Smarketing: o que é e como utilizá-lo?

O Smarketing se apresenta hoje como uma solução indispensável para a organização que busca maior integração entre seus departamentos, em especial dos setores de marketing e vendas. Mas não só isso, a estratégia também é poderosa para a marca que deseja obter melhores resultados em suas ações e aumento do lucro. 

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste conteúdo e conheça seus benefícios e algumas dicas sobre como aplicá-lo ao seu negócio! 


O que é?

Derivado da junção dos termos ingleses “sales" (vendas, em português) e “marketing”, o Smarketing é a solução que uma empresa necessita para acabar de vez com os desentendimentos e conflitos entre o setor de marketing e de vendas e, assim, gerar integração e, consequentemente, mais lucros. 

Ainda que ambos os setores trabalhem com o objetivo de alcançar a mesma coisa (lucro para a empresa), sabemos que eles atuam, muitas vezes, em desarmonia, prejudicando assim a organização. 

Tanto isso é verdade, que em uma recente pesquisa feita com membros da equipe do setor de vendas e de marketing de diversas organizações, ambos os departamentos descreveram um ao outro de forma negativa. O que parece bastante contraditório, visto que todos jogam no mesmo time. 

Enquanto o setor de marketing foca em atrair e prospectar clientes, por meio de estratégias inteligentes, como o marketing de conteúdo, por exemplo, a equipe de vendas aborda — já no final do processo — os leads conquistados pelo marketing, de modo a concluir a venda, oferecendo para isso produtos e serviços que sejam capazes de resolver os problemas dos clientes ou potenciais clientes. 

Assim, o Smarketing surge como a solução ideal para a empresa que deseja alinhar essas duas equipes e tirar disso muito proveito comercial. 

 

Quais são os seus principais benefícios?

Talvez tenha ficado até mais fácil visualizar os benefícios do Smarketing depois que apresentamos a sua definição. Mas caso tenha restado alguma dúvida em relação a isso, veja abaixo alguns pontos importantes:


Aumento de faturamento

Conforme um estudo realizado pela Aberdeen Group, consultoria americana que atua na área de marketing, as empresas que possuem equipes de marketing e de vendas alinhadas alcançaram 20% de crescimento no faturamento anual. 

Faz sentido, afinal quando as equipes atuam de forma integrada, com o mesmo pensamento, podem garantir melhores resultados e assim fazer a marca crescer ainda mais. 


Melhores resultados

Mas como o Smarketing ajuda uma empresa a obter melhores resultados? Quando dois setores se unem para traçar a sua estratégia de crescimento, fica mais fácil obter melhores resultados. 

No caso do marketing e de vendas, os resultados podem, como vimos, ser ainda melhores, porque existe uma química “natural” entre esses dois departamentos, que é gerada pelos objetivos que eles possuem. 

Fica bem mais fácil, por exemplo, obter um excelente resultado na aplicação do funil de vendas. Para quem ainda não sabe, o funil de vendas é uma ferramenta do marketing (e de vendas) que ilustra o percurso que um consumidor leva ou precisa seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. 

Em síntese, o funil de vendas é composto, geralmente, por três etapas: 


1. Descoberta  

Aqui, busca-se oferecer conteúdos úteis e de qualidade aos possíveis clientes (personas) de uma empresa, de modo assim a atrair a sua atenção. 

O conteúdo oferecido tem por missão resolver as dúvidas dos possíveis clientes com relação aos produtos ou serviços que desejam adquirir. 

Como sabemos, a primeira coisa que a maioria dos consumidores faz quando deseja comprar um produto ou serviço é pesquisar por mais informações, de modo que assim se sintam mais seguros. 

Essa etapa, no âmbito do marketing digital, é feita pela equipe de marketing.  


2. Solução

Ciente de que o consumidor mostrou interesse em resolver o seu problema, a marca passa a oferecer a solução, que pode ser a recomendação de um serviço ou produto. 

Nessa etapa, a união entre marketing e vendas é fundamental, pois é importante oferecer um produto diferenciado, com características muito bem apresentadas, que realmente seja capaz de eliminar o problema do cliente.  

O setor de vendas pode fornecer as características do produto que o marketing precisa para oferecer a solução para o consumidor. Elas devem ser apresentadas de forma clara, objetiva, funcional e criativa. 

 

3. Compra

Aqui, o setor de vendas entra em ação, garantindo que o potencial cliente conclua a compra. Esse é o momento ideal para oferecer ofertas e promoções que sejam capazes de influenciar a decisão de compra do consumidor. 

Em todos os momentos do funil de vendas, é fundamental que exista um intenso diálogo entre o setor de marketing e de vendas para que a estratégia seja um sucesso. 


Mesma língua

Quando os setores de marketing e de vendas atuam harmoniosamente, falam a mesma língua. Isso pode tornar a empresa mais clara, forte e objetiva na mente de seus públicos.

Afinal, é bem mais fácil visualizar a marca em sua mente quando sabemos que as suas estratégias são coerentes e integradas, em todos os sentidos. 


Como aplicar o Smarketing ao seu negócio?

Os especialistas nessa estratégia oferecem diversas dicas que podem ajudá-lo a aplicar o Smarketing em sua empresa, a saber: 


Objetivos

A primeira coisa a se fazer pelos departamentos de marketing e de vendas é traçar objetivos similares ou iguais e integrados, de modo que um precise do outro para alcançar a meta maior, que é o lucro e melhores resultados. 


Linguagem e transparência 

Além disso, é fundamental, como já foi ressaltado, que os dois setores adotem uma mesma língua em suas ações, de modo que assim a empresa seja vista pelo seu público a partir de uma percepção singular e clara. 

Outra coisa que precisa ser feita é garantir a transparência em relação aos processos tarefas e objetivos de ambos os setores, de modo que assim tudo fique às claras e possa ser controlado ou monitorado. 


Alinhamento de personas

É importante também que o marketing e a equipe de vendas aliem as suas personas, para que seja possível criar ações integradas e voltadas para o perfil ou perfis de consumidores que foram traçados. 

Quando as personas estão alinhadas, fica mais fácil pensar em ações potentes para conseguir uma real aproximação com elas. 


Reuniões e diálogo aberto

Outra coisa que a fazer é promover reuniões, com diálogo aberto e democrático entre os membros de ambas as equipes. Assim, fica mais fácil pensar em estratégias potentes, integradas e orientadas para a busca de melhores resultados. 


Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha lhe ajudado a entender melhor a essência do Smarketing e como essa estratégia pode ser fundamental para o crescimento de seu negócio e alinhamento de suas ações. 

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