Blog Um bom conteúdo para um bom cliente: entenda como cativar clientes em potencial

Um bom conteúdo para um bom cliente: entenda como cativar clientes em potencial

Um bom conteúdo para um bom cliente: entenda como cativar clientes em potencial

Conquistar novos clientes é um dos principais objetivos da maioria das empresas. Porém, fidelizar e cativar clientes com verdadeiro potencial de compra é primordial. Para isso, o ambiente digital tem sido um grande aliado das empresas para essa atração e retenção através do marketing digital. Diversas são as estratégias para que o cliente certo seja atraído e se torne fiel à empresa.

Em meio a essas estratégias, o marketing de conteúdo é um importante potencializador para esse retorno. Atualmente, os internautas têm em mãos dispositivos móveis que entregam diretamente todos os serviços necessários, com grande agilidade e uma intensa variedade de sites, conteúdos, produtos e serviços disponíveis para uma escolha certa. Por isso, é primordial apresentar as estratégias certas para seus clientes, a fim de evidenciar seu produto ou serviço.

O conteúdo, por entregar a mensagem necessária diretamente para o cliente, acaba por ser uma ferramenta poderosa para as empresas os cativarem. Através de um bom conteúdo, a empresa consegue passar a sua mensagem, sua missão, suas novidades, produtos e serviços para atrair clientes. O conteúdo não necessariamente precisa ser escrito: a sua empresa pode investir em vídeos, spots, entre outros formatos.

O marketing de conteúdo é muito mais eficaz do que qualquer outra estratégia, uma vez que pode ser direcionado a um público específico, ou seja aquele que realmente será um lead para o seu negócio. Junto a isso, técnicas como SEO, Inbound Marketing, mídias sociais e infográficos, por exemplo, podem ser aliadas ao conteúdo, potencializando o retorno para a sua empresa.


Os benefícios do conteúdo para a sua empresa

A partir do momento em que o seu futuro cliente potencial se depara com um bom conteúdo -  em seu site, blog ou rede social -, que contenha informações atualizadas, relevantes e que atenda às demandas dele, acaba por se sentir atraído pela sua empresa no mesmo instante. Ou seja, um relacionamento empresa x cliente acaba de se formar.

Esse é o primeiro passo do sucesso para conquistar e tornar aquele visitante em um lead. Dessa forma, ele acaba por se afeiçoar à sua empresa, seus produtos, serviços e expertises, e é incentivado a adquirir coisas que o seu negócio oferece como solução.

Através de um bom conteúdo, aprimora-se o reconhecimento da marca no mercado, além de gerar confiança no setor para os clientes e também para outras empresas, como fornecedores, por exemplo. 

Ou seja, o conteúdo pode auxiliar na construção de autoridade do seu negócio e proporcionar a credibilidade necessária para atrair novos clientes. Em decorrência, todos esses pontos são capazes de proporcionar o fortalecimento do relacionamento dos que já são clientes e conquistar novos leads. 

Outro benefício importante é a maior agilidade no processo ou funil de vendas. Através de um conteúdo claro, esclarecedor e conciso, o leitor consegue sanar mais rapidamente as suas dúvidas sobre o setor ou sobre o  produto ou serviço. Com isso, o conteúdo ajuda ao cliente a comprar o produto ou serviço de forma mais ágil.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, na qual apenas gerar um bom conteúdo escrito seja necessário, o marketing de conteúdo só é realmente eficaz se existir uma campanha consistente, com estudo de público-alvo, assuntos mais procurados, demandas mais recorrentes dos clientes, montar um roteiro de postagens, investir em SEO etc.

Para que você não erre em sua estratégia de conteúdo, montamos um passo a passo bastante simples. Confira:


Pesquise

O início de qualquer estratégia é baseado no processo de pesquisa. É preciso conhecer o seu produto, serviço e setor e, principalmente, o seu público-alvo e persona. Só assim você saberá o que abordar em seu conteúdo, para que este seja atrativo e gere o retorno esperado para o seu negócio.

Atualmente, o foco deve ser na criação de conteúdo útil, o qual o seu público-alvo vai se beneficiar. Existem ferramentas disponíveis na web para que seja feita uma busca através de palavras-chave sobre os assuntos mais procurados em determinado setor. Busque as palavras-chave que são relevantes para o seu negócio e produza com base nisso.

Isso auxilia na identificação do padrão de comportamento do seu futuro cliente, saber sobre as estratégias da concorrência, as principais demandas do mercado e os assuntos mais recorrentes. Dessa forma, sua empresa irá apostar em pautas eficazes, atualizadas e que sejam de interesse para os internautas.

Criando o conteúdo

Ao escolher a pauta, atente-se em produzir um conteúdo original, com informações verificáveis e corretas. Além disso, é importante atentar-se também ao tamanho do conteúdo, seja ele escrito ou não.

Com a agilidade da web, conteúdos mais dinâmicos e rápidos são os mais recomendados. Para um texto, por exemplo, uma empresa pode investir nos de 500 palavras, que são suficientes para responder às dúvidas da persona e também cativá-la. Já para vídeos ou spots, por exemplo, 1 min pode ser um tempo suficiente para entregar a mensagem.

Atente-se à escaneabilidade

Pequenos detalhes chamam a nossa atenção. No conteúdo, essa premissa não é diferente. O “passar o olho” na página no conteúdo é inerente a nós, seres humanos. Por isso, é preciso preocupar-se em formatar o texto para que ele fique atrativo ao olhar dos leitores.

Inserir intertítulos, imagens, listas e fontes em negrito são estratégias positivas para aumentar a escaneabilidade de um conteúdo, uma vez que fogem do padrão do texto corrido. Destaque as palavras-chave, crie links internos para levar o leitor para alguma ação através de call to actions (CTAs) nítidos, destaque os intertítulos etc.

Apesar de ser importante destacar certos itens do conteúdo, o exagero pode atrapalhar. Fontes muito grandes, cores muito vibrantes, letras maiúsculas em excesso, imagens de apoio em excesso e links demasiados podem atrapalhar a leitura e espantar o lead. Também não se esqueça de usar frases curtas e parágrafos menores, a fim de não prejudicar a leitura.

Invista em SEO

O conteúdo também pode ser favorável para posicionar melhor o site ou blog da sua empresa. Através do conjunto de técnicas SEO (Search Engine Optimization), é possível otimizar a sua página a fim de potencializar e melhorar o posicionamento da mesma nas páginas de resultados dos sites de busca gerando conversões.

O Google utiliza algoritmos para classificar todos os conteúdos, levando em consideração fatores como: se o site é responsivo, se trabalha bem as palavras-chave ao longo do conteúdo, link de sites, autoridade da página, rapidez na navegação etc. Por isso, não deixe de trabalhar a presença da palavra-chave durante o seu texto.

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