Tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing

A tecnologia veio para otimizar os processos e implementar ferramentas que automatizam tarefas repetitivas que levariam tempo para serem concluídas. Ela mudou a forma como compramos, vendemos e negociamos. Dessa maneira, assumir a automação de marketing é essencial para qualquer estratégia. 

Trata-se de operacionalizar e automatizar os processos elementares e cruciais das mais diversas técnicas. Por meio dessa ação, conseguimos reduzir custos, aumentando a produtividade da equipe.

No entanto, há muita desinformação do que isso realmente significa. Assim, criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing para implementar no seu negócio hoje mesmo. Confira!

O que é automação de marketing?

Trata-se de um conjunto de ferramentas e sistemas que automatizam os processos de marketing da sua estratégia. Essas ferramentas organizam listas de contato para o e-mail marketing; agendam postagens na sua estratégia de conteúdo; até mesmo analisam e compilam métricas e indicadores essenciais de determinada campanha.

É uma mão na roda para quem trabalha com marketing. Não se trata de substituir a mão humana para atrair clientes, mas de otimizá-la e permitir que a equipe se concentre em ideias, análises e novas práticas de comunicação.

Como funciona um sistema de automação de marketing?

Vamos retomar ao exemplo citado anteriormente. Você criou inúmeros posts de valor e precisa postá-los periodicamente. Dessa maneira, pode inserir todos no sistema e programar as datas em que eles serão publicados.

Dessas publicações, uma delas pode ser um convite para baixar um e-book sobre os serviços prestados pela sua empresa. Em troca, o usuário insere o seu e-mail em um formulário de contato. A partir daí, ele passa a receber uma newsletter por e-mail marketing, ampliando as chances de ser convertido em um cliente efetivo. 

O mais interessante é que tudo isso foi automatizado. Você, gestor de marketing, se preocupou apenas com a criação dos conteúdos. A gestão de publicações, cadastro em lista de contatos e envio de mensagens ficou toda a cargo do sistema.

Quais são as vantagens de implementar?

A automação de marketing traz inúmeros benefícios para os setores de marketing das empresas. Segundo dados divulgados pelo Hubspot, 79% das empresas americanas estão automatizando o marketing e grande parte dos profissionais atribui esse fenômeno ao aumento da produtividade e melhor gestão de tempo.

A Adobe Digital Insights confirma: a produtividade pode aumentar em 14% nas equipes que usam essas ferramentas como rotina.

Ainda, de acordo com a StrategicIC, empresas que automatizam suas estratégias conseguem aumentar a receita em mais de 10% entre 6 e 9 meses de implementação.

Integração entre as estratégias é essencial

Um ponto muito importante a ser lembrado e que é a razão para a produtividade ser otimizada e os lucros ampliados é o fato de integrar o seu time de marketing.

Em uma empresa, muitas estratégias podem e devem ser utilizadas para garantir o sucesso da campanha. Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais são alguns exemplos.

Como citamos anteriormente, é possível integrar o conteúdo com o e-mail de uma maneira simples. Assim como implementar outras estratégias em uma central única de resultados. Isso permite que você avalie as métricas globais da estratégia.

Melhor aproveitamento da equipe de vendas

Não é só o campo do marketing que se beneficia com a sua automação, mas toda a empresa. As vendas, que estão intimamente ligadas com esse setor, são fortemente afetadas por esse processo de amadurecimento do negócio.

Com uma nutrição constante e periódica, os seus consumidores são bem preparados, desenvolvendo maiores possibilidades de efetivamente fechar um negócio com a sua marca. 

Além do mais, com a automação de marketing é possível segmentar e direcionar o seu lead ao longo do funil de vendas, segundo o seu comportamento no site.

Segmentação otimizada

Quanto mais segmentada for a sua estratégia, melhores serão os resultados, afinal, o seu consumidor gosta de sentir que está recebendo um atendimento personalizado. Por outro lado, os custos do setor aumentam com a necessidade de mais profissionais capacitados.

No entanto, com a automação de marketing até a personalização é escalável. Você consegue criar processos padronizados que atendem especificamente às necessidades de cada cliente. Seja simplesmente chamando pelo primeiro nome no e-mail ou oferecendo produtos e serviços exclusivos que parecem ter sido criados especificamente para ele.

Maior conhecimento de marca

Um processo essencial, e o primeiro a ser realizado quando se implementa uma estratégia, é o de se autoconhecer. O gestor precisa conhecer os seus objetivos e metas para garantir que está seguindo o caminho certo.

Além do mais, é preciso seguir com esse pensamento ao longo de toda a vida útil da empresa. Você precisa ter certeza de que os clientes estão satisfeitos com o seu trabalho.

Marketing é também melhorar processos internos para conquistar leads e fidelizar clientes. Assim, você pode até mesmo criar pesquisas de satisfação que serão enviadas automaticamente após um produto ser recebido pelo consumidor.

Seguindo essa mesma linha é possível oferecer guias, manuais e dicas sobre determinados produtos ou serviços que chegarão à caixa de e-mail ou WhatsApp do cliente para garantir que eles farão o melhor uso do que foi adquirido.

Como implementar automação de marketing?

A primeira etapa de qualquer estratégia é planejamento. Você precisa saber exatamente aonde quer chegar para garantir que está tomando as melhores decisões, além de pré-definir métricas que serão a chave de um acompanhamento de sucesso.

Nessa fase do projeto irá definir algumas questões básicas, como:

  • Qual público-alvo quero atingir?
  • Quais são as redes sociais que eles estão?
  • Quais assuntos são relevantes para essa audiência?
  • Com que frequência preciso me comunicar com ela?

Dessa maneira, traçará um plano de ataque específico para o seu negócio. É essencial compreender que não existe receita pronta no marketing, ele irá se comportar de uma maneira distinta a cada marca que for apresentada.

Encontre uma empresa na qual confia. Alguns sistemas de automação de marketing digital possuem recursos otimizados para cada situação. Dessa maneira, é essencial consultar profissionais e buscar uma orientação assertiva.

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