Sua empresa pode oferecer serviços digitais: saiba os tipos

O Marketing voltado para o ambiente online vem crescendo constantemente nos últimos anos. Empresas procuram os serviços digitais das agências para ajudá-las a criar sua imagem online e auxiliar sua relação com os clientes.

Uma opção mais em conta, em comparação com as técnicas tradicionais, são os serviços digitais de Marketing. Além disso, é muito mais simples avaliar os resultados no ambiente digital.

Métricas digitais acompanham todas as etapas da campanha e deixam claro, por meio de números, gráficos e tabelas, o resultado real obtido pelas campanhas online.

Caso sua agência estiver considerando investir no mercado de serviços digitais, este texto é para você. Aqui nós vamos falar um pouco sobre alguns dos serviços digitais que a sua empresa pode prestar.

Tipos de serviços digitais

O Marketing Digital de uma marca pode ir além do que apenas atrair público. Ele pode ser usado para: 

  • Engajar ou fidelizar clientes; 
  • Posicionar a marca no ambiente digital; 
  • Melhorar sua relação com o público.

Para alcançar esses objetivos, podem ser usados uma série de serviços digitais, como:

1. Personas

A elaboração das personas é extremamente importante para as campanhas digitais. Elas funcionam como a representação do público-alvo de uma marca. É baseado nas personas que todo o conteúdo digital, assim como as campanhas, deve ser elaborado.

É importante ressaltar que as personas devem ser construídas por meio de pesquisas ancoradas no comportamento e nos dados demográficos de clientes reais da empresa.

A construção da persona vai além do seu gênero e idade. Passa pela criação de uma história pessoal, análise das suas preocupações e motivações, além de seus objetivos e desafios. Assim, é uma representação do cliente ideal que a empresa busca alcançar com suas campanhas digitais.

Vale lembrar que personas e público-alvo não são a mesma coisa. Os dados da persona de uma marca são mais específicos do que as informações sobre o público-alvo.

2. Gestão de Mídias Sociais

Todas as empresas, grandes ou pequenas, possuem contas em redes sociais. É por meio de seus perfis oficiais que as marcas podem ter um relacionamento mais próximo com o cliente, além de divulgar os seus serviços.

Cultivar uma boa relação nos ambientes online, seja por meio de campanhas exclusivas, conteúdos de interesse ou divulgação dos produtos, faz com que o público-alvo se engaje com a marca e com suas ideias.

3. Branding

Esse tipo de serviço é focado no planejamento e na conceituação da marca, além de gerenciar a sua identidade visual e a maneira como ela é percebida pelos consumidores.

O seu objetivo é posicionar a marca dentro do seu nicho de forma relevante, chamando a atenção do público. Sendo assim, o gerenciamento da marca busca construir uma boa reputação para a empresa e fazer com que o público-alvo a tenha sempre em mente.

Para isso, a marca precisa de uma identidade que seja coerente com a personalidade da empresa e que reflita os seus ideais.

4. E-mail Marketing 

Não é de hoje que as empresas enviam e-mails com propagandas para seus clientes. Mas, atualmente, esse serviço é muito mais do que mandar mensagens para uma lista de endereços cadastrados.

Ferramentas de análise atuais permitem avaliar a forma de envio, de recebimento e, principalmente, de leitura.

Além disso, esses e-mails não são textos com escrita corrida e desinteressante. Os layouts ganharam papel de destaque nesse tipo de serviço digital.

Eles devem ser chamativos e com um conteúdo que atraia o cliente. Os e-mails precisam ter "a cara" da marca, para deixar claro quem a está enviando.

Dessa forma, além de divulgar as ofertas de produtos e serviços, o e-mail marketing tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a empresa e seu público-alvo.

5. Newsletter

Newsletters são outro tipo de serviço digital por e-mail. Ao contrário do e-mail marketing, que é enviado sem uma periodicidade, as newsletters são mandadas uma vez por semana. Elas funcionam como um informativo semanal que entrega ao público um resumo dos novos conteúdos publicados em um site.

O seu objetivo está focado em construir uma relação com o público-alvo em potencial e fazer com que eles acessem o site da empresa. Entretanto, esse relacionamento pode se converter em vendas no longo prazo.

6. Análise de Métricas 

Um dos grandes diferenciais das campanhas digitais é a facilidade com que seus resultados podem ser medidos e avaliados.

Mas essas medidas de nada adiantam se não puderem ser interpretadas. Nesse tipo de serviço digital, a agência analisa as métricas de determinada ação e avalia o resultado obtido.

Ela é capaz de dizer quais objetivos foram alcançados e o que precisa ser alterado. Sendo assim, as métricas são essenciais para planejar qual tipo de conteúdo deve ser produzido e de que maneira a marca deve se relacionar com o público-alvo.

7. Tom de Voz

As marcas, assim como qualquer pessoa, têm uma personalidade na qual baseia sua postura. As agências digitais oferecem o serviço de definição e implementação do tom de voz da empresa. Aqui é construída a forma como a empresa irá se expressar no ambiente digital.

Dessa maneira, o conteúdo produzido reflete e personalidade da marca, além de facilitar a conexão com o seu público-alvo.

8. SEO

Sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como: Otimização para Mecanismos de Busca. Esse serviço digital utiliza técnicas de ranqueamento para atrair tráfego para o site e/ou blog de empresas.

O objetivo aqui não é apenas chamar a atenção de possíveis clientes, é fazer com que o público realmente interessado sobre o assunto trafegue pelo site.

Assim, o que as estratégias de SEO procuram é gerar um tráfego de qualidade para os sites, atrair pessoas que conheçam o produto ou serviço e que estejam dispostas a comprá-los.

9. Marketing de Conteúdo 

Para manter o público engajado, é necessária a atualização constante das redes sociais, blogs e sites. É aqui que entra o Marketing de Conteúdo, serviço digital voltado para a criação de textos, vídeos, fotos e posts originais com temática interessante e relevante.

Além de trazer conteúdos novos para o ambiente online das empresas, esse serviço também ajuda a trazer tráfego qualificado para o site, blog ou redes sociais da marca.

Os temas trabalhados dizem respeito às atividades realizadas pela empresa, as novidades do mercado e sobre as possíveis dúvidas do público-alvo.

O Marketing de Conteúdo faz com que a empresa se mostre útil e sempre pronta para ajudar. Dessa forma, aumenta a quantidade de visitas e, consequentemente, de público convertido em consumidor.

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