Sua empresa está adequada ao Marketing de Conteúdo?

Já se perguntou por que os concorrentes parecem ter sempre mais retorno do que você? Qual é a fórmula que eles utilizam e que lhes dá sempre tanto retorno? Qual é a mágica deles, afinal? Não se trata de mágica, mas sim de que a empresa está adequada ao Marketing de Conteúdo. Simplesmente isso.

Mas, como? O que vem a ser o Marketing de Conteúdo?O Marketing de Conteúdo é a produção de textos, vídeos, fotos, animações em diversos formatos diferentes, para os mais variados dispositivos, e que servem de suporte às empresas e negócios na hora de trabalhar um público específico do funil de vendas.

Assim, se o público almejado é do topo do funil, ou seja, aquele que descobre o negócio pela primeira vez, o conteúdo a ser produzido será destinado a lhe apresentar a marca e seus portfólios para conquistá-lo. 

Se o público, por sua vez, já conhece a empresa e seu portfólio, mas está em dúvida se consome realmente o produto ou o que consumir, o conteúdo sanará dúvidas e tentará aproximá-lo ainda mais do negócio, fazendo-o fechar a compra. 

Se o perfil é do fundo do funil, isto é, já está consumindo os produtos ou serviços da empresa, o marketing de conteúdo terá a função de fidelizá-lo e mantê-lo satisfeito na carteira da empresa.


A empresa está adequada ao Marketing de Conteúdo?

Muitos empreendedores não têm a menor noção do quanto produzir conteúdos se tornou a chave de sucesso para um negócio. Se muitos já acreditam que ter um site na internet seja um gasto desnecessário, imagine investir em vídeos, fotos, newsletters, entre outros recursos do marketing de conteúdo?

É aí que perdem a oportunidade de lucrar alto, mesmo quando o mercado ainda não esboça qualquer reação no pós-crise. Deixam-se estagnar e quando resolvem empreender qualquer ação de marketing e publicidade para virar o jogo já é tarde demais. 

Isso porque tudo que se queira saber a respeito de qualquer empresa ou marca se pesquisa no Google. E o Google, por sua vez, busca todos os conteúdos na internet que sejam relacionados ao que se pesquisa. Se há um negócio com diversos conteúdos publicados e referentes aos termos da pesquisa, logo, a clientela o encontrará no buscador.

Quer um exemplo? Imagine que uma empresa que produz pães de variados tipos tenha alguns concorrentes de peso próximos e, portanto, precisa se destacar. Contudo, atualmente, quando queremos saber mais informações sobre um determinado local, se é bom ou ruim de frequentar, o primeiro lugar que pesquisamos não é o guia impresso, mas o Google. Ali se tem uma infinidade de conteúdos a respeito do que buscamos.

Quanto mais conteúdo produzido sobre essa panificadora, maior será a quantidade de referências que os interessados encontrarão acerca desse negócio. E não para por aí. Se a empresa possuir um site, ficará mais fácil de os clientes entrarem em contato e tirarem suas dúvidas - e quem sabe até fechar uma grande encomenda, por que não?.

Mas, muitos empreendedores não conhecem ainda o potencial do Marketing de Conteúdo. E, sem este, é como se existissem, mas estivessem fora do mapa.  


Como adequar a empresa ao Marketing de Conteúdo?

Para tanto, é preciso trabalhar bem todo o portfólio de serviços e produtos que a empresa possui, a fim de pensar e elaborar os melhores conteúdos em torno disso. E, antes que alguém pergunte, essa não é uma tarefa fácil.

Primeiro porque, antes de verificar se a empresa está realmente adequada ao Marketing de Conteúdo, é necessário checar entre o público-alvo e os produtos/serviços oferecidos aqueles que são "a menina dos olhos" desses clientes. Existem, nos portfólios, as opções que são bastante consumidas, aquelas medianas e ainda as que são pouco ou quase nunca procuradas. 

Muitas vezes, é necessário reestruturá-las, pois oferecer um produto A para um público que não corresponde é desperdiçar tempo e esforços. Assim, foca-se a produção de conteúdo em torno do produto ou serviço, criteriosamente escolhido para o perfil de público certo e desejado.

Dessa forma, se a empresa está adequada ao Marketing de Conteúdo, um a um, os clientes aparecem. 


Como preparar o conteúdo para a empresa?

Isso se dá conforme a estratégia adotada pela equipe de marketing dessa empresa. 

Por exemplo: uma empresa voltada para o mercado de suplementação alimentar tem em um de seus produtos um suplemento "A" e o público-alvo composto por jovens, em uma faixa etária que vai de 18 à 35 anos. Para esse público, investir na produção de conteúdos para redes sociais, como vídeos, fotos e até newsletters e algumas matérias é uma ótima pedida.

Veicula o conteúdo conforme os horários de acesso, de maior tráfego desse público na internet, de forma que o maior número possível de pessoas interessadas visualizarão a produção. Esse público não será 100% cativo à campanha, mas a porcentagem que clicar no conteúdo e entrar em contato será chamada de "lead". Esses são os futuros potenciais compradores desse suplemento.

Esses dados ajudam a preparar o material e a trazer o resultado esperado quando a empresa está preparada para o marketing de conteúdo. 


Se a empresa está preparada para o Marketing de Conteúdo, terá retorno!

Uma das produções de conteúdo mais procuradas pelas empresas é a elaboração de matérias e textos em SEO. Não por acaso.

Por meio da composição de vários textos voltados para um público determinado, dentro de um segmento, é possível inserir diversas palavras-chaves que sejam bastante procuradas nos buscadores e, com isso, elencar o seu conteúdo dentre os primeiros resultados que o Google exige, logo após as pesquisas.


O que a sua empresa ganha com isso?

Uma atração maior de leads e outros perfis de públicos interessados no trabalho. É fato que produzir por conta não dá. Porque, ao se produzir um bom texto, é preciso ter uma experiência relativa com a abordagem do público. Escrever para um consumidor A não é a mesma coisa que escrever para um consumidor B. Eles  possuem linguagens diferentes, gostos diferentes e, portanto, precisam ser abordados de forma diferente.

Quando se conta com uma equipe bem preparada, que sabe coletar as principais palavras-chave do mercado, sabe como inseri-las em um texto e tornar a empresa a mais acessada na internet, quando se tem ótimos redatores e uma porção de ideias do que se pode ou não produzir, adequar a empresa para o Marketing de Conteúdo se torna até divertido.


E qualquer empresa pode contar com essa equipe a qualquer momento. Inclusive a sua! É só entrar em contato com a RedaWeb e fechar um de nossos pacotes. Tenha mais referências na Internet e atraia um maior número de leads com a gente! 

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