Time de conteúdo: como funciona e de que forma aplicar na sua empresa

Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta fundamental para o posicionamento e para a visibilidade de empreendimentos nos seus mais variados segmentos de atuação. E o desenvolvimento de conteúdos relevantes é a forma mais eficiente de envolver o seu perfil de público conduzindo-os aos processos de compra.

Mas, como montar estratégias efetivas para a captação e fidelização de clientes aumentando a produtividade sem perder a qualidade dos conteúdos desenvolvidos? Confira, neste artigo, tudo sobre a equipe de conteúdo.


O time de conteúdo ideal para o marketing da sua empresa

Ter um planejamento estratégico é importante para o crescimento e para a rentabilidade do seu negócio. No entanto, não basta ter o planejamento perfeito sem os profissionais qualificados com os conhecimentos específicos para executar esses planos de ações de forma eficaz e com a capacidade de aumentar o potencial do seu negócio no mercado competitivo.

Para executar ações, não basta somente planejá-las, é preciso saber quais as melhores técnicas a serem utilizadas e quais perfis de profissionais são necessários para o alcance das metas e dos objetivos da empresa.

Com isso, o time de conteúdo ideal para o marketing da sua empresa deve trabalhar com comprometimento e responsabilidade, além de ser composto por funções específicas e responsáveis por cada etapa de produção.


Montando o time de conteúdo ideal 

O time de conteúdo ideal é aquele que trabalha de forma engajada e cooperativa. Isso significa atender às demandas do processo de produção com responsabilidade e cumprindo todos os prazos de entrega. Nessa perspectiva, a sua equipe de profissionais deve ser montada com:

  • Redatores: profissionais responsáveis pela produção de conteúdos que tenham relevância para o perfil de público atendido. As demandas de produtividade dependem desses profissionais e é essencial que produzam conteúdos com informações importantes e bem fundamentadas para que esses materiais não sejam vagos ou superficiais.
  • Editores: os editores são muito importantes para os processos de produtividade, pois contribuem de forma significativa com as produções desenvolvidas pelos redatores, conduzindo-os em suas pesquisas, disponibilizando referências para a escrita e materiais informativos que sejam capazes de auxiliar na estruturação do seu roteiro de redação.
  • Content Manager: esse perfil de profissional é responsável por aplicar as estratégias mais eficientes para os processos de produção, de forma a promover um fluxo de produtividade continuado, garantindo o cumprimento dos prazos e monitorando a qualidade dos conteúdos produzidos.
  • Designer: o Designer é aquele profissional que dá vida aos conteúdos elaborados. Ele agrega valor à produção através de formas, cores e imagens e faz dos conteúdos um material ainda mais atrativo e agradável aos olhos. Sua função é desenvolver projetos criativos e que sejam capazes de contribuir para o engajamento do público que acompanha esses conteúdos no mundo virtual.
  • Profissional em SEO: esse profissional atua de forma mais analítica e é o responsável por posicionar os conteúdos nos sites de busca de modo que sejam encontrados sem dificuldades por meio de palavras-chave utilizadas pelos usuários nas páginas da internet. 


Formação de Workflow

Workflow é o processo que desenvolve a organização do fluxo de trabalho, definindo os meios de execução de projetos e determinando cada etapa do processo produtivo para o perfil de profissional adequado. Deve ser montado com um resultado corresponde ao briefing do cliente.

Esse tipo de organização pode acontecer de forma manual e humanizada ou pelos meios digitais com o uso de softwares desenvolvidos para atender ao fluxo de tarefas da empresa. Ao organizar cada trabalho, os delega para os departamentos responsáveis por sua execução.

A utilização dos Workflows nos ambientes de grande produtividade promovem a otimização dos processos de produção, permitindo um maior desempenho da sua equipe de profissionais e promovendo uma maior eficiência nos processos de produtividade.


Como organizar o Workflow

O Workflow se desenvolve a partir de etapas que são necessárias para que a produtividade tenha maior qualidade e aconteça em conformidade com os objetivos e metas da empresa. Assim, podemos dizer que a sua organização acontece a partir das seguintes estratégias:

  • Brainstorming: é o planejamento realizado para a produção do conteúdo onde as ideias de toda a equipe de profissionais são estudadas e apresentadas para a elaboração de um conteúdo de relevância e que corresponda com os interesses do cliente.
  • Estrutura do conteúdo: é desenvolvida pelo redator que programa e estrutura o conteúdo com as informações a serem divulgadas. Ele desenvolve as primeiras ideias que serão trabalhadas de forma mais detalhada e com os reajustes necessários nas próximas etapas dos processos de criação.
  • Processos de Edição: é a organização e a análise da relevância do conteúdo, interligando as informações com referenciais confiáveis e garantindo de que o conteúdo produzido seja único para que não o identifiquem como plágio.
  • Acompanhamento pela agência: essa etapa monitora os prazos e as qualidades dos conteúdos produzidos e é uma das formas de gerenciar o fluxo do trabalho, permitindo que o cliente receba materiais interessantes, atrativos e com informações de qualidade para o seu consumidor final.
  • Submissão ao cliente: é o momento em que todo o projeto já elaborado e devidamente organizado é submetido para aprovação do cliente. A partir dessa análise, é possível definir se o material está em conformidade com o briefing enviado pelo cliente.
  • Trabalho com imagens: com a estrutura do projeto toda montada e com o fluxo de atividade devidamente organizado, os conteúdos que serão disponibilizados nos canais de comunicação deverão receber cores e imagens para aperfeiçoar os meios de captação da ideia do conteúdo. Essa etapa do processo é realizada pelo designer, que deve ter um olhar criativo sem perder o foco do conceito proposto no conteúdo. Ou seja, as formas, imagens e cores devem ser utilizadas de forma coerente com o conteúdo a ser divulgado.


Automatização dos processos para o Time de Conteúdo

As possibilidades tecnológicas permitem avanços significativos nos processos de produção de conteúdos, com agendas e calendários automatizados em um sistema dinâmico e que permite um monitoramento adequado dos prazos de produção, entrega e divulgação de conteúdos.

O controle do fluxo de trabalho é bem aplicado e as demandas de produção são atendidas com maior eficiência e sem perder a qualidade dos conteúdos. Com isso, o cliente recebe um material de qualidade em menos tempo e garante a sua visibilidade com conceito e competitividade no mercado em que atende. 

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