Sua empresa ainda não investiu no marketing de conteúdo? Conheça 8 bons motivos

Você conhece o marketing de conteúdo? Essa forma de fazer publicidade digital está entre as mais utilizadas pelas empresas, por conta de suas vantagens e da conexão com o público. Sua empresa ainda não adota esta estratégia? Então confira o post e entenda 8 motivos pelos quais o marketing de conteúdo pode valer muito a pena.


1 - Está totalmente alinhado ao comportamento do consumidor

Este é, sem dúvida, o maior motivo pelo qual o marketing de conteúdo funciona. Toda estratégia de marketing depende do consumidor, afinal, o objetivo é encantá-lo e atraí-lo para interagir com a sua marca.

Então, o marketing de conteúdo é uma forma direta de responder ao seu comportamento mais comum. Qualquer pessoa, quando tem uma dúvida, desejo ou problema, do ponto de vista pessoal ou profissional, recorre ao Google para fazer uma busca.

É aí que entra o marketing de conteúdo. Sua empresa preparou as respostas que o cliente precisa e, ao entregar o conteúdo, atrai o usuário para iniciar uma relação com a marca de forma mais positiva. Ou seja, é uma das estratégias mais eficientes para se comunicar com o cliente.


2 - Reforça a sua autoridade como marca

Ao encontrar o seu conteúdo após a pesquisa acima, o marketing de conteúdo tem outra grande vantagem: mostra que você sabe do que está falando. As pessoas fazem negócios com marcas que confiam e o marketing de conteúdo é uma ótima forma de iniciar ou manter um relacionamento baseado na confiança.

Seu conteúdo é preparado com autoridade, bem escrito e traz informações que respondem aos problemas do usuário. É uma primeira forma de encantá-lo e mostrar que você realmente é um especialista no assunto. Então, é muito mais fácil que esta confiança se transforme em uma venda.


3 - Ajuda você a ser encontrado

Lembra-se do comportamento do consumidor acima? O marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a ser encontrada.

Além das práticas para elaborar um bom texto, bem escrito e informativo, esta estratégia aplica táticas para ajudar o conteúdo da sua empresa a se posicionar bem nos buscadores, com foco maior no Google que é o mais usado.

Assim, quando o cliente faz uma busca por um conteúdo que tem ligação com o seu produto ou serviço, a chance dele encontrar a sua marca é ainda maior. Ao criar conteúdo você se torna mais relevante para o Google, criando uma “biblioteca” que faz de você um resultado cada vez importante.


4 - Cria uma ótima primeira impressão

Você já parou para pensar como uma pessoa navega na internet hoje em dia? O modelo de navegação, atualmente, se dá quase que exclusivamente pelo Google. Primeiro, o usuário vai ao buscador e depois navega pelo que ele encontra a partir dele.

Isso significa que cada página do seu site pode ser o primeiro contato com o usuário. Não é mais possível assumir que ele entrou pelo site principal, encontrou o blog e foi aos textos. O caminho atual é o oposto. Ele encontrou o post na busca e, aí sim, se interessou e procurou o site.

Com isso, a importância do marketing de conteúdo é ainda maior, pois o primeiro contato pode fazer uma grande diferença. É preciso garantir que você respondeu o usuário e ainda fez isso de forma muito bem feita. Por isso, essa estratégia é tão poderosa e importante.


5 - É um investimento relativamente barato

Outro bom motivo para adotar essa estratégia é que ela é relativamente barata, especialmente ao comparar com o marketing tradicional. O conceito é bem simples, basta criar um blog, dentro ou fora do site, e produzir um material de qualidade. O custo de produção não é tão grande quanto um material em vídeo, por exemplo, o que significa um ótimo retorno de investimento.


6 - Você pode medir tudo

Esta é uma vantagem do marketing digital, em geral, mas que se aplica muito bem ao marketing de conteúdo. Graças ao uso da tecnologia envolvida no processo, você pode medir absolutamente todos os resultados. A estratégia permite acompanhar o volume de tráfego, o potencial de aprovação de posts, saber os que mais deram certo e inúmeras outras métricas interessantes.

Isso é ótimo por dois grandes motivos. Primeiro, permite que você possa acompanhar os resultados e ver, claramente, o que está desempenhando bem e o que não está dando certo. Assim, pode potencializar os seus melhores conteúdos e corrigir os que ainda não estão no ponto ideal.

Além disso, existe a vantagem dos testes. Como é fácil medir, é possível trabalhar com diferentes formatos de conteúdo, um volume alternativo de palavras e diversas outras ideias que permitem encontrar qual é o tipo de conteúdo que o seu público procura e consome.


7 - Existe sinergia com os outros canais

É claro que o Marketing de conteúdo não é o seu único canal de ação no meio digital. O e-mail, as redes sociais, os vídeos e diversos outros também estão à sua disposição para ser explorados. Mas, a maior vantagem, é que existe uma enorme sinergia entre eles.

As chamadas nas redes sociais podem chamar a atenção do público, para você não depender apenas do resultado das buscas e atrair público-alvo para o seu conteúdo rico, interessante e relevante. O e-mail é um canal direto, em que você pode explorar um conteúdo mais personalizado e relevante ao que o usuário se interessa. Nos vídeos, o artigo do blog pode ser um complemento ao material do YouTube. E, é claro, o blog está automaticamente ligado ao seu site.

A vantagem dessa estratégia é que o marketing de conteúdo pode complementar ou se conectar às suas outras estratégias de modo a tornar ambas ainda mais eficientes.


8 - Funciona!

É claro que de nada adianta ter todas estas vantagens se o marketing de conteúdo não gera resultados. Ele pode ajudar a sua empresa independente de seu objetivo: melhorar o branding ou gerar mais vendas.

O retorno direto ocorre por conta da educação e qualificação de leads. O marketing de conteúdo ajuda o público a conhecer melhor o seu produto ou serviço, se transformando em potenciais clientes mais qualificados. Então, ao invés de o vendedor apresentar o produto e as vantagens, os usuários já chegam sabendo uma boa parte disso. Assim, sua marca pode já ir quebrando as barreiras de dúvida ou resistência, comuns em qualquer venda, antes mesmo de qualquer contato.

A geração e qualificação de leads trabalha para um volume maior de vendas e mais retorno para as empresas, como vimos, com um investimento que não é tão grande. Tanto a criação de leads como a sua conversão é maior com o marketing de conteúdo.

O que você acha? Percebeu porque o marketing de conteúdo pode ser um excelente investimento para a sua empresa? Se você ficou com alguma dúvida e quer entender melhor como funciona, acesse o site da RedaWeb ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.