Teste a/b: entenda como funciona

Independentemente se a sua empresa já está investindo em Marketing Digital há algum tempo ou se começou a fazer isso agora, uma coisa é certa: o Teste A/B é uma das maneiras mais eficientes de refinar suas estratégias e, consequentemente, obter melhores resultados. 

Com testes desse tipo, por exemplo, é possível medir os resultados de cada ação, entendendo o que está funcionando para repetir no futuro, bem como aquilo que precisa ser melhorado de alguma forma para gerar mais visitantes e leads.  

Entretanto, o que exatamente é o Teste A/B e como funciona na prática? Continue acompanhando para ficar por dentro de tudo a respeito do assunto. 

O que é e como funciona o Teste A/B?

Resumidamente, o Teste A/B é responsável por fazer comparações entre algumas variáveis do universo do Marketing Digital. Seu principal objetivo, como o próprio nome já sugere, é testar, com o intuito de descobrir e de avaliar qual delas acaba gerando melhores resultados. 

Em outras palavras, o Teste A/B pode ser definido como duas variações diferentes de um mesmo conteúdo. Caso você tenha um site, por exemplo, pode criar duas páginas iniciais com formatos diferentes, a fim de verificar qual delas traz retornos mais eficazes. 

É importante deixar claro que Testes A/B não são a mesma coisa que testes multivariados, certo? Estes últimos, na verdade, são conhecidos por testarem mais de uma variável de uma única vez.

Enquanto isso, o Teste A/B foca apenas em uma variável de cada vez, com o intuito de escolher qual a melhor. 

Mas, afinal, o que testar?

Vale ressaltar que os Testes A/B podem e devem ser feitos em e-mail marketing, landing page, CTA e assim por diante. Já parou para pensar na possibilidade de o botão do seu CTA ser capaz de gerar mais cliques apenas tendo uma cor diferente? Sim, com o Teste A/B é possível descobrir isso. 

Por esse motivo, então, durante a realização desse tipo de teste, é fundamental focar apenas em uma variável. Apesar de ser comum o interesse de testar várias coisas ao mesmo tempo, tenha em mente que isso não é tão eficiente. 

Sendo assim, o recomendável é ser bastante criterioso no momento de escolher o que testar de cada vez, dar as prioridades corretas faz toda a diferença. Lembre-se de que alguns fatores não irão contribuir para aumentar a sua conversão ou taxa de cliques e, por conta disso, não são os mais importantes. 

Confira, a seguir, quais são as principais variáveis que devem ser testadas a partir de um Teste A/B, já que são mais críticas dentro do processo de atração e geração de leads, falando especificamente de uma landing page: 

  • CTA;
  • Título;
  • URL;
  • Imagem;
  • Intertítulos;
  • Disposição dos elementos;
  • Presença de formulários;
  • Cor e outros elementos visuais.

Por outro lado, quando o assunto é e-mail marketing, é válido deixar claro que os Testes A/B devem focar em testar diferentes formatos, a presença ou não de imagens, o horário de envio, o assunto, a quantidade de informações etc. 

Vantagens de fazer o Teste A/B

Uma das principais vantagens de adotar os Testes A/B como parte essencial das suas estratégias de Marketing é potencializar os ganhos e reduzir os esforços gastos. Afinal de contas, por meio deles, é possível otimizar o investimento realizado, analisando quais modelos geram um melhor desempenho. 

Em outras palavras, o Teste A/B permite que você descubra o que tem uma aceitação maior pelo seu público e, por consequência, compreenda o comportamento dos seus possíveis consumidores. Isso sem contar que esse tipo de teste é ótimo também para encontrar erros e consertá-los antes que se tornem problemas maiores.  

Outros benefícios de fazer o teste A/B são:

  • Garantir o investimento certo e naquilo que é mais adequado para o público;
  • Conseguir tomar decisões importantes com mais facilidade;
  • Ter um ROI (Retorno sobre Investimento) garantido.

Dicas para aplicar o Teste A/B

Depois de todas essas informações, já deu para entender o quão importante é o Teste A/B para o sucesso das suas estratégias de Marketing Digital, não é mesmo? Com base nisso, agora chegou a hora de conferir algumas dicas fundamentais de como aplicar esse tipo de teste da maneira correta. 

Então, antes de ficar trocando cores, formatos, tamanhos, textos e imagens sem nenhum fundamento, acompanhe todas as dicas logo abaixo com bastante atenção sobre como aplicar o Teste A/B e obter resultados de fato eficazes. 

1. Defina seus objetivos

Como você já deve saber, praticamente qualquer ação a ser colocada em prática dentro do seu negócio precisa antes de tudo de um planejamento e de objetivos pré-definidos. E é claro que com os Testes A/B isso não é diferente. 

Na verdade, um dos primeiros passos é determinar os resultados que você deseja atingir com a melhoria com o objetivo de saber ao certo o que deve ser mudado. Ao fazer isso corretamente, as chances de ter sucesso são grandes. 

2. Aplique duas versões diferentes ao mesmo tempo

Outra dica que faz toda a diferença quando o assunto é colocar o Teste A/B em prática é aplicar duas versões diferentes da mesma coisa simultaneamente para avaliar o comportamento do público durante um determinado período de tempo. 

Por exemplo, você deixa o botão do CTA amarelo para algumas pessoas e azul para outras durante um tempo e, depois disso, avalia qual das opções gerou resultados melhores. 

3. Invista em pequenas mudanças

Para finalizar, prefira sempre fazer pequenas mudanças, a fim de obter grandes resultados. No geral, as pessoas acreditam que se algo não está saindo conforme o planejado o melhor a se fazer é mudar tudo radicalmente. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam.

Na verdade, de nada adianta sair fazendo diversas alterações sem ao menos saber o que de fato está gerando resultados insatisfatórios. Além de desperdiçar tempo e trabalho e dinheiro, claro, será difícil conseguir encontrar o que está sendo prejudicial dentro da sua página ou e-mail, por exemplo.

Levando tudo isso em consideração, o melhor de tudo é investir em pequenas mudanças e, a partir delas, colher resultados realmente satisfatórios. Isso porque quanto menos detalhes forem alterados de uma única vez, maiores serão as chances de identificar aquilo que precisa ser melhorado. 

Portanto, o Teste A/B é muito importante dentro das estratégias de Marketing Digital e colocá-lo em prática da maneira correta é fundamental para o sucesso das suas ações. 

A boa notícia é que podemos te ajudar com isso. Acesse agora mesmo o site da RedaWeb para mais informações!