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Textos para site: saiba como criar conteúdos que encantam seu público

Mulher empresária feliz no escritório

O copywriting e a redação publicitária são dois conceitos muito conhecidos no marketing digital. De fato, são bem parecidos, porém, cada um com o seu objetivo. O primeiro é uma clara proposta de vendas, enquanto o segundo busca engajar a base de clientes dia após dia.


Na escola ou até mesmo nas universidades aprendemos a criar e analisar frases soltas que, muitas vezes, não significam muita coisa. O problema começa quando precisamos conectá-las para criar algo útil e necessário para quem está lendo.


Criar conteúdo no ritmo adequado, com a máxima qualidade e com capacidade de engajar a base e converter clientes, não é uma tarefa simples. No entanto, o consumidor digital exige essas características.


Com isso em mente, criamos esse guia exclusivo sobre textos para site, de modo que você saiba como criar conteúdos que encantam o seu público, mesmo que não seja direcionado para uma venda propriamente dita. Confira!


O que escrever em um texto para site?

Um site é uma tela em branco que precisa ser preenchida com algum tipo de conteúdo, caso contrário, qual é a razão para que a audiência permaneça nele ou acesse novamente?


Precisamos compreender que com a democratização da internet, muitos negócios que antes não teriam chance, agora conseguem se posicionar com relevância e autoridade dentro do seu nicho de atuação diante de uma audiência específica.


Esse movimento tem o seu bônus, mas também o seu ônus. Quando um possível cliente busca uma solução para o seu problema, irá encontrar conteúdo que gera valor, mas também alguns materiais que só foram publicados para seguir um cronograma de postagens.


O segundo grupo são as páginas que jamais irão gerar engajamento, afinal, não entregando nada que seja importante para o leitor, ele não sentirá desejo de retornar ou compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que possam estar com o mesmo problema.


Dessa forma, fica evidente que algumas características precisam ser levadas em consideração para escrever um texto para site. A primeira delas é a geração de valor, ou a entrega de algo que seja significativo para o leitor.


Outra, é embalar esse conteúdo em uma linguagem que conversa com a audiência no seu nível de consciência, mas também na sua maneira de se expressar. Quando esses pontos são levados em consideração e bem aplicados, é gerada uma conexão.


A conexão é justamente o que engaja e faz o leitor ter o desejo de consumir mais conteúdos da sua página.


Como escrever um bom texto para site?

Quem é dono de empresa ou líder de uma equipe sabe que planejamento é um conceito fundamental e que precede qualquer ação dentro do mundo empresarial. Mesmo criadores em um blog pessoal precisam compreender isso para gerar resultados relevantes.


Quando citamos o exemplo de um texto para site de baixa qualidade como aquele que existe apenas para preencher um cronograma, não é o calendário que estamos criticando, mas o fato de o planejamento ser superficial e pensar apenas em datas, e não em metodologias e processos.


Para a criação de conteúdo é essencial pensar em algumas coisas antes de colocar as mãos na massa:


  • O que você quer falar;
  • Com quem você quer falar;
  • Como irá falar;
  • Quando irá falar.

Perceba que o conceito de um cronograma é a última coisa a ser considerada. Afinal, o seu foco sempre deve ser a mensagem que a sua empresa quer passar, quem deve acessar essas informações e a maneira mais adequada de garantir que o conteúdo seja compreendido e assimilado.


Conceitos como gatilhos mentais, SEO,  copywriting ou qualquer outro ponto pode e deve ser considerado durante o seu processo criativo. No entanto, esses são temperos para o seu texto. Eles são capazes de otimizar os resultados, mas sozinhos não conseguem gerar vendas e nem engajamento.


Por fim, e não menos importante, esteja atento à gramática. Mesmo que o seu público-alvo converse utilizando gírias e abreviações, o seu texto deve ser profissional e seguir a norma padrão. Isso não significa ser pedante, mas usar a pontuação e os acentos corretamente.


Saiba como ter criatividade para escrever um texto


Perceba que são quatro pontos que precisam ser observados para escrever um bom texto para site. Todo redator web profissional compreende que eles são imprescindíveis para gerar materiais que encantam o público.


No entanto, tenha em mente que essa não é uma estrutura imutável, e sim, uma metodologia para organizar as suas ideias. Se você está em um nicho que conta com um assunto muito importante, por exemplo, você é coach financeiro, é evidente que precisará falar sobre inflação em algum momento.


