Blog Tudo o que você precisa saber sobre blog corporativo

Tudo o que você precisa saber sobre blog corporativo

pessoas de uma empresa reunidas em volta do computador

O blog corporativo é uma maneira de se conectar diretamente com o seu cliente, além de poder aprofundar conceitos e gerar ainda mais valor. É uma das estratégias mais importantes do marketing digital e não deve ser subestimado.


Com a ascensão das redes sociais, muitas pessoas acreditam que esse meio de comunicação está com os dias contados, mas isso definitivamente não é verdade. Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre blog corporativo. Confira!


O que é um blog corporativo?

Quando a internet foi aberta ao público, primeiro as empresas entraram com o objetivo de otimizar a produtividade. Ao cair nas graças das pessoas físicas, se tornou uma ferramenta poderosa de comunicação utilizada nos mais diversos contextos, tomando o lugar de muitas tecnologias que vinham sendo desenvolvidas.


Os blogs no início eram diários pessoais nos quais as pessoas contavam as suas experiências de vida, inclusive falando sobre marcas que consumiam. As empresas perceberam o potencial dessa ferramenta, e passaram a usar a internet para se conectar com o seu público, e não apenas com fins internos.


O blog corporativo pode ser considerado uma extensão do site. É um espaço onde a empresa aprofunda conhecimentos e conceitos, além de gerar valor. Isso significa dar dicas exclusivas ou até mesmo ensinar a usar os produtos ou tirar o melhor proveito dos serviços.


Por que criar um blog corporativo?

Com o crescimento das redes sociais, todas as empresas precisaram migrar para essas plataformas. No entanto, é extremamente arriscado manter a base fiel apenas nesses lugares. Vamos a uma reflexão.


Imagine que você alugou um terreno no centro da cidade. Ele é grande, com a vegetação perfeita e seria o local ideal para você e a sua família. Mas você construiria uma casa em um terreno alugado?


No dia 4 de novembro de 2021, praticamente todas as redes sociais ficaram instáveis, e as três principais saíram do ar durante o dia todo. Especialistas não conseguem calcular o prejuízo que as empresas que dependem delas tiveram.


Mais recentemente, o Telegram é alvo de disputas na justiça eleitoral, correndo o risco de ser banido do Brasil. E se a sua maior fonte de contato fosse essa rede social?


Diferente dessas mídias, o blog corporativo é seu. Você responde apenas por problemas da sua empresa, e não está envolvido em disputas entre terceiros. Mesmo para quem vê nas redes sociais a maior fonte de receita, o blog pode ser compreendido como um porto-seguro.


Blog Corporativo é mais eficiente

O blog corporativo está intimamente ligado ao marketing de conteúdo. Afinal, é necessário publicar materiais periódicos e que geram valor para a sua audiência. Dessa maneira, naturalmente se torna uma das estratégias mais eficientes.


Na verdade, de acordo com o estudo Hubspot: State of Inbound Marketing, cerca de 82% das empresas que publicam conteúdo diariamente utilizam esse meio de contato como principal fonte para conquistar clientes.


Paralelamente, o blog corporativo é uma estratégia que aumenta em 13 vezes a sua chance de atrair leads e convertê-los.


É preciso ter em mente que os mecanismos de busca funcionam com base nos gostos e desejos dos usuários. Isso significa que para a sua página ser exibida, ela precisa ser importante para quem consome.


Dessa maneira, o blog pode ser compreendido não como uma única estratégia, mas como o meio para veicular diversas metodologias. 


Um conteúdo otimizado para SEO, por exemplo, reúne diversas estratégias e uma única página, o que amplia as chances de ser encontrado e aumenta significativamente o tráfego orgânico.


Como iniciar uma estratégia de blog corporativo?

Até aqui compreendemos a importância de investir em uma estratégia de blog corporativo para gerar resultados consistentes e construir uma presença digital relevante. Mas e como colocar em prática? É o que discutiremos agora!


Estude o seu público-alvo

O primeiro passo é compreender o seu público-alvo. Antes mesmo de começar a escrever ou registrar um domínio, é preciso entender a demanda da sua audiência.


Um dos maiores bônus do marketing digital é o fato de gerar dados sobre tudo o que acontece na internet. Assim, se você já conta com redes sociais, pode ter uma ideia com base nas estatísticas, mas é preciso se aprofundar ainda mais.


O blog deve ser construído com base nesses desejos para gerar uma identificação verdadeira. A forma de escrita, o layout e até mesmo o nome do domínio são impactados por eles.


Registre um domínio

Atualmente existem inúmeras maneiras de criar um blog, inclusive algumas gratuitas. No entanto, o registro de domínio é um diferencial competitivo muito importante. Ao registrar o seu endereço, você se torna legalmente dono do espaço.


Nenhuma outra pessoa poderá editá-lo ou alterá-lo sem a devida autorização. Isso também passa maior sensação de profissionalismo para os leitores. Por consequência, a confiança na marca aumenta.


Com o avanço da tecnologia e democratização da internet, o registro de domínios se tornou acessível, e mesmo empresas de micro ou pequeno porte podem ter o seu próprio com um excelente custo-benefício.


Defina o seu estilo

Com base no que aprendeu sobre o público-alvo, é preciso começar o seu processo de branding. Esse conceito diz respeito a comunicação que entrega os valores da marca para o leitor.


O tom do texto, a frequência de publicação, a quantidade de imagens, estilo de vídeos e outros elementos ajudam a compreender quem é a sua empresa. Definir o estilo de modo estratégico é uma forma de trazer coerência e unidade para a página.


Crie conteúdos de alto valor

O último ponto em um blog corporativo é criar conteúdo de alto valor. Isso significa publicar materiais que ajudam o cliente a resolver algum problema. Pode ser com dicas, instruções ou até mesmo um passo a passo para solucionar uma dor sem precisar gastar.


Nesse mesmo conteúdo, aproveite para investir em SEO. Essa é a estratégia responsável por colocar a sua página no topo dos resultados do Google. O crescimento orgânico costuma ser muito melhor visto pela audiência do que uma campanha agressiva de marketing.


Conte com a RedaWeb para o Blog Corporativo

A RedaWeb é uma plataforma de redatores dedicada a ajudar empresas que precisam criar conteúdos persuasivos, que geram valor ao cliente e que contribuem na construção do branding.


O blog corporativo, na verdade, é um meio para levar conteúdos aos consumidores. Não adianta criar a página e deixá-la parada. É preciso movimentar e criar materiais que realmente importam.


Mesmo que tenhamos a percepção de quem nem todo mundo lê tudo até o final, aqueles que o fazem têm maiores chances de se tornarem os seus clientes mais fiéis. 


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