Blog Tags: ferramenta do Twitter pode te ajudar a ganhar seguidores

Tags: ferramenta do Twitter pode te ajudar a ganhar seguidores

Tags: ferramenta do Twitter pode te ajudar a ganhar seguidores

Sem dúvida, você deve ter ouvido ou visto algo sobre tags ou hashtags. Simplificando, é uma ferramenta do Twitter e de outras redes sociais que permite aos usuários indexar palavras-chave ou tópicos. Até certo ponto, podemos entendê-la como um banco de dados que reúne assuntos afins. Por exemplo, educação EAD.

Quer saber melhor o que são as tags ou hashtags e como funcionam, a importância de adotá-las em sua estratégia de marketing e conhecer dicas sobre como utilizá-las corretamente? Continue a leitura do post.

O que são tags ou hashtags?

Tags ou hashtags são palavras-chave ou combinações de palavras individuais precedidas por um sinal de cerquilha (#). Por exemplo: #todosafavordoartistaX.

Explicando melhor, tags são etiquetas que se referem a palavras relevantes, que associadas ao símbolo # se tornam as famosas hashtags. Estas são amplamente utilizadas nas redes sociais (principalmente no Twitter) por usuários que desejam dar relevância a uma palavra-chave específica ou tópico. É justamente isso que faz com que as tags ou hashtags se tornem tão relevantes e populares nas mídias sociais.

As tags ou hashtags ganham, vale dizer, maior relevância em períodos eleitorais. Os usuários de redes sociais as utilizam para dar evidência ao seu candidato ou eventos que possam influenciar o debate político. Ao acompanhar o Twitter, certamente verá as principais postagens do momento na lateral direita da plataforma.

Como funcionam as tags ou hashtags?

Como destacamos, as tags ou hashtags funcionam como etiquetas que associam assuntos de um mesmo tópico, facilitando a busca por parte dos usuários e o acompanhamento de uma discussão ou debate.

Para facilitar a compreensão, vamos dar um exemplo prático:

Imagine a seguinte situação: você foi a um evento famoso que reuniu diversos artistas internacionais. Então, por se tratar de um evento de grande porte, é comum que uma tag seja criada para tanto divulgá-lo como para mostrar como ele está acontecendo em tempo real. Assim, mesmo aquelas pessoas que não foram ao evento podem “participar” dos principais acontecimentos.

Diante disso, você pode usar a tag criada para juntar sua publicação a diversas outras que tratam do mesmo assunto. Por exemplo, #RockInRio. Todas as publicações que utilizarem #RockInRio podem ser consultadas por qualquer pessoa que pesquise por essa hashtag no Twitter ou em qualquer outra rede social.

A importância de usar as tags para aumentar os seguidores do seu negócio

Você deve estar se perguntando como as hashtags podem ajudar a aumentar o número de seguidores do seu perfil nas redes sociais, principalmente no Twitter. Estamos certos?

Então, quando você usa hashtags para abordar um tema em uma publicação, automaticamente faz com que o post faça parte de uma rede de dados que pode ser acessada por qualquer pessoa interessada no tema.

Por exemplo, empresas que investem em projetos social e ambientalmente responsáveis podem usar hashtags associadas ao publicar informações sobre suas ações. Como resultado, elas alcançarão não apenas o público que segue seu perfil nas redes sociais, mas também qualquer outra pessoa que clicar na referida hashtag.

Ao clicar em uma hashtag promovida por sua empresa, as pessoas podem achar seu conteúdo interessante e começar a segui-la no Twitter e em qualquer outra rede social que trabalhe com essa ferramenta, aumentando sua contagem de seguidores. Como consequência, seu negócio pode elevar as vendas e os lucros.

Como usar corretamente as tags?

Como você pode ver, as tags ou hashtags podem realmente aumentar o número de seguidores em seu perfil do Twitter. Mas para que possam promover os resultados que você deseja, é preciso saber como usá-las.

Pensando nisso, preparamos este tópico para trazer algumas dicas úteis. Veja:

Saiba como escrever corretamente as tags ou hashtags

Primeiramente, para que as tags ou hashtags alcancem os resultados que você almeja, é preciso saber escrevê-las corretamente.
Na hora de escrever as tags ou hashtags, não é recomendado adicionar espaço entre as palavras ou inserir pontuação, pois assim elas não funcionarão adequadamente.

Deixe seu perfil no Twitter em modo público

Bem, para garantir que as tags ou hashtags alcancem mais pessoas, ou seja, mais potenciais seguidores, lembre-se que é preciso deixar seu perfil no Twitter ou em qualquer outra rede social em modo público.

Isso é importante para que seus possíveis seguidores consigam acessar o perfil do seu negócio, e assim conferir seu conteúdo, podendo vir a se tornar seguidores.

Inclusive, cabe destacar que não faz sentido uma empresa deixar sua conta privada em qualquer que seja a rede social. Afinal, como os clientes e potenciais clientes acessarão sua marca caso sua conta esteja privada? Assim, o ideal é deixá-la pública.

Pesquise bem as tags ou hashtags antes de usá-las

Algumas tags ou hashtags são mais populares que outras. Saber disso é fundamental para que selecione as melhores para serem aplicadas em suas publicações.

Por exemplo, sua empresa pode pegar carona em tags ou hashtags que estão fazendo fama e que têm relação com seu negócio.

Seja criativo na hora de produzir conteúdos e usar as tags ou hashtags

Não basta apenas usar tags ou hashtags para aumentar o número de seguidores do seu perfil no Twitter. É preciso ser criativo ao ponto de fazer com que as pessoas se interessem pelo conteúdo que sua marca publica nas redes sociais. Somente assim é que elas poderão sentir o desejo de segui-la.

Lembre-se que você pode usar todos os recursos disponíveis para tornar sua publicação criativa. Por exemplo, memes, imagens, vídeos, podcast e outros formatos de conteúdos.

Crie a própria tag ou hashtag de sua marca/negócio

Outra dica é criar a própria tag ou hashtag de sua marca/negócio. Essa é uma forma de fortalecer sua presença no ambiente digital, o que, consequentemente, pode levar sua empresa a ter resultados melhores em suas estratégias de vendas.

Como já mencionamos, na hora de criar a hashtag de sua empresa, não coloque pontos ou espaçamento. O ideal é criar uma hashtag que seja fácil de ser fixada, assim seu público poderá usá-la sempre que lembrar.

Em conclusão, a tag é um recurso do Twitter que contribui para elevar o número dos seus seguidores nesta rede social. Além disso, como vimos, é uma estratégia que pode ajudar a melhorar seus resultados, de modo geral. No entanto, para que as tags realmente ajudem nesse sentido, é importante planejá-las com cuidado e saber usá-las corretamente. Por isso, use as dicas que apresentamos neste conteúdo para que consiga obter o máximo de proveito ao usar as tags.

A RedaWeb é especialista em marketing de conteúdo e pode ajudar sua empresa a atingir rapidamente seus objetivos, como fortalecer sua posição no ambiente digital por meio do fornecimento de conteúdos estratégicos e criativos. Conheça melhor nossos serviços ao acessar nosso site. Que tal?

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-edicao-de-videos-no-adobe-premiere tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564