Terceirizar o setor de marketing digital da minha empresa: é necessário?

Com o avanço da tecnologia, a consolidação dos smartphones, a facilidade de acesso à internet e as mudanças no comportamento do usuário e consumidor dos mais diversos produtos e serviços, surge uma figura de destaque quando falamos de marketing: o marketing digital. Essa vertente conquistou seu espaço nos tempos atuais e tornou-se protagonista em qualquer estratégia de marketing, independentemente do tamanho da empresa e do produto/serviço que ela comercializa.

As pessoas desenvolveram o hábito de pesquisar informações na internet quando precisam (ou ainda nem sabem que precisam) de determinado produto e/ou serviço. E, ao procurar qualquer informação, um mundo de possibilidades abre-se diante dela e os grandes desafios para as organizações, tanto aquele pequeno negócio até as grandes corporações, são entregar a informação correta no momento certo e levar um conteúdo de qualidade, que prenda a atenção do leitor, dando àquela marca autoridade no assunto e transmitindo confiança ao leitor.

E é aqui que terceirizar os serviços de um profissional de marketing digital é necessário e faz toda a diferença. Afinal, esse universo está em constante evolução, com novas ferramentas, possibilidades e plataformas surgindo todos os dias e com as antigas práticas sendo substituídas por novas com grande frequência. 

Este profissional precisa estar antenado no mercado, por dentro das novidades e tendências, e pronto para entender o perfil da empresa, a fim de oferecer a melhor estratégia e, consequentemente, os melhores resultados.


Marketing digital: conteúdo de qualidade é determinante

Antes de continuar, vamos analisar alguns números que reforçam a importância do marketing digital na atualidade:

  • De acordo com um levantamento da comScore, 74% dos brasileiros que utilizam internet pesquisam sobre um determinado produto na web antes de realizar uma compra em estabelecimento físico;
  • Segundo o estudo Hubspot State of Inbound, profissionais da área do marketing que dedicam tempo e investimento para blog aumentam em 13 vezes as possibilidades de conquistar um retorno sobre o investimento, o famoso ROI, positivo;
  • Além disso, mais de 80% das empresas que atualizam seus blogs todos os dias adquiriram novos consumidores neste canal;
  • A existência de um blog eleva o volume de páginas indexadas em 434% por buscadores, além de provocar um aumento de 126% na geração de leads;
  • Segundo o DemandMetric, o marketing de conteúdo consegue gerar três vezes mais leads que o marketing tradicional, custando 62% a menos;
  • De acordo com o estudo Search Engine Watch, mais de 30% dos cliques são direcionados para o primeiro resultado que aparece no Google, enquanto o décimo recebe somente 2,4% dos cliques;
  • O Hubspot afirma que leads gerados através de estratégias de SEO apresentam taxa de fechamento de quase 15%, enquanto aqueles gerados de forma mais invasiva, como anúncios e mala direta, fecham em menos de 2% das situações;
  • No Brasil, 97% das pesquisas são realizadas no Google;
  • Ainda quando falamos da realidade brasileira, é importante destacar que mais de 60% das empresas por aqui já usam blogs para entregar conteúdo e aproximadamente 70% delas usam alguma estratégia de marketing de conteúdo no seu dia a dia;
  • Segundo a Forbes, 90% das pessoas iniciam uma atividade em um dispositivo, mas finalizam em outro, ou seja, pesquisam sobre determinado produto e/ou serviço no smartphone, mas fecham a compra via computador.

Estes são apenas alguns dos muitos dados disponíveis atualmente que reforçam a importância de um plano de ação consistente e da produção de conteúdo de qualidade em qualquer estratégia de marketing digital, independentemente do ramo de atuação e do tamanho da companhia.

E, como você já percebeu, nesse novo universo surge um protagonista decisivo para que o marketing digital alcance resultados significativos: o conteúdo. 

Sim, o conteúdo aqui é determinante e a sua qualidade é ponto crucial para que o plano de ação desenhado tenha os efeitos desejados. E não estamos apenas falando de redigir um bom texto gramaticalmente (o que também é fundamental, claro), mas de escrever esse material pensando no ambiente em que ele será disponibilizado, seja em um blog, em um canal de mídia social ou em um e-mail marketing, por exemplo.

Apenas um profissional de marketing digital com conhecimento das melhores técnicas em cada um desses ambientes será capaz de entregar um conteúdo realmente de qualidade e preparado para desempenhar da melhor forma em cada um deles. 

Aqui estamos falando da linguagem mais adequada, de técnicas de SEO (otimizar seu conteúdo para ser ranqueado nos buscadores, em especial no Google), de conhecimento de programação HTML, de um texto direto e com informações de fato relevantes para a sua audiência.

Então, se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena terceirizar o marketing digital na sua empresa, saiba que entre as obrigações deste profissional está entender o seu negócio, o seu mercado e a sua audiência, pesquisar em fontes seguras sobre o assunto, reunir as melhores informações e produzir um artigo de qualidade sobre o tema. 

Nós da RedaWeb estamos prontos para atendê-lo e contamos com um time de redatores e revisores especialistas em técnicas de marketing de conteúdo.

Você, empreendedor, administrador ou gestor de empresas, quer tempo para focar em outras atividades e na evolução dos seus negócios, não é mesmo? Aposte no marketing digital, mas deixe as tarefas do dia a dia e a mão na massa para pessoas que conhecem esse mercado e possuem experiência na área.

Experiência: aqui está outro diferencial de contratar especialistas em marketing para ajudá-lo. Eles conhecem a realidade de outros clientes que já passaram pelo estágio em que a sua empresa se encontra, tem expertise acumulada de outros desafios e trabalhos, e reúnem todo este conhecimento na hora de definir e construir o conteúdo para o marketing da sua empresa. Assim, você pula etapas e testes iniciais, pois já conta com a experiência destes profissionais.

E aqui não estamos falando apenas de conteúdo para blog – ele pode até ser o carro-chefe na sua estratégia de marketing digital, mas não irá caminhar sozinho. Precisamos pensar nas estratégias de conteúdo para mídias sociais, construção de marca, textos para e-mail marketing, conteúdo para a construção de um bom site, textos para materiais promocionais, e-books, etc.

E aí? Terceirizar o marketing digital não é uma boa solução e garantia de qualidade em todos esses aspectos? Está em busca de uma agência de marketing digital para ajudá-los nestes desafios e alcançar o sucesso com a sua empresa? 

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