O que te diferencia da concorrência é justamente a maneira como aborda o tema, a linguagem utilizada e os pontos que busca evidenciar em seus conteúdos.


Em outras palavras, precisará falar de coisas que todo mundo já está falando, portanto, a criatividade será a sua maior arma.


Para ser criativo, precisamos dar uma dica que pode parecer incoerente, mas fique de olho na concorrência. Assim, você sabe o que e como eles falam sobre os assuntos que você quer abordar.


Paralelamente, consuma o máximo de conteúdo possível, dentro e fora do seu nicho. Se você conversa com um público jovem, traçar paralelos com as séries do momento é uma grande sacada para atrair a atenção. Porém, para fazer corretamente, é preciso consumir esse tipo de mídia.


A criatividade não é uma característica inata do ser humano. Ela é fruto de todas as experiências de um indivíduo. Quanto mais experiências você tiver, mais criativo será.


Para escrever um texto para site você precisa sentar e escrever, mas para saber como fazer isso, é preciso levantar da cadeira para entender o que o mundo está precisando ler.


Como definir o público do seu texto para site?

Definir o público-alvo para uma estratégia de conteúdo é uma das tarefas mais complicadas mesmo entre os profissionais mais experientes do mercado.


Se o seu negócio está começando, você ainda não tem uma base de dados para analisar, então, irá pesquisar o seu nicho. Visite os sites e as redes sociais de todos os seus concorrentes para tentar entender o perfil de clientes que eles possuem. 


É claro que, na maioria das vezes, não são as mesmas pessoas que serão atraídas para a sua página, mas esse é um ponto de partida importante.


Caso o seu negócio já esteja rodando, é hora de refinar o público do seu texto para o site. Isso significa fazer uma investigação profunda dentro da base que já acessa a sua página com alguma frequência.


Por exemplo, as redes sociais, quando são configuradas para o tipo business, reúnem informações sobre os seguidores como:


  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Região;
  • Horário de maior interação;
  • Conteúdos que mais engajam, dentre outras.

Se o seu planejamento inicial esperava atingir um público-alvo entre 30 e 40 anos, mas esses dados informam que os usuários estão entre 20 e 30 anos, você errou em algum ponto.


Pode ser a linguagem, o tipo de conteúdo ou até mesmo a plataforma utilizada. Só não se desespere. Essa é a sua maior oportunidade.


Os seus textos para site podem mudar a abordagem, ou a sua empresa pode mudar o público-alvo. Nesse segundo caso, vale reavaliar a estratégia de mercado, afinal, ela está intimamente ligada ao marketing.


O marketing digital não é apenas uma forma de publicidade, mas uma maneira de gerar dados para que a sua empresa se torne mais assertiva em todas as áreas.


Dicas para criar conteúdos que engajam e encantam o seu público

Até aqui você compreendeu que textos para site podem ser criados de maneira muito mais assertiva quando analisamos um ponto por vez. O maior erro de todo redator é acreditar que basta colocar no papel tudo o que está no seu coração, por isso, separamos algumas dicas para criar conteúdos que engajam e encantam o seu público.


Dessa maneira, após definir quem é o seu público-alvo e compreender a maneira como ele gosta de consumir conteúdo, comece a pensar em modos de adequar à sua linguagem e a sua mensagem às necessidades desses possíveis clientes.


Se eles leem textos no celular, então frases curtas devem ser a sua prioridade. Se são empresas buscando serviços, busque conteúdos mais longos e explicativos para sanar o máximo de dúvidas.


O conceito de funil de vendas é o mais importante nesse sentido. Com ele você compreende que existe uma grande variação dentro do seu público-alvo com base no nível de consciência que cada pessoa tem sobre o negócio. Um texto pode vender milhões se ele chegar na pessoa certa, no momento adequado e de uma maneira coerente.


Se o usuário chega ao site e só encontra conteúdos de venda, provavelmente sairá em segundos. Agora, se ele acessa a sua página há semanas, mas não encontra um material que o leva a solução que a marca oferece, irá buscar na concorrência.


Saiba como fazer texto para Textbroker



Certamente, uma das maiores vantagens de a internet ter democratizado a economia, é de que cada vez mais profissionais altamente especializados conseguem se conectar com quem possui demandas específicas.


