7 termos que vão te ajudar a entender SEO

A produção de conteúdo digital aponta para várias técnicas e práticas em prol da otimização, posicionamento, reconhecimento e para fortalecer marcas e empresas dos mais diversos segmentos.  

Entre os conhecimentos mais amplos, complexos e estudados atualmente está o SEO, expertise do mercado da comunicação e marketing, que compila em seu repertório desde a construção de um site até o ranqueamento de suas páginas em buscadores, como o Google.

Para entender SEO, é preciso, inevitavelmente, passar por todo um processo de análise e acompanhamento por meio de ferramentas. Além de sistemas de penalizações, compreensão de design e programação e condutas éticas, que devem estar alinhadas a algum propósito.


Pontos Importantes para SEO

Apesar de ser uma área ampla, que necessita de experiência para ser executada com maestria, alguns pontos básicos podem ser levantados como principais para alcançar resultados promissores dentro do mundo digital.

Estes irão compor a base de toda estruturação ideal de conteúdo. Tanto para acessibilidade e facilidade de navegação ao usuário quanto para melhor posicionamento nas plataformas de busca disponíveis na internet.

1. Headings tags e Suporte HTML

Parte essencial para elaboração, suporte a toda estrutura de comunicação e produção segmentada de conteúdo e marketing. Une elementos que formam uma estrutura de grande alcance e repercussão tanto para investidores e usuários quanto para os algoritmos de buscas. 

As heading tags tem a função de gerenciar a organização de um site por meio de HTML e também auxiliar na averiguação de textos, imagens e vídeos que são mostrados para um usuário. São consideradas como itens mais importantes na composição de uma página e podem ser divididas em H1, H2, H3, H4, e assim por diante, de acordo com a importância do tópico.

2. Algoritmo e buscadores

Ferramenta utilizada para indexar e exibir de forma mais eficiente as melhores páginas quando um usuário pesquisa sobre determinado assunto. Este mecanismo diferencia os sites entre si, classificando aqueles que estão mais adequados ao termo pesquisado por uma pessoa.

Portanto, torna-se primordial que os sites produzam um conteúdo que possa ser facilmente encontrado pelas pessoas que procuram sobre um assunto. 

3. Alt Text ou Texto Alternativo

O termo Alt Text é uma descrição específica de todos os elementos visuais disponíveis no seu site e que podem ser encontrados pelos algoritmos que analisam todo conteúdo descrito em uma página.

Dessa maneira, esse mecanismo otimiza o conteúdo gráfico e visual, para que a publicação seja interpretada e reconhecida como melhor descrita e precisa. Como consequência, conquista uma posição mais interessante no ranqueamento e ganha pontos no quesito de qualidade.

É essencial que essa etapa obtenha cuidado por parte dos profissionais, pois tal descrição, ao ponto de vista dos softwares de leitura, é o que possibilita a melhor exibição de uma imagem e fácil localização na rede para que seja encontrada e acessada. Inclusive quando é feita apenas uma busca por imagens. Por isso, o Alt Text é um elemento que não deve ser ignorado.

4. Autoridade de site e sua importância

Esse pilar do SEO representa o quanto uma url, ou seja, o domínio de um site, é relevante em comparação a outros. 

A autoridade é dividida em duas partes, e a primeira é a autoridade do próprio domínio. É feita através do histórico, análise dos links inseridos ao longo do site, da mensuração do número de visitas, tempo de permanência e taxas de conversão em cada menu, aba ou página desenvolvida. 

Já a segunda parte se refere a autoridade de cada página interna de um website, pois cada uma possui características particulares que apontam para um caminho de melhor referenciamento externo. Quanto melhor é a linkagem interna, maiores as chances de uma página ganhar autoridade e ficar nas primeiras posições de busca.

5. CTA - (Call To Action) Chamada Para o Sucesso

Sigla que representa uma frase chamariz para captar clientes e leitores, sendo uma das técnicas mais utilizadas em sites e blogs. 

Tem como objetivo determinar e encaminhar a realização de uma ação por parte do usuário. O CTA pode ser utilizado de diversas formas, seja em texto ou imagem, o mais importante é que incentive a pessoa a tomar uma atitude. Pode ser comprar, ir para outra página ou mandar um e-mail.

Quem aposta no uso desta técnica aumenta a conversão de seus visitantes e até mesmo seu tempo de permanência em uma página. 

6. Utilização e repercussão dos Inbound Links

São links que enviam o usuário de um site para outro site e por isso são chamados de Inbound Link ou links externos. Se trata de uma ação importante dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, já que transmite autoridade e relevância de um domínio a outro.

Portanto, identificar e apontar fontes ao final do seu texto é primordial para que tanto usuários quanto o próprio tráfego de rede encontrem seu material mais facilmente. 

7. Palavras-chaves - escolha as certas

Palavras-chaves são o modo como um internauta busca sobre um assunto. Entretanto, como saber qual a melhor escolha das palavras?

Primeiramente é preciso entender que palavras-chaves podem ser divididas em três grupos: Head Tail, Middle Tail e Long Tail.  Inclusive, a Head Tail pode ser considerada um termo mais geral, que vai trazer milhares de resultados e ao final ajuda a definir a Midle e a Long Tail. 

Com essa separação, é possível aumentar as chances de impactar a rede e de ser encontrado mais facilmente pelos usuários. Ao invés de usar apenas “ração para cães” uma página de pets pode usar o termo “ração para cães filhotes de pequeno porte”, que é bem mais específica.

As palavras-chaves perfeitas podem ser selecionadas e definidas por ferramentas especializadas, como o próprio KeyWord Planner, do Google. Ali é possível determinar desde a head tail até as palavras mais específicas que podem estar dentro de um site e que vão fazer com que consiga ranquear melhor.


Conclusão

Em marketing de conteúdo é preciso entender SEO como um mecanismo amplo e complexo, com diversas ferramentas e caminhos. Portanto, estudar e compreender estas características é essencial para colocá-las em prática. Não há uma receita pronta que funciona para todas as pessoas, mas algumas bases, como os termos de SEO aqui citados podem ser muito úteis.

Você já utiliza técnicas de SEO em sua página? Agora já sabe o quanto são importantes para ajudar sua empresa a ser encontrada! Então, não perca tempo e comece agora mesmo a colocar o seu site dentre os primeiros resultados de busca.

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