Veja as principais dicas para construir uma persona

Entender quem é o público do seu negócio, e a partir disso, criar uma persona de acordo com ele, é uma das primeiras coisas que devem ser feitas por meio do Inbound Marketing. Afinal de contas, sem saber quem é a persona para qual o seu conteúdo se dirige, é muito comum cair no erro de produzir conteúdos abrangentes demais – os quais não performam da maneira como deveriam.

Portanto, se você ainda não definiu qual é a persona do seu negócio, não se preocupe. Nós vamos ajudá-lo com isso. No post de hoje, você confere as principais dicas para construir uma persona de forma simples e eficiente. Vamos lá!

Afinal de contas, o que é uma persona?

Antes de falarmos sobre o que deve ser levado em consideração na hora de criar uma persona, é preciso relembrar o que é, de fato, uma persona. Quando falamos em persona nos referimos a representação, a qual deve ser baseada em fatos reais de um negócio ou cliente ideal. 

Ou seja, a persona nada mais é do que um modelo construído a partir de dados comportamentais, psicográficos e demográficos, que representa os principais desejos, motivações e desafios enfrentados pelas pessoas. 

Muitas pessoas confundem a persona com o público-alvo de um negócio, mas existem diferenças entre eles. Enquanto o público-alvo é mais generalista, a persona se preocupa em trazer informações mais humanizadas e até mesmo personalizadas, dados essenciais para que estratégias tanto de marketing digital quanto de vendas sejam bem implementadas e executadas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é uma persona e sobre a diferença entre ela e público-alvo, vamos às principais dicas para construir a sua de forma simples e eficiente.

Quem são as personas do seu negócio?

O primeiro passo a ser dado quando o assunto é a construção de personas é o que diz respeito a identificar as possíveis personas do seu negócio. Afinal de contas, cada nicho de atuação apresenta clientes diferentes, que, por sua vez, têm necessidades e desafios distintos. Por isso, o primeiro esforço (e um dos mais importantes) deve ser o de identificar quem são essas personas.

E, para isso, é importante não se prender apenas a relatos e depoimentos dos seus clientes. Apesar de representarem um ponto de vista importante, esses relatos dão espaço para uma compreensão limitada. E, como estamos falando da construção de uma persona, é preciso buscar o que é, de fato, a raiz do problema. Assim, o seu negócio não abrangerá apenas as dores daquele cliente em específico, mas sim de uma parcela mais ampla de pessoas que também podem passar por situações parecidas. 

Personas: identificando suas dores e desafios 

Para entender qual é a raiz do problema, não existe nenhum segredo: é preciso explorar a sua base de clientes e até mesmo a de leads, coletando o maior número possível de informações sobre a experiência que tiveram com o seu negócio. Mas calma, isso deve ser feito de forma estruturada para que você saiba como utilizar esses dados depois. 

Definindo o tipo de pesquisa

Existem diversos tipos de pesquisa por aí. Mas, para ajudar a facilitar o processo de construção de uma persona, recomendamos que você opte entre: questionário ou entrevista semiestruturada. Já que essas oferecerão os melhores recursos para que você chegue às respostas que precisa. 

O que você quer (e precisa) saber?

Agora que você já decidiu o tipo de pesquisa que fará, chegou a hora de decidir o que você vai perguntar. Essas perguntas costumam variar de nicho para nicho, mas algumas perguntas gerais podem ajudar, tais como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Cargo;
  • Nível de escolaridade;
  • Como soube da sua empresa.

Aplicando a pesquisa 

Agora que você já tem o seu tipo de pesquisa definido, bem como as perguntas que farão parte dela, chegou a hora de aplicá-la. E é bastante comum que surjam diversas dúvidas nesse momento. Dúvidas como: quantas pessoas precisam responder à pesquisa? Quanto mais respostas melhor? Como mensurar os resultados? Calma, temos as respostas para todas essas questões.

O mínimo recomendado é que você aplique a sua pesquisa com 25 pessoas. Assim, você terá uma amostra pequena, mas considerável, acerca das questões levantadas pelo questionário. E esse material com certeza ajudará na construção da persona do seu negócio. Caso você consiga alcançar mais pessoas, melhor ainda, mas não se esqueça que tanto clientes atuais quanto clientes antigos precisam responder à pesquisa, bem como a sua base de leads (caso você tenha uma). Isso ajudará a garantir diversas visões sobre o seu negócio, um dado muito importante quando o assunto é a construção de personas. 

Quanto à forma de aplicar a sua pesquisa, você pode fazer uso das mais diversas ferramentas para isso. Disponibilizar a pesquisa em um link e enviar para a sua base de clientes atuais e antigos, por exemplo, pode ser uma excelente opção de aplicação da sua pesquisa. Para isso, basta que você tenha uma planilha atualizada com o endereço de e-mail de todos os interessados. 

Mensurando resultados

Você definiu o tipo de pesquisa, formulou as perguntas e aplicou o questionário. E agora, como mensurar os resultados obtidos? É simples! Para isso, basta que você agrupe as respostas que forem semelhantes entre elas, o que pode ser feito por meio de uma simples planilha.

Feito isso, você conseguirá identificar possíveis padrões com relação ao seu negócio. Se você possui uma loja física, por exemplo e um padrão de respostas identificado foi o de que as pessoas costumam saber sobre o seu negócio por meio da internet, você tem aí um insight para a criação da sua persona: é alguém que busca se atualizar usando a internet. 

Criando e formalizando as suas personas

Não se preocupe, a parte mais pesada do trabalho de construção de personas já passou. Agora que você tem todos os dados em mãos, chegou a hora de criar, de fato, e formalizar as personas do seu negócio. 

Para isso, você pode utilizar um simples documento do Google. Nesse documento você vai listar o perfil de, no mínimo, três personas (sempre levando em consideração os resultados obtidos por meio da sua pesquisa). Lembre-se de listar quais são as dores, objetivos, desafios e soluções pertinentes para cada um desses perfis. E pronto, você terá suas personas definidas e formalizadas. 

Esperamos que nossas dicas sobre como construir uma persona possam ter ajudado. Para obter mais dicas como essas, acesse nosso site. Mas, se você está procurando por produção de conteúdo de qualidade, entre em contato com a RedaWeb por meio do número 0800 750 5564. Teremos muito prazer em atendê-lo!