Blog Seu blog não está como você queria? Saiba o que fazer!

Seu blog não está como você queria? Saiba o que fazer!

Seu blog não está como você queria? Saiba o que fazer!

Hoje, a maioria dos sites de empresas conta com um blog integrado, que cumpre a função de fazer com que ela cresça e alcance resultados melhores. Agregar valor aos seus produtos, melhor relacionamento com seus clientes e vender seus produtos de uma forma sutil são alguns dos objetivos que um blog pode abraçar.

Contudo, caso não seja bem estruturado e planejado, um blog pode não alcançar os resultados almejados pelo gestor. O seu está passando por isso? Então continue a leitura para conhecer algumas dicas que vão te ajudar a mudar essa realidade.

Invista no visual do seu blog

O visual do blog é, sem dúvida, um dos fatores responsáveis por atrair — ou não — o consumidor ou visitante e fazer com que tenha uma ótima experiência. Um blog bem apresentado é aquele que apresenta um visual agradável, que facilite tanto a navegabilidade como a leitura dos materiais publicados.

É importante que o visual seja leve, pois isso pode facilitar a leitura dos conteúdos e, consequentemente, fazer com que o visitante fique mais tempo no blog, o que pode levá-lo a outras soluções da marca, como seus produtos ou serviços.

Crie conteúdos de qualidade

Não basta apenas investir no blog para que tenha sucesso. É preciso também criar e oferecer conteúdos de qualidade para seus leitores, afinal, é justamente esse material o responsável por atrair potenciais clientes interessados em sua solução.

Conteúdos de qualidade podem ser caracterizados como sendo aqueles que apresentam dados atuais sobre os assuntos que abordam. Além disso, é recheado de pesquisas, estudos ou qualquer outra fonte que dê ao conteúdo solidez ao que está sendo comunicado.

Portanto, um bom conteúdo não se limita a opiniões de quem está escrevendo. Possui pesquisas relevantes, atuais, que podem agregar valor ao dia a dia do público-alvo.

Nesse sentido, podemos dizer que uma ótima solução para criar conteúdos de qualidade é por meio do marketing de conteúdo. Trata-se de uma poderosa estratégia que se vale de diversas técnicas para fazer com que seu conteúdo se torne não apenas relevante, mas facilmente ranqueável pelos motores de buscas, como o Google, por exemplo.

Isso, sem dúvida, poderá fazer com que seu blog seja encontrado com maior facilidade pelo público que deseja conquistar. Consequentemente, seus resultados poderão ser melhorados.

Publique conteúdos com frequência

Outra dica para melhorar os resultados do seu blog é publicar conteúdos periodicamente, mas sempre dentro de uma mesma frequência. Por que isso é importante? Porque possibilita que sua empresa não seja vista como aquela que não dá o devido valor ao seu blog.

Portanto, blogs que não são alimentados com frequência não apenas colocam em risco o crescimento da empresa, como também passa uma imagem negativa desta. O ideal é publicar conteúdos periodicamente, como de duas a três vezes por semana.

Contudo, cabe salientar que a ideia aqui não é apenas publicar conteúdos por publicar. É essencial que isso seja feito tendo como base posts relevantes, inovadores, que tragam informações novas para seu público.

Invista em imagens

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, é fato. Isso se deve a diversos fatores, sendo um deles o fato de que atualmente existem diversas plataformas de reclamação que permitem a eles registrar sua experiência com determinada marca — e esta experiência, vale dizer, pode ser positiva ou negativa. A Reclame Aqui é um exemplo de plataforma de avaliação de empresas.

Por que estamos lhe dizendo isso? Porque atualmente a maioria dos leitores — e clientes — desejam ler conteúdos completos, que ofereçam informações relevantes e importantes sobre um assunto. Entenda completo não apenas como o conteúdo em si, mas como tudo aquilo que pode fazer com que o leitor otimize sua leitura, compreendendo o que está sendo comunicado. Nesse sentido, investir em imagens é indispensável para que seu blog ofereça conteúdos completos para seus clientes.

Por exemplo, ao falar sobre gestão financeira pessoal, por que não inserir uma imagem que represente isso de uma forma instigante e criativa?

Reescreva seus conteúdos

Outro caminho possível de ser adotado para alterar a imagem do seu blog é reescrever os conteúdos presentes nele, ou melhor, melhorá-los.

Assim como muitas coisas na vida, os conteúdos também perdem valor depois de um determinado tempo, principalmente ao considerarmos o fato de que hoje as coisas mudam muito rápido. O exemplo mais claro sobre isso é a tecnologia. Um celular é lançado no início de um ano e, quando menos esperamos, outra versão aprimorada do mesmo aparelho é lançada no final do mesmo período.

Como os conteúdos abordam as mudanças da sociedade — produtos, tecnologias, serviços etc., é preciso que acompanhem as tendências. Logo, um conteúdo que aborda uma tecnologia hoje considerada obsoleta é preciso ser refeito, a fim de que se torne atual e seja mais interessante ao público leitor.

Estabeleça uma linha editorial

Para manter seu blog sempre interessante é fundamental, também, estabelecer uma linha editorial. Editoria significa definir pautas ou linhas de pautas que serão utilizadas como base para produzir conteúdos relacionados.

Definir a linha editorial é fundamental para que o blog não fuja do seu tema ou temas. Além disso, pode fazer com que se torne referência em seu campo de atuação, o que, sem dúvida, é capaz de colaborar para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos com rapidez.

Por exemplo, se seu blog é sobre marketing digital, dá-se para definir uma linha editorial que contemple vários assuntos, como:

  • Marketing digital e setores do mercado (educação, saúde, financeiro, investimento etc.);
  • Fundamentos do marketing digital (voltado para educar o cliente a respeito do que é marketing digital, quais são seus fundamentos, benefícios, princípios etc.);
  • Marketing digital em comparação com outros tipos de estratégias de marketing.

Divida os assuntos do seu blog por tema

Ter um blog organizado é fundamental também para que o leitor — e cliente — tenha uma experiência agradável ao visitá-lo. Por isso, para melhorar a experiência do seu leitor e o visual do seu blog, sugerimos dividir os assuntos por tema.

Isso é fácil de conseguir. Basta listar os temas que serão abordados pelo seu blog e que tenham relação com seu negócio. Depois de fazer isso, classifique os assuntos, pois isso pode facilitar bastante a vida do leitor quando for procurar um assunto que seja do seu interesse.

Ao colocar em prática as dicas que damos, certamente será possível mudar a realidade do seu blog e fazer com que alcance seus objetivos de forma rápida. Consequentemente, isso fará com que seu negócio melhore seus resultados.

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