Blog Um bom conteúdo precisa ser organizado: dicas para criar um calendário de conteúdo

Um bom conteúdo precisa ser organizado: dicas para criar um calendário de conteúdo

Um bom conteúdo precisa ser organizado: dicas para criar um calendário de conteúdo

Atualmente, muito se fala sobre produção de conteúdo. Uma empresa que deseja aumentar seu número de clientes, manter seu público informado e ainda cultivar o bom relacionamento do negócio com as pessoas, em geral, precisa ter um bom conteúdo para propagar.

Hoje em dia, com as ferramentas que a internet nos possibilitou acesso, é possível atingir um público muito maior, trazendo com isso mais possibilidades positivas para a empresa. Para entender melhor a importância de ter uma programação organizada na criação de materiais, é importante saber algumas dicas no momento de criar um calendário de conteúdo.


O que seria um bom conteúdo?

São muitas as maneiras de atingir esse objetivo, e o conceito que falamos possui diferentes segmentos. Todos têm esse intuito de promover o relacionamento com os clientes. Isso vai desde uma rede social bem trabalhada, um blog informativo e didático, um site completo e envolve até mesmo o contato pessoal. Vejamos um exemplo prático.

Nós da RedaWeb, por exemplo, ofertamos produção de conteúdos de qualidade para os mais diversos nichos de negócios. Isso facilita muito, pois pode ser difícil criar esse tipo de material, ter ideias e saber expô-las da melhor forma com uma boa escrita. Tudo isso faz parte desse conceito de um bom conteúdo.

Contar com parcerias assim é o que faz a diferença nos resultados que são gerados com a produção de materiais visando a promoção de um negócio. Mas, além disso, o título desse texto nos traz a atenção ao ponto mais importante de qualquer projeto: a organização.


Planejamento é tudo

Como a internet facilitou a vida de todo mundo, a produção de conteúdo, hoje, é muito grande. São milhões de pessoas que possuem um blog e, mesmo segmentando os assuntos, uma empresa sempre terá uma “concorrência” bastante ampla nesse sentido. Por isso, não basta ter boas ideias, é preciso algo mais. 

A chance de sucesso de uma meta de negócio é muito maior quando esta é bem planejada. É como ter um destino final a atingir: o ideal será traçar o caminho e segui-lo corretamente. Criar um bom conteúdo é a meta em questão? 


Por que um calendário?

O tempo é item fundamental em qualquer planejamento. Ter uma rotina organizada traz muitos benefícios para quem deseja criar conteúdo. Apesar de a criação ser algo complexo, uma coisa é certa: tirar um tempo para criar é necessário. Definir o que será feito, como e em qual momento é o que traz o diferencial diante dos demais.


Como funciona?

Mais do que datas e horários, um calendário de conteúdo define estratégias. Não adianta querer partir direto para a definição de quando e quantos posts serão feitos. Antes, é preciso ter certeza do público-alvo, como atingir tais pessoas e como cultivar seu interesse.

Fase 1 – exponha as ideias

Seja o trabalho realizado sozinho ou em equipe, o primeiro passo deve ser a colocação das ideias na mesa, pensar em tudo que pode ser feito e como será feito. Para organizar essa fase, existem algumas etapas que precisam ser seguidas. 

Primeiro, pense no problema a ser solucionado pelo público. Afinal, é isso que leva alguém a comprar um produto ou serviço, ou mesmo a acompanhar outra pessoa. 

Após identificar o motivo pelo qual as pessoas buscam por seu trabalho, pense em como oferecer a melhor solução. Qual é seu diferencial? O que o torna único? O que você pode fazer para se destacar entre a concorrência?

Todas essas questões podem ser trabalhadas ao longo do tempo, levando a um melhor desempenho. Porém, pensar nelas desde o início vai facilitar muito o desenvolvimento de ideias para seguir.

Fase 2 – Defina os papéis

Aqui, novamente, entra o trabalho em equipe. Caso tenha colaboradores efetivos ao seu lado, ou mesmo que não tenha ninguém específico, você não pode fazer as coisas sozinho, é importante delegar papéis. 

Quem vai produzir o conteúdo deve estar e pesquisar muito sobre o assunto. Para manter o blog em dia, com textos atuais, você pode contar com uma equipe de primeira linha, como a da RedaWeb.

Defina também a pessoa que vai cuidar das estratégias de divulgação nas mídias sociais. Quantidade de posts, assuntos a serem abordados e outros tópicos associados serão decididos na fase 1. Agora, na fase 2, o plano deve ser colocado em prática. Aqui, o calendário ajuda muito, mais uma vez.

É preciso ser visto para ser lembrado, então sua presença no blog, nas mídias sociais e nos demais meios que decidir usar precisam ser regulares. Mas, lembre-se que regularidade não é o mesmo que excesso, é preciso dosar o conteúdo, de forma que ele seja o melhor possível para ser lembrado.  

Fase 3 – Revise e atualize

É importante tirar tempo para revisar os conteúdos e mantê-los sempre em sincronia com a atualidade. Novas ferramentas ou acontecimentos podem ser muito úteis em seu dia a dia de criação.

Por isso, revise sempre antes de postar, para não haver erros ou até mesmo para melhorar a ideia do texto. E tire um tempo todos os dias, ou no mínimo uma vez por semana, para se atualizar, pesquisar e acompanhar as tendências.

Fase 4 – De olho no desempenho

Não basta lançar o conteúdo no mundo, é preciso analisar as métricas. Existem muitas ferramentas que medem o alcance dos seus textos e posts. Fique de olho: o que deu mais resultado? O que gerou mais elogios ou críticas? O que pode ser melhor explorado?

Isso é diferente de revisar ou atualizar, é uma análise mais profunda do seu próprio trabalho. Para ser melhor, aja como um observador alheio, procure pontos positivos e negativos no trabalho e veja como pode usar isso a seu favor.

Conclusão

Seguindo essas dicas, será muito mais simples produzir e propagar um bom conteúdo.

Vamos ver uma simulação de calendário? Todos os meses, nos dias 1 e  2, inicie a fase 1. Exponha as ideias e trace sua rota. Dos dias 3 a 5, distribua as designações, estipule os prazos e certifique-se de que tudo está sendo feito. É claro que a fase de produção pode ser estendida pelo restante do mês, mantendo as atualizações, mas é importante que comece cedo.

A fase de revisão, atualização e análise também é distribuída em horários ao longo do mês. Para colocar no calendário, será mais fácil selecionar dias com horários específicos para essas atividades.

Terceirizar esse trabalho pode ser muito mais prático. Uma agência de marketing de conteúdo, como a RedaWeb, pode te ajudar! Temos uma equipe especializada em produção de conteúdo e, com certeza, você irá encontrar o plano ideal para sua empresa. Conte conosco para manter sempre seu conteúdo de textos em dia. Entre no site ou ligue 0800 750 5564 para falar com um de nossos consultores!

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