Transforme o conteúdo em sucesso com essas 4 dicas simples
Investir em marketing de conteúdo deve ganhar ainda mais relevância em 2020. Afinal, a estratégia pode ser utilizada para criar um relacionamento com os leitores, divulgar a marca e transformá-la em referência na sua área.
Em busca de novos conhecimentos e informações, muita gente encontra na web a resposta para suas dúvidas. Vale também para pesquisar mais detalhes sobre produtos e serviços, além de interagir por meio de recomendações e comentários.
Dentro do Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair, encantar e converter, apostar em conteúdo é a melhor forma de atrair, sem ser invasivo.
Isso sem contar que você criará um canal direto de comunicação com o leitor. Por isso, acompanhe, a seguir, 4 dicas simples para criar conteúdo de sucesso.
1. Crie conteúdo de qualidade e relevante
O primeiro passo, aliás, não poderia ser outro senão o próprio conteúdo em si. A fim de que seja atrativo, a qualidade é essencial, bem como a relevância para os leitores e possíveis clientes.
Com tanta oferta por aí, você precisa se diferenciar para chamar a atenção. Contar com especialistas em marketing de conteúdo é uma boa forma de criar conteúdo relevante, otimizado para os mecanismos de busca e com valor agregado.
Afinal, não basta saber escrever, é preciso ser criativo e conhecer as técnicas de SEO e de redação. Somente assim, a marca poderá contar com textos atrativos, compartilháveis e alinhados com as estratégias do negócio. Um blog bem escrito traz:
- Credibilidade;
- Reconhecimento de marca (Brand Awareness);
- Autoridade em sua área de atuação;
- Bom posicionamento nos mecanismos de busca;
- Canal de comunicação com o leitor ou cliente e relacionamento mais próximo.
Além do texto, o conteúdo também pode ser visual para complementar a parte escrita: vídeos, imagens, infográficos, e-books. Aliás, vale destacar que uma das tendências para 2020 é o uso de conteúdo sonoro e podcasts.
O primeiro formato você já deve ter visto por aí. Sabe aquele player de áudio no início dos posts? Alguns blogs já disponibilizam seu conteúdo em forma de áudio, para quem prefere ouvir enquanto faz outras atividades.
Podcasts também prometem mudar a forma com as pessoas consomem conteúdo. Segundo dados do Spotify, o modelo cresceu 21% em 2018. Outra pesquisa, a Podcast Stats Soundbites, coloca o Brasil como o segundo maior consumidor de podcasts. Ou seja, uma tendência para ficar de olho!
Por fim, trazer dados e referências para embasar alguma informação relevante também é um diferencial, já que passa mais confiança ao leitor.
2. Otimize o texto para os mecanismos de busca
Otimização de conteúdo apareceu rapidamente no primeiro tópico, mas é aqui que a técnica vai ganhar destaque. Por que ela é tão importante? A resposta tem tudo a ver com o ditado “Quem não é visto, não é lembrado”.
Pois, para que o post traga os resultados esperados, precisa ser visto. E, para ganhar visibilidade, o conteúdo deve aparecer entre os primeiros resultados de busca. De acordo com o Search Engine Journal, 91,5% do tráfego vem da primeira página.
Otimizar conteúdo para os mecanismos de busca, em especial o Google, requer conhecimento em técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Entre as estratégias aplicadas, estão:
- Pesquisa de palavras-chave;
- Hierarquia das informações no texto;
- Formatação e escaneabilidade;
- Tema pertinente para a audiência da marca;
- Informações claras e completas;
- Linguagem padronizada e adequação à persona;
- Links internos para posts complementares.
A melhor forma de aplicar o SEO é com a ajuda de profissionais especializados, que podem ser encontrados em agências de conteúdo. Aqui na RedaWeb, você tem acesso a planos de acordo com as necessidades do seu negócio.
Por falar em otimização, é importante também incentivar o compartilhamento nas mídias sociais. Inclua os links de todos os perfis na página principal do site e botões compartilháveis ao final de cada post.
3. Ofereça exclusividade aos leitores
Com tanta oferta de conteúdo pela web para diferenciar a sua marca, é preciso oferecer exclusividade. Isso significa que os posts precisam ser únicos e inovadores.
Uma forma utilizada por alguns blogs é por meio do envio de materiais ricos (e-books, podcasts, vídeos, infográficos, etc.) ou textos exclusivos para quem é assinante da newsletter.
Algumas lojas virtuais também apostam no formato para antecipar “descontos exclusivos” via e-mail em época de Black Friday, por exemplo. Apenas quem faz parte da lista recebe. As ofertas são liberadas para o público geral mais tarde.
4. Mantenha uma frequência de posts e acompanhamento
Planejamento e um calendário editorial são essenciais para cumprir essa dica. Afinal, para manter uma frequência de posts, você vai precisar de organização.
Primeiramente, é preciso planejar como será a estratégia de conteúdo e o que você espera alcançar com ela. Depois, crie um calendário e defina um período.
Pode ser semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual. Vai depender do seu planejamento. Inclua:
- Posts para blog;
- Chamadas para mídias sociais;
- Envios de e-mails;
- Datas sazonais importantes.
Para facilitar, você pode definir uma data para cada texto, horário aproximado e resumo da pauta. Não precisa seguir à risca, até porque, é bom ter uma certa flexibilidade, a fim de adaptar sempre que necessário.
É mais fácil definir o volume de postagens quando se tem um lugar para consultar, não é mesmo? Assim, é possível projetar a quantidade para cada canal, manter os leitores engajados e ajustar quando achar que precisa.
Por fim, estipule métricas para acompanhar o desempenho do conteúdo e ter mais embasamento na tomada de decisões. Afinal, sem esse acompanhamento, não tem como saber o que está funcionando e o que requer ajustes.
Cada plataforma tem os seus insights:
- Blog: visitas por página, tempo de navegação, frequência etc.;
- Mídias sociais: cada uma tem a sua parte analítica, além dos indicadores comuns, como curtidas, compartilhamentos, comentários, seguidores, etc.;
- E-mails: taxas de aberturas e de cliques são as principais.
Essas são apenas algumas formas de mensurar se a sua estratégia de conteúdo é eficaz. Não existe a melhor métrica, mas a que faz mais sentido para os objetivos do seu negócio.
O mais importante é fazer um acompanhamento periódico, pois só assim é possível saber se os resultados estão dentro do que você esperava.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes dentro do marketing digital. E não é por acaso! Afinal, otimiza o ranqueamento nos mecanismos de busca, ajuda a construir autoridade de marca, abre espaço para melhorias constantes, educa a audiência sobre produtos e serviços e pode levar a conversões de uma forma mais natural.
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