Blog Startups iniciantes: marketing de conteúdo ou native ads?

Startups iniciantes: marketing de conteúdo ou native ads?

Startups iniciantes: marketing de conteúdo ou native ads?

Parabéns, você é dono de uma startup iniciante! O sonho de atingir o sucesso é grande e está cada vez mais próximo, além disso, é claro, o trabalho é muito. Além de se dedicar ao máximo ao seu core business para entregá-lo com qualidade, você precisa se mostrar ao mundo. 

Mas, como você fará isso? Qual é a melhor estratégia para o seu caso? Como atingir o seu público? É melhor fazer Marketing de Conteúdo ou Native Ads?

Muitas são as questões, mas aqui neste texto, nós vamos te explicar mais sobre esses dois tipos de comunicação de marca e como poderemos te ajudar. Assim, você tem uma coisa a menos para se preocupar e poderá, então, focar em seu negócio para que decole.

Vamos começar com a explicação do que é Native Ads e Marketing de Conteúdo e qual a diferença entre eles.

Native Ads

Ninguém gosta muito de ser interrompido ou perseguido por um anúncio durante a sua navegação, não é mesmo?

Os anúncios publicitários que ficam pipocando na tela podem dar até uma sensação de invasão na sua navegação e, ao invés de interessar, virar paisagem diante do usuário que irá ignorar a presença da peça de propaganda.

Essa preocupação foi o que deu origem aos Native Ads, que são também anúncios publicitários online. Porém, têm como intuito chamar a atenção pela sua relevância, por estarem dentro do contexto da navegação do usuário, mas sem atrapalhar muito sua experiência. 

Também são mais discretos do que os anúncios “puros”. Eles têm a aparência de artigos e publieditoriais, que se misturam em meio aos demais conteúdos presentes na página e até oferecem um pequeno conteúdo informativo.

É uma ferramenta que vem sendo explorada, por ser mais amigável, e que é muito útil para gerar tráfego em um curto prazo, atingindo principalmente quem já está em vias de efetivar a compra. 

Alguns momentos interessantes para utilizar os Native Ads são:

  • Ao iniciar a divulgação de uma nova campanha, produto ou serviço, quando você precisa gerar acessos para determinada página ou conteúdo e quer fazer isso via a promoção de alguma informação;
  • Quando você tem um site parceiro que tem muitos acessos e quer explorar essa visibilidade de se mostrar para um público que ainda não é o seu;
  • Para fomentar o seu Marketing de Conteúdo, divulgando publicações feitas em seu blog, por exemplo.

É claro, sem se esquecer de que o conteúdo do anúncio utilizado em seu Native Ads precisa ter aderência com o tema da página em que será mostrado. E esse tipo de publicidade pode ter um custo além do possível para uma startup iniciante. 

Os Native Ads podem ser muito úteis para gerar volume de acessos e, para auxiliar, no nosso próximo tópico, que é o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia de vendas que tem como intuito principal focar em produzir e distribuir conteúdo e informação que sejam interessantes, relevantes e de valor para o seu público e para a sua marca. 

Esse conteúdo tem um papel informativo e atrativo para o relacionamento e a fidelização do cliente. Ao manter este contato mais frequente e de valor entre o público e a marca, fomenta a disposição em consumir os seus produtos e serviços, gerando, na ponta final, o lucro. 

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo leva o consumidor pela mão ao longo de todas as etapas do funil de vendas e cria uma relação entre a empresa e o público.

Para uma startup, é muito importante trabalhar a fidelização, a fim de estar no “top of mind” de seus clientes. 

Por meio do Marketing de Conteúdo, você aumenta suas vendas ao compartilhar as histórias e as informações mais importantes para o seu público e cria relevância dentro do seu segmento, ao se posicionar como especialista, mostrando seus diferenciais diante dos concorrentes. 

Como dissemos acima, o Native Ads é importante para a atração do tráfego em curto prazo. Já com o Marketing de Conteúdo, você tem um resultado em médio e longo prazo, e mais eficiência na conversão.

Para uma startup iniciante é uma ótima alternativa, que tem como foco agregar valor, sem ser necessário o investimento de milhões de reais, logo de cara, em muitos anúncios, para conquistar o seu espaço.

O custo para implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo não é alto e traz consigo os benefícios de já educar a sua fatia de mercado e o seu público para o seu posicionamento, promover uma posição de referência no seu segmento e aumentar a visibilidade.

  • Alguns pontos muito importantes sobre o Marketing de Conteúdo são:
  • Tem mais efetividade em conversões por acompanhar todo o funil de vendas;
  • Promove uma melhor percepção da marca e de sua identidade;
  • Gera uma conexão entre as empresas e seus clientes;
  • É fundamental para posicionar bem a startup iniciante nos mecanismos de busca.

Não há quem consuma algo sem antes parar para pesquisar. E, para estar bem posicionado no ranking dos sites de buscas, uma estratégia de SEO bem empregada em seus conteúdos é um ponto vital.

Alguns exemplos de materiais que podem ser inseridos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo são os blogs corporativos, os e-book para download e os e-mails marketing, por exemplo, além é claro das publicações nas redes sociais.

Em resumo

Para a divulgação de uma startup iniciante, os Native Ads podem ser muito úteis para gerar atenção em uma ação pontual e para gerar tráfego para uma página específica. 

Porém, serão também muito efetivos e funcionarão ainda melhor como um impulso para o Marketing de Conteúdo, que é fundamental para que sua marca esteja com uma boa saúde digital e tenha a percepção e as conversões desejadas.

Como pode ajudar a sua marca

É claro que o começo de um trabalho sempre demanda muita atenção e muita dedicação. 

Sabendo que essa fase inicial requer bastante esforço e foco no core business, nós temos opções de planos e de serviços que podem atender à necessidade da quantidade e qualidade de conteúdos que você precisa para conseguir trabalhar o posicionamento da sua marca, sem precisar onerar seu orçamento. 

Temos produtores de conteúdos capacitados para produzir os textos dentro das técnicas de SEO com as palavras necessárias para o seu negócio.

No site da RedaWeb e também pelo nosso telefone 0800 750 5564, você consegue todas as informações, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.

Em nossos projetos, temos também um apoio especial para startups. Por meio dele, é possível até conseguir receber a produção de alguns conteúdos gratuitos para ajudar em seu negócio.

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