Veja como Inbound Marketing está relacionado aos links patrocinados Google

Compartilhar conteúdo e atrair o público-alvo apoiando-se em práticas de SEO e presença continuada nas redes sociais: esses são os objetivos do inbound marketing, prática que busca nutrir uma audiência cativa para as soluções oferecidas por uma empresa. De outro lado temos os links patrocinados do Google, estratégia geralmente escolhida para rápida projeção e retorno de investimento pontual. Neste texto, veja como o inbound marketing está relacionado aos links patrocinados do Google.

No primeiro caso falamos de uma ação de médio e longo prazo. No segundo, de uma prática com reflexos em curto tempo. Em vista dessas diferenças, muitas pessoas acreditam que os dois são métodos antagônicos, o que não é verdade. Na prática, esses conceitos podem agir de forma complementar. 

Quem já está habituado aos anúncios pagos sabe que essa ferramenta tem um efeito particularmente fértil em campanhas sazonais. Quando se alinha essa tática às palavras-chaves em alta para o assunto/época, o retorno sobre investimento justifica naturalmente as despesas. O fato é que esse é apenas o uso mais simples que podemos conceber para a ferramenta em questão. 

Por vezes, ao encarar de forma mais analítica as suas palavras-chaves você perceberá detalhes importantes sobre a atração de visitantes. Como, por exemplo, quando o custo por clique de uma palavra não é justificado por sua capacidade de conversão. Esse caminho permite aprimorar a ligação existente entre o que a sua empresa oferece e aquilo que busca o cliente. Assim, ao invés de esbanjar termos de busca generalistas, a sua organização irá elaborar keywords de ordem mais precisa.

Disso decorre que as suas práticas de SEO poderão ser aperfeiçoadas facilmente pelo conhecimento derivado dos AdWords. Justamente aqui começa a associação vantajosa entre inbound marketing e os links patrocinados do Google. Em uma dimensão mais imediata, devemos concordar que a publicidade fornecida pelos AdWords é bastante eficiente. Contudo, se o seu conteúdo estiver bem elaborado, o tráfego qualificado dos anúncios poderá ser alimentado além do primeiro contato. 

É como garantir um atalho de exposição para o seu material digital. Esse deverá, a partir de então, nutrir uma base recorrente de visitantes para o site. O que permite reduzir o tempo de espera comum para a obtenção de resultados no marketing de atração. Afinal, os investimentos em AdWords posicionam, imediatamente, a sua empresa entre os principais resultados das pesquisas. Relevância dos materiais e boas práticas de escaneabilidade vão garantir que as suas páginas permaneçam nessa posição. 

É relevante, ainda, utilizar dessas estratégias para analisar os termos de busca mais utilizados pela concorrência. Há ferramentas, como o iSpionage, voltadas exclusivamente para esse fim. Além, é claro, de ser possível utilizar o Planejador de Palavras-Chave do Google para uma função similar. Com ele, é possível fazer uma boa observação dos termos com maior potencial de atração. Tudo isso proporciona à sua organização uma visão clara do cenário competitivo no qual deverá atuar.


Inbound Marketing relacionado aos links patrocinados do Google: como aproveitar melhor?

Os anúncios pagos trouxeram visitantes para a sua página, mas o que fazer a partir daí? Quais são os melhores conteúdos para tornar a experiência relevante para o consumidor em potencial? Primeiro, é importante que o seu material explicite as suas vantagens sobre os concorrentes. Os benefícios devem ir de encontro aos maiores anseios e dúvidas do público-alvo. Lembre-se de que é nesse momento que você mostrará entender as dores do cliente. Além de mostrar que possui o que é necessário para resolvê-las.

Sendo as estratégias de inbound marketing voltadas para longo prazo, uma dúvida que pode surgir é: quando investir em AdWords? O melhor momento para unir links patrocinados e produção de conteúdo é justamente no início da sua campanha. Assim, toda a espera até que as práticas de SEO apresentem resultados mais expressivos será encurtada. Isso quer dizer que as suas landing pages começarão com um bom tráfego inicial.

Para essas páginas também é interessante descobrir, através do Google AdWords, quais termos levaram os visitantes até o endereço. Palavras-chaves que tendem a aumentar o custo da sua campanha sem oferecer retorno devem ser negativadas. Na mesma medida, esteja atento aos anúncios com melhor taxa de cliques por impressão, ou CTR. Descubra o que os torna atrativos para repetir de forma consciente nas suas futuras campanhas. Apenas não se esqueça de entregar nas suas páginas aquilo que é prometido na propaganda.

Aproveite inclusive os seus indicadores de performance, ou KPI, para coletar relatórios valiosos de ferramentas como AdWords e Google Analytics. Se o dever de casa for bem feito, as seguintes questões poderão ser facilmente respondidas:

  • Quantos visitantes foram realmente convertidos em clientes?
  • Qual foi o custo relativo de cada conversão?
  • O retorno do investimento foi positivo para a organização?
  • Quais conteúdos trouxeram os melhores resultados?

Sua organização estará, como se diz popularmente, “com a faca e o queijo na mão”. Pois, de cara, os conteúdos poderão ser orientados em função dos exemplos que melhor captaram leads. Se o retorno sobre investimento é vantajoso, um aumento de verba e alcance pode ser estudado. Fechando tudo isso, a otimização das suas páginas será outro fator determinante para mostrar o peso dessas ferramentas de acompanhamento. Para cada nicho de mercado uma boa utilização desses recursos guarda inúmeras possibilidades de crescimento.

E com o inbound marketing é possível sustentar esse desenvolvimento, como já dissemos. O processo deve ser iniciado com o impulso dado pela exposição imediata dos links patrocinados do Google. Tenha em mente que são duas práticas, que juntas estabelecem a autoridade da sua marca no ambiente digital. Portanto, se o seu orçamento permite, invista nesse casamento! Se a necessidade de retorno não é urgente, comece pela produção de conteúdo e capriche nas técnicas de SEO. Mais tarde as campanhas podem ser impulsionadas pelos anúncios pagos.

Toda possibilidade deve ser contemplada, desde que embasada por boas práticas de monitoramento e mensuração. Essa é uma exigência básica para que as ações implantadas sejam mais eficientes. 

Neste artigo você descobriu como o inbound marketing está relacionado aos links patrocinados do Google. De agora em diante, lembre-se sempre de que, juntas, estas metodologias potencializam os benefícios uma da outra. Logo, o nível competitivo da sua organização poderá chegar finalmente à altura necessária para deixar a concorrência para trás. 


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