Blog Tudo o que você precisa saber sobre startup

Tudo o que você precisa saber sobre startup

Tudo o que você precisa saber sobre startup

As startups são algumas das empresas mais numerosas do mercado, no entanto, muita gente não sabe o que elas são. As definições são diversas, os especialistas não chegam a um consenso, e isso também gera confusão em quem tenta se aprofundar no tema.

No entanto, estamos aqui para solucionar todas as suas dúvidas, e mostrar de maneira clara, o que são as startups. Além disso, é importante compreender outras informações sobre o tema, como os tipos de empresas desse modelo, e os possíveis investimentos.

Para descobrir tudo o que você precisa saber sobre startups, e um pouco mais, não deixe de ler o artigo que preparamos para te orientar.

O que são startups

Antes de tudo, é preciso entender o que é startup, para então passarmos para assuntos mais profundos. É importante entender que existem várias definições, e por isso, até o momento, não se chegou a um consenso sobre o seu conceito.

No entanto, podemos dizer que as startups são empresas que contam com capacidade de escalar, através de métodos repetíveis. Também é importante destacar que elas, em geral, são empreendimentos de alto risco para se investir.

Isso porque, elas, em geral, são empresas que trabalham com tecnologia, e nem sempre são bem-vistas pelo mercado. As novidades nem sempre são recebidas de maneira positiva, e por isso, as startups podem desaparecer rapidamente, antes do sucesso.

Para entender melhor o que seria uma empresa do tipo, basta pensarmos em uma das maiores empresas do mundo: a Apple. Ela surgiu com uma proposta inovadora, lidando com o mercado de tecnologia, algo pouco explorado em sua época.

No entanto, ela acabou sendo bem-recebida, e por isso, acabou se tornando uma das maiores companhias do planeta. Contudo, o alto risco sempre existiu, e as chances de dar errado eram gigantescas, afinal, poucas pessoas investiam nesse segmento.

Em todo caso, as startups são empresas originais, de pouca burocracia e que buscam o destaque rápido no mercado. É importante que negócios desse modelo tenham boa capacidade de escalar e se reproduzir mais facilmente, sendo escaláveis.

Tipos de startups

Agora que já sabemos o que são startups, também é interessante entender que elas são divididas em diferentes tipos. Isso vai depender da sua origem, sua capacidade de escalar no mercado, entre diversos outros fatores influenciáveis.

Além disso, é importante destacar que uma startup pode ser de mais de um tipo, afinal, não é algo tão fixo como muitos imaginam. Em alguns casos, as empresas podem até mesmo transitar entre os diferentes modelos disponíveis.

No mais, a seguir vamos apresentar alguns dos principais tipos de startups que existem no mercado. Confira!

Small Business Startup

É criada por um empreendedor pequeno, que usa dos próprios recursos financeiros para dar o pontapé inicial. Não conta com grande ambição de crescimento, e, em boa parte dos casos, os funcionários fazem parte da família do criador do negócio.

Buyable Startup

Esse tipo de startup é criado com o intuito de ser vendida, para apenas garantir um melhor retorno financeiro. Geralmente, é desenvolvida para que outra empresa maior, do mesmo setor, a adquira para promover a integração do seu sistema ou outras funcionalidades.

Social Startup

Essas startups são criadas com o intuito de fazer a diferença no mundo, criando produtos que servirão bem à sociedade. O lucro é importante, porém, é colocado em segundo plano, afinal, o bem-estar social é o grande foco desses empreendedores.

Scalable Startup

É uma startup de alto risco, que precisa despertar o interesse de investidores externos para conseguir aumentar as suas operações. Quando conseguem o suporte financeiro desejado, costumam apresentar excelentes números e se expandirem de maneira veloz.

Large Company Startup

Essa empresa já conseguiu se estabelecer no mercado, porém, não se contenta apenas com isso. Está sempre procurando por inovações e aprimoramentos, para conseguir se diferenciar de outras concorrentes no mercado.

Lifestyle Startup

Essa startup foi criada pela paixão do dono, que quer fazer do seu estilo de vida algo comercial. Acaba atraindo outras pessoas que tenham os mesmos interesses, trazendo cada vez mais indivíduos para a sua causa.

Como são os investimentos

Como podemos ver, várias startups dependem de investimentos externos para conseguir o sucesso desejado. E por esse motivo, também é importante entendermos como esse processo acontece, afinal, a sua ideia pode ser a próxima a contar com capital de fora.

De maneira resumida, podemos destacar que os investimentos acontecem de duas formas diferentes: por incubadoras ou aceleradoras. Os dois grupos contam com pontos positivos, e podem trazer resultados excelentes para uma startup. Conheça!

Incubadoras

As incubadoras são os investidores que ajudam as startups no início do negócio, durante o seu período de amadurecimento. Geralmente, estão ligadas a órgãos públicos e universidades, que buscam por formas de desenvolver atividades empreendedoras.

Elas podem ajudar na elaboração de um plano de negócios, e ajudam a estruturar empreendimentos que estão sem rumo. Podem ser excelentes auxiliares para quem, além do dinheiro, precisa do chamado smart money, trazendo expertise para os negócios.

Aceleradoras

As aceleradoras são investidores que contam com o seu maior foco em empresas que contam com grande potencial de crescimento. Estando no início ou não, se esse investidor achar que o seu negócio tem boa capacidade de escalar no mercado, ele fará o investimento, mesmo que do próprio bolso.

Eles auxiliam empresas a conseguirem alcançar o seu patamar máximo, acelerando uma série de procedimentos. Geralmente são de iniciativa privada, e até mesmo criam uma rede de contato com outros empreendimentos, visando o crescimento da startup.

A startup é um desafio que te faz crescer

No mais, isso é tudo o que você precisa saber sobre startups, algumas das empresas que mais se destacam no momento. Esse tipo de empreendimento, apesar do alto risco, pode trazer frutos excelentes para quem consegue se destacar no mercado.

Todas as empresas estão buscando por novidades tecnológicas para implementar em seu funcionamento no cenário atual. E por isso a atenção está toda voltada para as startups, negócios que, geralmente, são os responsáveis por essas inovações.

Criar e desenvolver uma startup é um desafio e tanto, porém, é engrandecedor para quem investe nesse ramo. Quem sabe a sua iniciativa não se torne o próximo unicórnio brasileiro, ou seja, um empreendimento avaliado em mais de 1 bilhão de dólares.

Porém, para isso, é necessário investir no digital, afinal, praticamente tudo é feito de maneira virtual nos dias de hoje. Atualmente, é essencial nutrir a sua audiência com textos informativos, para ganhar credibilidade e conseguir o sucesso desejado.

E se você tem interesse em contar com artigos de qualidade, não deixe de acessar o nosso site para contratar um plano de produção de conteúdo, ou entre em contato conosco pelo 0800 750 5564!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas dicas-de-livros-para-otimizar-sua-carreira-no-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564