Saiba que um texto para site é completamente diferente de um para blog pessoal, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário. A página Sobre Nós é onde a empresa se apresenta de maneira formal e direta, enquanto um blog post pode criar toda a narrativa para convencer o cliente no nível emocional.


Textbroker é um sistema no qual redatores podem oferecer os seus serviços online de acordo com o nível do seu trabalho. Aqueles que conseguem compreender as demandas mais específicas dos clientes em potencial, recebem mais por isso.


Dessa maneira, para fazer texto para textbroker, é preciso investir em conhecimento de mercado. Quanto maior for o repertório do redator, maiores são as chances de conquistar boas oportunidades e fidelizar clientes relevantes.


A maior vantagem é que esse sistema não exige uma formação prévia, no entanto, jornalistas, roteiristas e escritores profissionais tendem a gerar melhores resultados. Porém, essa não é uma regra.


Diferenciais dos textos para sites empresariais

Como dissemos anteriormente, um redator profissional é aquele que consegue sair de si e incorporar os desejos do cliente e da audiência para criar um material rico e que possui sentido para ambas as partes.


Em um blog pessoal de viagens, isso significa utilizar uma linguagem mais informal para que uma conexão seja criada de modo mais direto e sem atritos. Texto para site empresarial precisam transmitir profissionalismo, ética e respeito em relação ao cliente.


Outro ponto importante que precisa ser considerado são os hábitos do consumidor digital. É um clichê o fato de o ser humano ler cada vez menos, afinal, temos inúmeras distrações que podem tornar a leitura um ato maçante.


Assim, é preciso compreender que a estrutura dos textos mudou. Agora, as frases e parágrafos devem ser menores e divididos em tópicos.


O seu texto deve ser rico, uma vez que os clientes engajados leem da primeira palavra ao ponto final, porém, a maioria pratica a leitura dinâmica, pegando apenas os trechos em negrito e pontos mais importantes.


É um fato que essa maneira de consumir reduz a capacidade de reter a informação, então, a sua linguagem deve ser simplificada. Isso não significa recorrer a simplismos, mas evitar ao máximo o uso de jargões e termos técnicos, exceto se esse seja o tipo de conteúdo que o seu público deseja.


Da mesma maneira, essa necessidade de prender a atenção do leitor pode ser uma vantagem para o seu site. Com imagens profissionais, infográficos ou até mesmo vídeos que auxiliam na compreensão do texto, a sua marca pode ser tornar uma referência justamente por ter uma página intuitiva e de consumo facilitado.


Erros comuns em textos para site

Certamente o maior erro em textos para site é justamente ignorar a questão de que o público busca um conteúdo simplificado, afinal, se ele fosse especialista no assunto resolveria o problema por conta própria.


No entanto, além da questão da linguagem, é preciso pensar que nem mesmo o melhor texto, no sentido técnico, possui valor se não for encontrado pela audiência. Assim, o tão temido algoritmo deve ser usado a seu favor.


As palavras-chave são os termos que os usuários colocam na barra de buscas do Google e que podem levar diretamente até a sua página. O próprio buscador possui ferramentas que ajudam a selecionar os melhores termos para as suas necessidades específicas.


No entanto, é preciso saber dosar. Os próprios algoritmos desenvolveram mecanismos para compreender quando uma página abusa dessas keywords para tentar enganá-lo. Tenha em mente que os robôs do Google direcionam o público, mas a sua audiência, de fato, é o público-alvo. Usar esses termos em excesso, também é um grave problema.


Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o fato de prometer mais do que pode entregar. Perceba que no início prometemos que você sairá daqui sabendo como criar conteúdos que encantam o seu público, se o texto acabasse no primeiro parágrafo, essa promessa não teria sido cumprida, então, dificilmente você voltaria.


Na outra ponta, precisamos compreender que textos para site tem como objetivo engajar a base de clientes, ou seja, é fundamental prender a audiência até o final. Existem diversos recursos que podem ser usados, e um deles é adiar ao máximo a entrega da solução prometida, tomando cuidado para não criar um material prolixo e com pouco valor agregado.


Cuidados essenciais em textos para site

Anteriormente mencionamos o caráter essencial de ter um planejamento para criar textos para site, caso contrário, a sua mensagem pode sair confusa e ser mal compreendida pelos leitores.


