SEO off-page: saiba o que significa

Quando se fala em SEO, a associação entre os fatores que o compõem e seu site é imediata, afinal, é justamente isso que a sigla indica: otimização dos sites para mecanismos de busca. Essa é a definição básica para pessoas leigas.

No entanto, a referida otimização vai muito além do site em si. Prova disso é o SEO off-page, ou seja, a otimização para mecanismos de buscas que vai além do site. Portanto, trata-se de outra dimensão dessa técnica tão importante para empresas e profissionais que desejam se destacar na web e alcançar melhores resultados em termos de divulgação e faturamento, sem recorrer a anúncios pagos.


Conceito de SEO off-page

Como já mencionado, essa dimensão do SEO diz respeito a tarefas e atividades que ocorrem externamente ao seu site, e basicamente engloba os links externos, envolvendo metas que fogem ao seu controle e que são de extrema importância no ranqueamento de seu site nos resultados de pesquisas realizadas por usuários.

Por meio da implementação de estratégias da otimização externa para motores de busca, é possível auxiliar os buscadores a identificarem sua reputação na web, ou seja, o que outros sites pensam a seu respeito. 

A ideia é bem simples: se existem sites e blogs que referenciam links que pertencem ao seu domínio, automaticamente eles criam uma relação com seu site. Quanto melhor avaliado forem esses sites e blogs, melhor a avaliação que seu site receberá, pois ele estará incluso em uma rede que possui um bom posicionamento e, consequentemente, autoridade sobre determinado tópico.

Apesar de seu funcionamento ser relativamente simples na teoria, na prática, trata-se de estratégias bastante sofisticadas e, por isso, dominadas por poucos especialistas na web. Portanto, é altamente recomendável contar com uma empresa especializada para planejamento e implementação de estratégias que visem a otimização para mecanismos de buscas realizadas fora das páginas pertencentes ao domínio do site.

Quando bem utilizada, essa estratégia pode render ótimos resultados, em especial para os sites que não estão bem posicionados no Google. Isso se deve ao fato de ainda ser uma área pouco explorada. De acordo com pesquisas recentes, apenas 30% dos investimentos realizados em SEO se concentram nas estratégias fora das páginas do site. Dessa maneira, as estratégias realizadas nesse departamento podem se traduzir como vantagens competitivas.


Elementos que influenciam o SEO off-page

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que uma boa estratégia de SEO focada em off-page só é possível quando o SEO on-page estiver bem executado, possibilitando um bom ranqueamento por parte dos mecanismos de buscas. 

Este é mais um motivo que evidencia porque é necessário contar com ajuda especializada no desenvolvimento de estratégias. Somente por meio de uma análise apurada do SEO tradicional será possível determinar estrategicamente como os esforços relacionados devem ser conduzidos para a obtenção de melhores resultados.

Dito isso, a otimização para mecanismos de buscas fora das páginas do domínio é composta por 4 fatores básicos:

  1. Backlinks: nada mais são do que os links de seu site presentes em outras páginas e blogs. Quanto mais links seus houver em outros domínios, maior sua pontuação nos motores de buscas. Aqui, poderia se pensar: “então, basta pedir para sites parceiros inserir links meus no site para ganhar uma maior pontuação”. Apesar de essa ser uma estratégia válida, não é só quantidade que conta, mas também a diversidade. Dessa maneira, a pontuação que seu site receberá com 500 links presentes em dois ou três sites será infinitamente menor do que a recebida por 50 links presentes em trinta sites diferentes. Para alcançar esse resultado, é necessário diversificar os conteúdos e, novamente, a escolha de uma empresa profissional para realizar esse trabalho é a melhor saída; 
  2. Autoridade: apesar de a quantidade de backlinks ser parte integrante desse fator de ranqueamento off-page, ela também está diretamente relacionada com os elementos de SEO on-page, em especial com segurança e tempo de existência do domínio. Isso significa que, se o domínio estiver indexado nos buscadores há bastante tempo, e se preocupar com a segurança dos dados dos usuários, por meio de certificados de segurança como o HTTPS e SSL, sua autoridade será maior e, consequentemente, os resultados de estratégias off-page também;
  3. Redes sociais: o engajamento de seguidores nas redes sociais é fundamental para a otimização dos mecanismos de buscas fora das páginas do domínio por uma razão bastante simples: são os locais em que links externos são compartilhados a todo momento, e muitas vezes com um foco extremamente positivo. Por isso, ser popular nas redes sociais é de grande ajuda para a estratégia, mas lembre-se de que, para isso, é fundamental a criação e compartilhamento constante de conteúdos relevante para o público-alvo e de qualidade;
  4. SEO local: trata-se de um fator que não é muito útil para e-commerce, mas fundamental para empresas e profissionais que possuem ponto físico. Como se sabe, o Google costuma dar prioridade para resultados que estejam próximos à localização geográfica do usuário que realiza a busca e, nesses casos, o SEO local influencia muito os resultados do off-page.


Estratégias de otimização para mecanismos de busca em páginas fora do domínio

Como o que se deseja é o compartilhamento de links, toda e qualquer estratégia realizada no âmbito do SEO off-page se concentra em conteúdo, incluindo o planejamento, confecção e compartilhamento. Por isso, mesmo que a estratégia seja realizada por você mesmo, é necessário ajuda profissional para a produção do conteúdo, que deve ter qualidade e relevância como características principais.

As estratégias de otimização para mecanismos de busca em páginas fora do domínio incluem:

  • Compartilhamento de conteúdos em redes sociais: esses conteúdos podem ser tanto promoções realizadas por sua empresa quanto temas que sejam úteis para os seguidores, a exemplo de dicas e curiosidades, já que possuem altas chances de compartilhamento, aumentando a quantidade de backlinks; 
  • Produção de conteúdos para blog que tenham chances altas de compartilhamento: novidades do seu segmento de atuação, como empregos de novas tecnologias que melhoram a produtividade e eventos são exemplos de conteúdos compartilháveis;
  • Participação ativa em fóruns: os grupos de discussão on-line são ótimas plataformas para compartilhamento de conteúdo, pois possuem a colaboração embutida em seu próprio funcionamento, o que significa que o compartilhamento de links postados é uma prática consolidada nesses locais.

Também é necessário lembrar que links externos devem ser postados em seu domínio para incentivar e retribuir aqueles que utilizaram seus links, algo que também contribui para o SEO tradicional.


Se você possui alguma dúvida e deseja saber mais a respeito do SEO off-page, ou ainda assinar um plano de produção de conteúdo profissional, acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564.