Blog Seu blog está precisando de imagens? Conheça 11 ferramentas de busca gratuitas

Seu blog está precisando de imagens? Conheça 11 ferramentas de busca gratuitas

Seu blog está precisando de imagens? Conheça 11 ferramentas de busca gratuitas

A primeira impressão que passamos ao público é a peça-chave no mundo do marketing digital. Por isso, os bancos de imagens online têm um papel cada vez mais fundamental nos tempos atuais. 

Imagens ilustrativas e carregadas de significado reverberam junto com o texto na mente de um leitor durante muito tempo, e são ferramentas valiosas para o entendimento global de uma matéria ou um conceito.

Somos seres altamente visuais

Seres humanos são extremamente visuais e, por isso, o design desempenha uma função importante em nossas vidas. São as imagens que reforçam – ou até mesmo ditam – o tom de um texto ou uma publicidade. 

A maioria da população é composta de aprendizes visuais, ou seja, pessoas que aprendem e absorvem informação com muito mais facilidade por meio da visão. 

A importância de saber onde procurar

Uma matéria em um blog sem imagens que nos guiem acaba ficando pesada e difícil de acompanhar. A maioria não deixa de publicar seus artigos e matérias sem algumas imagens ilustrativas. 

Entretanto, o que não todos sabem é que pegar quaisquer imagens que se encontram na internet pode ser muito perigoso, principalmente quando não se conhecem as fontes e os direitos autorais. 

Para resolver esse impasse, existem hoje bancos de imagens gratuitas, que especificam como atribuir os direitos autorais (se necessário) e que facilitam e nos tranquilizam durante o processo de criação. 

Abaixo, listamos 11 bancos de imagens que disponibilizam seu conteúdo para uso público.

Pixabay

No Pixabay você encontra uma imensa variedade de fotos, sobre os mais diversos assuntos. E a qualidade do conteúdo é impressionante!

O site não exige que você esteja registrado,  nem mesmo a atribuição dos direitos autorais para as imagens que você baixar. Entretanto, eles indicam que, se puder, você coloque os créditos junto à imagem para divulgar o trabalho do fotógrafo. 

Quando clica em uma imagem para fazer o download, ao lado aparecem quatro opções de tamanho para a imagem que você escolheu. Assim, você pode selecionar o formato que mais se adequa à sua plataforma. 

Freepick

O Freepick oferece uma licença paga que permite a utilização das imagens sem atribuir direitos autorais. Mas não é requisito para baixar as imagens!

Se você quiser utilizar as opções incríveis que eles oferecem sem custo nenhum, basta adicionar um pequeno link embaixo da imagem quando for utilizá-la. Eles próprios indicam o endereço e dão a opção de copiá-lo e colá-lo na sua matéria. 

Além de fotos, o Freepick também disponibiliza vetores e imagens PSD, que você também pode utilizar livremente. Isso é um grande diferencial para quem está montando um site ou um blog, por exemplo. 

Dreamstime

Como o próprio Dreamstime indica na página principal, eles contam com mais de 120 milhões de imagens. Em outras palavras, se você procura por variedade, esse é o banco ideal para você! 

Eles também exigem um rápido cadastro e a atribuição dos créditos ao fotógrafo quando a foto for utilizada. 

Uma pequena marca d’água aparece no centro de todas as imagens, mas não se assuste! Ao fazer seu cadastro e efetuar o download, a marca some e a imagem fica perfeita para ser utilizada. 

Unsplash

Ao clicar em uma imagem que gostou no Unsplash, você terá abaixo uma série de imagens relacionadas que o próprio site seleciona, o que otimiza e facilita sua busca!

O design do site é clean e as imagens são mostradas em tamanho grande. Isso permite uma boa visualização do conteúdo. As seleções de imagens de natureza desse banco são especialmente bonitas e inspiradoras.  

Flickr

O Flickr é, essencialmente, uma plataforma de imagens pagas. Entretanto, é possível selecionar o conteúdo pesquisado para filtrar apenas fotos de domínio público. Basta fazer uma busca no site pelo termo Creative Commons, e aparecerão para você diversas imagens que estão disponíveis para uso livre. 

Como não todos conhecem essa ferramenta do Flickr, é um tesouro escondido para aqueles que buscam um pouco mais de exclusividade. 

ISO Republic

No ISO Republic, além de imagens, você encontra também vídeos disponíveis para serem baixados. Com um estilo que puxa mais para a simplicidade, o ISO Republic não é o banco com a maior variedade de imagens. Entretanto, vale dar uma olhada sempre que estiver compondo sua matéria. Você pode acabar encontrando a foto perfeita por lá!

Um diferencial muito especial é que ele tem uma aba de pesquisa por cores bem na página principal, e com um click você consegue transitar entre imagens de diferentes tons. 

Foodiesfeed

Esse é especial para aqueles que tem um blog no nicho de nutrição ou alimentação. O Foodiesfeed tem fotos em alta resolução dos mais variados tipos de prato. 

É possível, ainda, usar as ferramentas na página principal para filtrar as imagens pelo tipo de comida que você quiser. As opções vão desde bolo e pizza a café e fotos de comidas saudáveis. 

É uma opção divertidíssima para procurar imagens de alimentos, além de que todas aquelas fotos servem de inspiração na hora de escrever ou montar seu projeto. 

Picography

No Picography você pesquisa as imagens por categorias e, ao clicar em uma, ela é aberta ao lado uma série de tags clicáveis que você pode utilizar para encontrar mais imagens daquele tipo. 

As imagens por lá também são de altíssima qualidade, e há grande variedade para navegar e achar ótimas opções. 

Little Visuals

O Little Visuals é um pequeno projeto que junta imagens de uso livre, tanto pessoal quanto comercial. O singelo banco conta com a seleção de fotos feita pelo fundador Nic Jackson durante a sua vida, que permanecem até hoje em domínio público. Pouco difundido, é um site com um apelo sensorial e especial. 

Vale dar uma conferida na coleção e de repente encontrar alguma imagem que seja do seu agrado. Ao clicar para fazer download, a imagem aparece já em tamanho grande, o que é ótimo para blogs e sites. 

Morguefile

Esse é provavelmente o que apresenta a maior variedade de estilos nas suas fotos. O site oferece imagens de boa qualidade e em alta resolução, mas também algumas imagens que fogem um pouco da proposta convencional dos bancos de imagem.

Há muitas fotos mais descontraídas e amadoras, o que muitas vezes é bem difícil de encontrar em domínio público. Dependendo da proposta, pode ser uma alternativa essencial!

Gratisography

A proposta do Gratisography, como eles mesmos ressaltam, é oferecer imagens divertidas para os seus projetos. A criatividade é denominador comum desse banco!

Seja o que for que você esteja procurando, lá é possível encontrar versões diferentes e únicas, sem perder a qualidade e o profissionalismo. É ideal para projetos mais descontraídos. 

Use as imagens com responsabilidade!

Lembre-se de que o uso incorreto de fotos com direitos autorais, além de desrespeitar as regras daquele domínio em particular, pode vir a ocasionar diversos problemas para você ou para sua empresa. 

Seja qual for o banco de imagens que você escolher para compor o seu projeto, não se esqueça de ler e verificar o tipo de licença que o site oferece e quais são as políticas de utilização daquele conteúdo. 

Dessa forma, você vai poder usufruir com tranquilidade das imagens que baixar e oferecer projetos com o devido comprometimento e segurança. 

Quer saber mais sobre produção de conteúdo para alavancar seu negócio? Acesse o site da RedaWeb ou entre em contato conosco por meio do telefone 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564