Portanto, um cuidado essencial se você busca qualidade é seguir esse planejamento à risca, porém, estando atento e tomando decisões conscientes quando houver necessidade de sair do roteiro.


Cada empresa é diferente e a única maneira de conquistar relevância e autoridade na internet é justamente evidenciar esses diferenciais. Portanto, não caia em fórmulas para o sucesso. Se elas existissem, todo mundo estaria rico ou custaria muito caro para gerar resultados positivos.


Um dos maiores erros é acreditar que o seu texto precisa ser longo para engajar a audiência, porém, há um fundo de verdade. O seu material deve ser longo o suficiente para entregar um conteúdo completo de maneira definitiva, mas sem cansar o seu público.


De acordo com dados do Google, as páginas que possuem o melhor ranqueamento são aquelas que possuem uma média de 700 palavras, porém, existem inúmeros casos de sites que estão no topo com mais de duas mil ou até menos do que 600.


Outro cuidado que pode ajudá-lo a gerar resultados consistentes, além de tornar o seu conteúdo mais agradável e aumentar a qualidade, é o uso de palavras-chave em posições estratégicas.


Afinal, qual é a diferença entre uma palavra qualquer e uma que será compreendida como importante pelos buscadores? Aquelas que recebem maior destaque são as que estão em negrito, e títulos, nas URLs e nos nomes das imagens utilizadas para ilustrar o texto.


Perceba que criar um conteúdo é muito mais do que apenas escrever, e sim compreender três coisas:


  • O que a sua empresa quer contar;
  • O que o seu cliente quer ler;
  • O que o algoritmo acha mais atrativo.

Exemplos de produção de conteúdos para sites


Quando falamos que não existem fórmulas prontas para o sucesso na internet, falamos sério. Porém, é preciso compreender que existem alguns formatos de conteúdos que costumam engajar a audiência com maior eficácia.


Compreenda que a redação publicitária e o copywriting são dois termos muito parecidos, mas que se distinguem em um ponto fundamental. O primeiro ajuda a construir a sua marca, enquanto o segundo é a melhor maneira de vender produtos, serviços ou conceitos.


Alguns profissionais tratam como a mesma coisa, mas essa é apenas uma questão de nomenclatura. Enquanto o copy se vale de estratégias mais persuasivas, a redação é uma grande fã do storytelling.


Um exemplo de uma produção de conteúdo completa que atende esses dois critérios são as famosas listas de “x benefícios”.


Não adianta falar que o seu produto é o melhor do mundo, afinal, qual é a razão para que o cliente acredite nisso?


Conteúdos que seguem esse modelo usam o storytelling para convencer o cliente por meio de expressões que indicam como ele irá se sentir ao utilizar os produtos ou usufruir dos serviços.


Outro exemplo importante são os tutoriais. Saiba que o consumidor busca marcas que ajudam a solucionar problemas antes de tentar empurrar um produto sem sentido. Se você cria um material que ajuda o cliente de modo gratuito, quando ele precisar de serviços com os seus, você será a primeira alternativa. Essa é a tão comentada autoridade na prática!


O terceiro formato que gera os melhores resultados são os depoimentos. Muitas empresas subestimam o poder da prova social. As pessoas confiam em pessoas, e não em marcas. Essa confiança só surge quando clientes atestam a qualidade dos serviços e o profissionalismo da empresa.


Se você tem um espaço no seu site para que os clientes deixem os seus recados, esse ambiente pode ser transformado em conteúdos que geram engajamento e ajudam o leitor a se identificar como membro de um grupo, e não apenas um cliente a mais.


Por fim, aposte na quebra de mitos. Muitas pessoas deixam de comprar ou experimentar marcas novas por medo de se decepcionar. A quebra de objeções pode vir em um conteúdo do tipo mitos e verdades.


Conclusão

Com o crescimento da internet em níveis exponenciais, as empresas estão se tornando cada vez mais digitais, e os clientes passam a cobrar conteúdos que agregam valor e ajudam a organizar o mar de informações que recebem diariamente.


Ao contrário do que muitos acreditam, a criação de textos para site é algo muito pautado em dados e criatividade. Um ponto não é mais importante do que o outro, afinal, é preciso saber o que contar e o momento correto de fazê-lo.


A RedaWeb é uma plataforma formada por redatores e escritores profissionais que ajudam a sua empresa a compreender as necessidades dos seus clientes e criar conteúdos altamente segmentados e que geram valor.


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