Um site desatualizado significa prejuízo para sua empresa

Nenhuma empresa quer perder dinheiro, muito menos a oportunidade de obter clientes qualificados para aumentar sua base. Mas é exatamente isso que acontece quando ela não se preocupa mais com seu site e o deixa desatualizado. É possível que os gestores ainda tenham uma visão retrógrada de que o site é apenas um cartão de visita da empresa, marcado uma suposta presença online e por isso não se preocupam me anexar novas informações. 

A internet está cada vez mais inserida na vida das pessoas. Hoje, no Brasil, a cada dez pessoas, 7 utilizam a web para os mais variados fins. O vasto ambiente é um convite para a realização de negócios e não faltam oportunidades para chegar até o público-alvo desejado, mas a concorrência está mais atenta que nunca e se desdobra para chamar atenção. Dessa forma, site desatualizado é andar na retaguarda da internet. 


A necessidade da internet nos negócios 

No início da popularização da internet, ter um site era como um cartão de visitas eletrônico, que continha informações genéricas sobre a empresa e o produto, além dos dados de contato. Como não era feito marketing digital para divulgar o site, só clientes e suas indicações conseguiam a URL para se conectar. 

Em pouco tempo a internet começou a ser essencial na vida das pessoas e no meio de tantas possibilidades, chamar atenção delas requer um processo intuitivo, técnico e de paciência. Afinal, a concorrência também está na web e disputando o mesmo público-alvo, mas possivelmente com uma estratégia muito mais elaborada. 

A maior parte das empresas já entendeu o quanto estar presente ativamente na web é fundamental para os negócios. Chegamos em um ponto em que, para muitas áreas, não ter presença forte na internet é não existir comercialmente. Os novos padrões de comportamento indicam um consumidor ligado em tecnologia, atendo as novidades e que busca realizar um negócio após conhecer bem a marca e a empresa através da internet. 

Sem dúvidas há empresas que pararam no tempo e mantém os mesmos padrões comerciais e de marketing, com resultados baseados na longevidade e no tradicionalismo da marca. Mas apenas se basear em décadas de empresa para se manter na frente é uma inocência que gera perdas irreparáveis. O mundo hoje valoriza a qualidade, seja de uma empresa nova e cheia de gás para trazer o moderno ou de empresas tradicionais, mas que se mantêm renovadas em suas frentes. 

Se uma empresa não tem marketing digital ou deixa esse trabalho para um parente próximo que “sabe mexer no computador”, ela está fadada a ficar parada no tempo. Os negócios hoje em dia são emergenciais, querem relevância, preço justo e velocidade. Até na própria web, com a infinidade de possibilidades ali presentes, se o site não for interessante e usar as técnicas de SEO, ele não vai “acontecer”.

Embora os custos do marketing digital sejam muito mais em conta do que o tradicional, em geral, eles existem e podem ser muito prejudiciais à empresa, quando feitos com erros. E por mais que pareça o contrário, ter um site parado não é só um desperdício de dinheiro, mas também prejudica a imagem. 


Custos de um site parado 

Começar do zero na internet é um desafio bastante estimulante. Traçar o perfil do público-alvo, com suas rotinas, hobbies e questões, criar design e pensar em cada detalhe da página é um trabalho bastante minucioso e necessário. Mas, quando esse entusiasmo passa e o site é abandonado, o prejuízo não recai apenas na criação do site, mas em muitos outros fatores, tais como:

1 – Ficar fora de pesquisas

Os clientes hoje pesquisam no Google e outros sites de busca, a informação que deseja. Assim que escrevem a palavra-chave, a plataforma oferece uma lista de links que podem ter em seu conteúdo o que o usuário desejava saber. A maior parte já consegue a resposta que deseja logo nas primeiras posições oferecidas, assim como também inicializa um laço maior entre ambas as partes. 

A ausência de atualizações faz com que o próprio Google não considere o site na avaliação de seus algoritmos. Não o incluindo em seu ranking e fazendo com que fique “perdido” entre os trilhões de sites presentes na plataforma. Pode ser que para quem não entenda sobre o assunto possa não ter muita representatividade, mas o mínimo de conhecimento do marketing digital faz com que seja imperativo fazer parte do ranqueamento do Google e estar dentre as primeiras indicações. 

2 – Imagem de ultrapassado

Quando a última postagem de um site tem anos, imediatamente o usuário acredita que a empresa não existe mais ou atribui a ausência digital a atitudes relapsas de sua organização, como dificuldade em assumir compromissos, desorganização e de ser ultrapassada. 

3 – Não usufrui da tecnologia

É fato que a tecnologia avança em uma imensa velocidade e ficar estagnado meses, ou até anos, é perder muitas oportunidades. Uns dos exemplos são a capacidade ainda mais efetiva do SEO em otimizar uma página, o Google Analytics ainda mais singular para criação de anúncios, integração entre outros canais de comunicação e o avanço da versão em mobile. 

A falta de atualização em mobile é um dos pontos mais frustrantes para o usuário que utiliza mais o smartphone. A falta de adaptação para esse ambiente também ajuda os algoritmos do Google a pontuar negativamente o site, que pode perder a maior parte de suas visitas. 

4 – Informações desatualizadas

Como as mudanças não são estáticas, quando um site é criado e abandonado, as informações ali presentes podem não ser as mesmas em alguns anos futuros. Um número de telefone que não existe mais, um endereço que foi alterado, mas não publicado, e a ausência de outros meios de comunicação digital fazem com que possíveis clientes sejam dados de presente para a concorrência. 

Além disso, erros e informações incompletas também são fatais para afastar o cliente e ainda fazer com que ele replique as suas observações negativas sobre a marca. 

5 – Sites são testados no dia a dia

O uso cotidiano das ferramentas dos sites faz com que elas sejam testadas diariamente e readaptadas a partir das experiências e críticas dos usuários. Outro ponto importante é a não captação de dados do usuário como e-mail e outras informações, essenciais para as mais diversas estratégias de marketing. Ouvir o cliente é fundamental para criar um negócio para ser eficiente as suas necessidades. 

Ter um site desatualizado é um grande prejuízo financeiro e para a imagem da marca, que pode ser gradual e acarretar até em danos irreversíveis. Por isso, para manter seu site sempre atualizado, contar com uma agência de marketing de conteúdo é essencial. A RedaWeb tem vivência no mercado e sabe como alavancar seu negócio! Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para saber mais sobre os planos que temos a oferecer!