Blog Seu time de conteúdo está dando certo? Veja como fazer uma avaliação

Seu time de conteúdo está dando certo? Veja como fazer uma avaliação

Seu time de conteúdo está dando certo? Veja como fazer uma avaliação

Quando falamos em avaliar resultados no Marketing Digital, estamos falando de métricas. KPIs são indicadores-chave para você medir a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido. Para entender se o seu time de conteúdo está dando certo, precisamos fazer uma avaliação nessa direção.

Entre os KPIs que irão demonstrar a verdade sobre o trabalho estão medições de visitas no site, menções da marca e até cobertura da sua mídia. Existem inúmeros KPIs eficientes para entender seu conteúdo, mas é importante selecionar os melhores para seu objetivo.

Métricas para avaliação do conteúdo

Portanto, parta dos seus objetivos: o que você espera atingir com seu conteúdo? Reconhecimento da marca? Vendas? Leads? Descobrindo o objetivo você já sabe como começar. Então, vamos ver agora as principais métricas para você fazer uma avaliação.

1. Visualizações de Página

As visualizações de página irão demonstrar quais os conteúdos que o seu público mais gosta. 

Dessa forma, você sabe em que direção o conteúdo deve ir. A conclusão disso é que, se poucas páginas apresentam muitas visitas, enquanto a maioria não, significa que o conteúdo está sendo produzido errado.

2. Compartilhamentos

Compartilhamentos medem o quanto o conteúdo gerou interesse no público ao ponto de ele compartilhar com seus amigos.

3. Comentários

Comentários são essenciais, pois além de demonstrarem que seu conteúdo chamou a atenção, você pode descobrir o que o leitor achou dele.

4. Contagem de seguidores

É a métrica que mede o crescimento ou rebaixamento do número de seguidores. Uma das mais básicas e fundamentais métricas.

5. Taxa de Conversão de Funil

Mede a qualidade do funil montado, no sentido de que você descobre a quantia de usuários que chegaram até o fundo e executaram a ação desejada.

6. Taxa de Rejeição

Taxa de rejeição significa o tempo médio para um usuário abandonar seu site logo na primeira página. Portanto, quanto menor a taxa de rejeição, mais o visitante está gastando  seu tempo no seu conteúdo.

7. Taxa de Retorno

Visitantes novos e que retornam são dois grupos distintos, os quais são importantes para a compreensão do resultado. A taxa de retorno permite que você descubra se o conteúdo encantou usuários ao ponto de eles voltarem.

8. Leads Gerados

Métrica fundamental para descobrir a eficiência do conteúdo. Se você trabalha com funil pode descobrir se ela está gerando resultado como esperado, e o que precisa ser mudado no conteúdo.

9. Leads existentes influenciados

Quantos leads gerados vieram do seu conteúdo? E de qual conteúdo? Essa métrica é importante para entender a influência do trabalho do time de conteúdo nos leads e quais são os que geram resultado. 

Você descobre a porcentagem de pessoas que precisam entrar em contato com o conteúdo para se tornar um lead.

10. Qualidade/Pontuação do Lead

Não basta gerar leads,eles precisam ser de qualidade. Essa métrica demonstra se os contatos gerados possuem qualidade, ou seja, se valeu o investimento.

11. Visitantes únicos

O número de páginas visitadas não representa o número real do público, porque um visitante percorre mais de uma página. A métrica que demonstra o número real de visitantes é a de visitantes únicos. 

12. Tempo médio na página

O tempo médio na página irá demonstrar algo fundamental: se o conteúdo produzido é interessante para seu público. Uma média baixa significa conteúdo ineficiente.

13. Tempo gasto na criação de conteúdo

Essa métrica pouco usada é importante para saber se os esforços gastos estão valendo a pena. Assim, você avalia a eficiência do seu time de conteúdo e descobre se é melhor mudar a estratégia.

14. Fluxo de comportamento

O fluxo de comportamento demonstra o caminho que o usuário percorre dentro do seu site. 

Ele é útil para você otimizar a retenção do usuário, pois pode posicionar estrategicamente as páginas principais antes que ele saia. Se o usuário sai sem passar por elas, o conteúdo está com problemas.

15. Links de entrada

Links de entrada são aqueles pelos quais o público chega ao seu site. Se uma página citar seu conteúdo, trata-se de um link de entrada. 

Portanto, quanto mais links de entrada você tiver, mais autoridade a página tem. Em termos de SEO, são fundamentais, de modo que se os links são poucos é preciso melhorá-los.

16. Páginas por visita

Páginas por visita medem a média de navegação, pois permite que você veja quantas pessoas exploram seu site antes de ir embora. Também demonstra o quão envolvente é seu conteúdo.

17. Desempenho ao longo do tempo

Como o nome esclarece, essa métrica demonstra o desempenho do conteúdo ao longo do tempo. Isso significa que se ele não tem um bom desempenho com o passar dos dias, algo precisa ser feito.

18. Custo por peça de conteúdo

Essa métrica ajuda você a entender se o investimento está valendo a pena. Assim, você planeja melhor a alocação de investimento e não desperdiça dinheiro.

19. Custos de distribuição

Similar ao anterior, a métrica demonstra se o dinheiro aplicado na distribuição do conteúdo está gerando retorno. Você pode descobrir se vale a pena amplificar os canais ou diminuí-los.

20. Receita influenciada

Essa métrica serve para você descobrir o resultado do conteúdo. Ela permite que você veja a influência do conteúdo na sua receita, o quanto de valor do lucro vem do conteúdo.

Como utilizar as métricas para conteúdo?

Nada é mais frustrante do que não ver o retorno do dinheiro alocado em Marketing. E quando se produz conteúdo com frequência e não se tem resultado, é preciso descobrir o que está sendo feito de errado. O conteúdo pode atrair seu público e gerar muito retorno, desde que fale para o público certo e entregue o que ele deseja.

Como você percebeu, existem muitas métricas que medem a qualidade do conteúdo que você está gerando. Mas é preciso saber utilizar essas métricas, que podem ser feitas com diversas ferramentas de Marketing Digital. 

Algumas plataformas de redes sociais disponibilizam análises, bem como o serviço do Google Analytics. O ideal, contudo, é trabalhar dentro do seu plano de Marketing Digital, fazendo com que as análises do conteúdo sejam uma etapa fundamental para que os objetivos maiores sejam atendidos.

Se você não tem uma estrutura pronta para fazer as medições de KPIs, irá necessariamente precisar de ajuda. Evidentemente é muito mais fácil contar com especialistas em medição, pois eles avaliarão o conteúdo por meio de ferramentas que já possuem e trarão a resposta pronta. 

Em outras palavras, você não precisa interpretar os dados, que é uma tarefa para especialistas.

Caso queira conhecer nosso trabalho, fazemos análises do seu site para descobrir onde ele pode melhorar, e entregamos também o conteúdo adequado. Entre em contato pelo número 0800 750 5564 ou conheça nossos serviços aqui mesmo e assine um plano de conteúdo.

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