Blog Tenha o lead como um aliado de vendas

Tenha o lead como um aliado de vendas

Tenha o lead como um aliado de vendas

Cada dia que passa o marketing digital está sendo essencial para o sucesso das empresas. Seja por meio da automação ou pela divulgação direta, é fundamental saber usar as ferramentas disponíveis. Porém, tudo isso que será realizado depende muito do lead.

Leads são clientes em potencial, ou seja, pessoas que possuem o perfil do seu público-alvo. É muito usado para definir estratégias de diversos objetivos. Porém, a principal função do lead é ser convertido em cliente. Para isso, são necessárias diversas ações de marketing digital. Todas, cada uma com sua característica, servem não só para atrair esses leads, mas também para realizar a conversão deles.

E, para tanto, são necessárias algumas etapas para fazer isso da melhor forma. E a primeira fase envolve a escolha de bons leads. Isso quer dizer que você deve selecionar leads que queiram consumir o seu produto/serviço. Além disso, esse lead deve compreender o valor que o produto tem, seja de forma imediata ou a longo prazo.

Funciona basicamente a partir do momento que a pessoa tem acesso a alguma informação fornecida pela sua empresa. Quando essa pessoa coloca o contato, podendo ser e-mail ou telefone, em troca de algo que o seu site oferece, ela se torna um lead.

Muitas empresas oferecem ferramentas, materiais ricos como e-books ou outros conteúdos que possam agregar valor à rotina dessa pessoa. Ou seja, esse lead demonstrou interesse no que o seu negócio tem a oferecer. A partir daí, é um trabalho contínuo e constante, que envolve diversas estratégias e ações. Lembrando que todo lead passa por um funil de vendas, ferramenta utilizada para fazer a gestão desse público.


Como fazer a gestão de lead? 

Deve-se fazer uma análise correta do público-alvo, através de testes e da interpretação dos dados obtidos durante o tempo da empresa. Qual a faixa etária que mais consome o seu produto? Qual a constância que isso é feito? Essas e outras perguntas podem ser fundamentais para compreender ao certo o tipo de lead importante para o seu negócio.

Há casos em que podemos encontrar mais de um perfil de cliente consumindo o produto da empresa. E para isso é necessário ter uma compreensão clara dos seus objetivos e como esses leads podem contribuir para essa meta. Isso é definido a partir de análises constantes, obtidas pelo setor de vendas e de marketing. Caso não tenha esses setores definidos, vale a pena investir na gestão dessas informações.

Em seguida, deve fazer um uso correto dessas informações. A cada fase do funil de vendas podemos observar que há um potencial de converter esse lead. Lembrando que o funil de vendas é composto por algumas fases. 

A atração é ligada aos visitantes, que são convertidos em leads. Em seguida, esses leads se tornam clientes, que são monitorados e analisados.

Para tornar o lead um grande aliado nas vendas, cada etapa deve ser desenvolvida da melhor forma. Toda fase deve não só atingir seu objetivo como também firmar o valor da empresa diante do cliente. Por exemplo, quando a pessoa é um visitante, este sabe pouco ou nada da sua empresa. Então, através de conteúdos de qualidade, podemos contribuir para que o problema dele seja resolvido.

Muitas vezes, nem mesmo a pessoa compreende qual o seu problema ou a sua real necessidade. Mas, à medida que vai consumindo seu conteúdo e criando uma relação de confiança, vai entender o que realmente precisa. Por isso a importância de criar estratégias de qualidade e que realmente tenham relevância para o seu público-alvo.

E esse cuidado e atenção devem sempre estar envolvidos em cada etapa. Isso acaba gerando não só leads em clientes, mas também pessoas em fãs da marca. Ressaltando que em nenhum momento mencionamos a palavra vender, mas isso acaba acontecendo naturalmente. 

Além disso, como essa atenção aos interesses do lead está presente em cada momento, essa pessoa terá uma ótima experiência. Isso reflete no valor que esse cliente tem em relação ao seu produto e à marca. Com isso, acaba se tornando um fã da marca.

Essa é uma preocupação constante das empresas de sucesso, pois tornar um cliente em fã da marca é garantia de divulgação certa. É por meio da propaganda boca a boca que a credibilidade da empresa vai se firmando. Afinal de contas, trata-se da recomendação de alguém conhecido, com quem se tem confiança.

Então, de forma espontânea, essa pessoa contribui para a divulgação dos benefícios do seu produto. Isso se espalha, uma vez que pessoas conversam umas com as outras sobre o que é relevante. Sem gastar diretamente em marketing ou estratégias de vendas. Por isso que investir em um cliente é mais vantajoso do que captar um cliente novo.

Os recursos utilizados para manter esse lead em um relacionamento com a empresa é mais assertivo do que atingir uma nova pessoa. Então, observe com atenção cada lead da sua empresa. Esse cuidado é fundamental para proporcionar uma boa gestão desse cliente em potencial.

Então, sempre invista em conteúdos interessantes e que possam agregar valor ao seu lead. De uma forma ou de outra, é essencial realizar essa produção com qualidade. Usando os assuntos relevantes a favor da sua empresa. Dessa maneira, você adquire credibilidade para sua empresa, para desenvolver um conteúdo de forma assertiva. 

Existem duas opções de fazer essa produção: internamente ou externamente. Ainda que muitas empresas acreditem ser melhor fazer essa produção, é melhor terceirizar. Quando você contrata uma agência de conteúdo, a mesma é especializada em desenvolver aquele trabalho. Então, possuem uma equipe com experiência e conhecimento na produção de diversos formatos de conteúdo.

Além disso, não há o custo de um colaborador interno nem em investimento com atualizações dos conhecimentos. Isso faz com que a empresa volte a sua atenção para assuntos relevantes para o desenvolvimento do negócio em questão. A escolha do local que fará o conteúdo é fundamental para o sucesso da ação. Quanto mais especializada for na produção desses materiais, melhor. E nisso a RedaWeb é referência no mercado.

Através da RedaWeb, você tem a garantia de conteúdos desenvolvidos para diversas finalidades, desde a atração até a nutrição dos leads. Para isso, contamos com uma equipe especializada que desenvolve os temas propostos, sempre priorizando os resultados. São textos para blog ou até mesmo e-books criados por especialistas no assunto.

Além disso, caso tenha alguma alteração, isso é feito com rapidez. E não podemos nos esquecer do prazo, fundamental para qualquer relação duradoura. Respeitamos prazos, pois compreendemos a importância da pontualidade.

Se você quer saber mais sobre os nossos planos ou conteúdos produzidos, entre em contato conosco. Acesse o nosso site ou ligue para 0800 750 5564 caso queira assinar algum plano de conteúdo.

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