhes.

Além disso, ao utilizar a plataforma Google Meu Negócio, existirá uma chance muito maior de que a sua loja seja mostrada ao público próximo a você em pesquisas através do Google, que é o principal buscador da internet. Assim, seu alcance será ainda maior, com a otimização do seu SEO local, bem como a possibilidade de um aumento do número de clientes e  um consequente aumento de seus lucros.


Principais benefícios do SEO local

A utilização do SEO local por pequenas e médias empresas pode apresentar uma série de benefícios. Confira, a seguir, alguns dos principais que fazem desta estratégia uma ferramenta essencial para o sucesso:


Atração de novos clientes

Por estarem mais acostumadas a se deslocarem para buscar aquilo que precisam, é comum que muitas pessoas não conheçam os estabelecimentos que ficam próximos às suas casas. Com o SEO local, isto pode ser mudado, e é possível alcançar mais pessoas  com a sua marca. 

Além disso, em locais onde existe um grande trânsito de turistas, um SEO local bem trabalhado pode levar ainda mais pessoas a visitarem sua loja, pois é comum que estes visitantes não conheçam o comércio local de onde estão, buscando na internet as melhores opções.

Fidelização de clientes

Os benefícios do SEO local não se limitam apenas à captação de novos clientes para sua loja, mas também permitem uma maior fidelização de seus clientes, o que possui um impacto direto em seus resultados.

Com a possibilidade de avaliar seu serviço e observar as reações de outras pessoas, a chance de que estes clientes, que já conhecem seu negócio, retornem no futuro será ainda maior, fidelizando-os como clientes frequentes.

Através da fidelização e consequente satisfação dos clientes, será possível receber boas avaliações na internet, o que irá gerar propaganda positiva nas redes, ampliando seu alcance e aumentando o retorno graças ao SEO local.

Maior relevância

Estar bem posicionado nas pesquisas do Google ou possuir uma fácil obtenção de informações nas buscas pela internet para seu público é algo muito importante para os comerciantes, especialmente pelo aumento de credibilidade que isso acarreta na visão do público.

Desta forma, quanto maior for a visibilidade que sua empresa conseguir obter, por meio da exposição nos resultados de busca e em seu posicionamento nestes resultados, maior será a relevância que sua loja conseguirá diante do público. Isso torna a sua marca conhecida e aumenta a confiança de seus clientes em seus produtos e serviços.

Agora que conhece melhor o SEO local e seus benefícios, coloque sua estratégia em prática imediatamente e consiga não só aumentar os lucros, mas também tornar sua marca em uma referência para as pessoas mais próximas de você.

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