Blog Tipos de orientação de marketing para otimizar sua empresa

Tipos de orientação de marketing para otimizar sua empresa

Orientação de marketing: equipe reunida para discutir estratégias

Você provavelmente já está ciente da importância do marketing para o sucesso de uma empresa, mas você sabe que existem diversas orientações de marketing? E qual é a sua maior fonte de lucro, você sabe?


Um gestor deve estar sempre a par das tendências e movimentações que afetam o mercado diretamente. Somente com essa visão uma marca consegue se manter relevante em um cenário tão disputado. E o objetivo da orientação de marketing é identificar as potencialidades de uma entidade, para que ela funcione da melhor maneira possível.


Mas, afinal, para que serve a orientação de marketing?


Antes de prosseguimos, devemos primeiro falar sobre a finalidade do marketing em um negócio. Em suma, o marketing é a atividade que reúne processos e organizações responsáveis por desenvolver e divulgar ofertas que interessem ao público, aos colaboradores e à sociedade como um todo.


A pergunta que surge então é: qual abordagem seguir? Para ajudá-lo a encontrar a resposta, vamos tratar das orientações de marketing. Portanto, continue com a leitura para aprender sobre esse assunto tão relevante para qualquer empresário.


O mercado muda constantemente


Não é difícil perceber que tanto o mercado quanto os consumidores mudaram de maneira significativa, sobretudo na década mais recente. Em especial por causa da evolução tecnológica dos últimos anos, essas transformações ficaram ainda mais velozes. Os hábitos de compra não são mais os mesmos e as pessoas exigem mais praticidade e rapidez nas transações.


Se uma empresa não se reinventa para assegurar uma experiência personalizável para o seu público, ela inevitavelmente perderá espaço para a concorrência. Quem administra um negócio deve se informar sobre os acontecimentos que afetam os principais aspectos do mercado. É justamente por isso é essencial contar com orientação de marketing apropriada para o seu contexto e metas.


Conheça as cinco orientações de marketing 


Os estudiosos de marketing têm pesquisado certos padrões do segmento para facilitar a compreensão dos gestores e contribuir para o progresso dessa matéria. Desse modo, se observamos a história dos negócios e do mercado, conseguimos perceber um número de estratégias usadas pelas empresas ao longo do tempo. Com as informações reunidas por esses profissionais, podemos comparar com a realidade atual do marketing e aprender algumas lições relevantes.


A orientação de marketing de uma companhia pode ser direcionada para 5 setores distintos, como veremos a seguir. São eles:


• Vendas


As vendas são imprescindíveis para o bom desempenho da firma. A orientação de marketing que prioriza essa área dá preferência aos seus vendedores, pois o rendimento depende de promoções e ofertas.


Houve assim um aumento nos gastos com publicidade para incentivar o interesse das pessoas nos produtos e serviços apresentados. Também se notou uma procura maior por treinamentos em negociação avançada e fechamento de negócios.


Inclusive, essa tendência deu origem a vários grupos de empresas especializadas em vendas mesmo sem contar com nenhum produto físico. Entram em tal categoria as distribuidoras, assessorias e consultorias, entre outras.


• Produtos e serviços


Nesse caso, a marca destaca serviços e produtos de qualidade para estabelecer uma boa reputação. O propósito aqui é garantir que os consumidores desejem os itens que você produz ao invés da concorrência.


Essa orientação está fundamentada na visão de que o público escolhe produtos e serviços melhores que a média do mercado ou com alguma grande inovação. O risco aqui é comprometer o capital de giro devido aos gastos elevados em matérias-primas e máquinas caras, para produzir primeiro e depois comercializar.


• Produção


Uma orientação de marketing voltada para focar na eficácia dos processos de produção, que pretende reduzir custos.


Para ilustrar bem a orientação de marketing para produção, basta pensar em Henry Ford, com sua indústria ordenada e em linha para fazer o célebre Ford T. Essa alimentação do começo ao fim da linha de montagem mostrou ao mundo que uma empresa poderia incrementar a lucratividade e competitividade, sem elevar as despesas.


Assim, a inovação foi capaz de eliminar desperdícios e combater perdas de tempo dos processos de produção mais tradicionais. Como resultado, outras companhias decidiram implementar uma orientação de marketing semelhante, focada na produção, como uma tentativa de replicar o sucesso de Ford.


Quando você identifica o potencial de renda do seu negócio, fica bem mais fácil investir em ações de marketing certeiras. Então recomendamos que você conheça bem as características da empresa para antes de selecionar uma das estratégias descritas acima. E lembre-se que é possível combinar elementos de mais de uma modalidade para alcançar as suas metas com mais rapidamente.


• Marketing


A orientação de marketing pretende primeiro identificar os desejos e demandas das pessoas para depois começar a produção e comercialização. Assim dizendo, essa orientação é voltada para os consumidores e busca determinar sempre a mercadoria ideal para o público.


Hoje, uma parcela significativa do marketing está vinculada aos meios digitais e essa orientação precisa levar em conta as novas ferramentas disponíveis na hora de divulgar a marca.


• Orientação holística


A chamada orientação holística pode ser vista como um projeto de evolução para o projeto. Ou seja, aqui a companhia monitora os vários processos e etapas, desde a produção até o pós-venda.


Ela também está atenta às interações com compradores, parceiros e funcionários. Todos esses elementos são importantes para a relação da marca junto à sociedade como um todo.


Como consequência, pode-se dizer que a perspectiva holística está bem alinhada com as necessidades atuais para o êxito de um empreendimento.


Entre as preocupações da orientação holística, referida às vezes como orientação societal, está ainda a sustentabilidade das ações. As pessoas procuram cada vez mais investir o dinheiro em companhias cujos valores sejam alinhados com seus. Ações sociais e redução do impacto ambiental são dois exemplos de reivindicações recorrentes. 


Quando as etapas de trabalho e equipes estão em harmonia, a empresa tem mais chance de ir para frente. Sendo assim, quanto antes o administrador entender isso, mais rápido os resultados virão. 


Se as estratégias visam realmente alavancar o seu negócio, o interesse pelo produto ou serviço aumenta. E o lucro acompanha o crescimento, já que o foco está na principal fonte de dinheiro. Não existe uma resposta definitiva sobre a melhor orientação de marketing para uma empresa, pois cada estrutura apresenta as suas especificidades e demandas. O que dá certo para um determinado segmento pode não se aplicável para a sua realidade. Dito isso, esperamos que as informações que reunimos aqui sejam úteis para você na hora de traçar a sua estratégia.


Após se familiarizar com as orientações de marketing disponíveis, você está pronto para dar o próximo passo no crescimento da sua empresa. Pensando nisso, convidamos você a visitar o site da RedaWeb ou a entrar em contato conosco pelo 0800 750 5564, caso queira contratar um plano de produção de conteúdo.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
-dicas-de-conteudo-para-sua-loja-virtual criacao-de-personas-guia-simples-para-iniciantes qual-e-o-tamanho-indicado-para-postagens-online-saiba-aqui
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564